Cultura cumulativa: Abelhas e chimpanzés mostram ‘habilidade humana’

por Luciana Gomides
| Em 06/04/2024 às 19:00

Há muito, cientistas vêm estudando as habilidades cognitivas de outras espécies animais, além dos seres humanos. E, neste mundo fascinante da ciência comportamental, uma descoberta recente deve desafiar nossa compreensão sobre a aprendizagem social. Mais, ainda, sobre a cultura cumulativa.

Tradicionalmente vista como capacidade exclusivamente humana, estudos revelam que abelhas e chimpanzés também possuem a habilidade de aprender socialmente. Não só isso, mas também transmitir conhecimentos complexos.

LEIA MAIS: Derretimento das calotas polares está alterando a rotação da Terra

Saiba mais, a seguir, sobre o conceito e os resultados.

O que é cultura cumulativa?

Antes de tudo, que tal esclarecer esse conceito? De modo geral, a cultura cumulativa se refere à capacidade de uma espécie de acumular conhecimento e habilidades ao longo do tempo, transmitindo-os através das gerações.

Isso permite que as sociedades desenvolvam tecnologias e práticas cada vez mais avançadas, superando os limites do que um único indivíduo poderia aprender ou criar sozinho. No contexto humano, por exemplo, é o que nos permitiu evoluir de ferramentas simples de pedra a complexas tecnologias digitais.

Como veremos adiante, além dos humanos, a cultura cumulativa em outras espécies, como abelhas e chimpanzés, destaca a importância da aprendizagem social. Não só isso, como também da transmissão de conhecimento para a sobrevivência e adaptação.

Só para ilustrar, no reino animal, comportamentos que promovem a eficiência na busca de alimentos ou na construção de abrigos beneficiam o meio ambiente ao reduzir o impacto sobre os ecossistemas.

Logo, a compreensão desses processos pode inspirar práticas sustentáveis que equilibram as necessidades humanas à preservação do meio ambiente.

Cultura cumulativa além dos humanos

Então, vamos voltar aos estudos? Por muito tempo, acreditava-se que apenas os seres humanos eram capazes de acumular e aprimorar conhecimentos e habilidades ao longo das gerações. No entanto, pesquisas recentes na Queen Mary University of London e no Chimfunshi Wildlife Orphanage na Zâmbia podem redefinir essa noção.

Inicialmente, em experimento conduzido pela Dra. Alice Bridges e pelo Professor Lars Chittka, abelhas zangões foram ensinadas a resolver um quebra-cabeça de dois passos. O objetivo é que conseguissem acessar uma recompensa de água açucarada.

Resumidamente, o desafio envolvia manipular alavancas em uma sequência específica, algo que as abelhas não conseguiriam descobrir sozinhas. Surpreendentemente, algumas das que não foram treinadas conseguiram aprender a resolver o quebra-cabeça. Sabe como?

Simplesmente observando suas companheiras treinadas, sem a necessidade de recompensa individual. Mas, não só as pequeninas surpreenderam com a cultura cumulativa!

Inteligência social dos chimpanzés

Paralelamente, um estudo com chimpanzés semi-selvagens demonstrou que eles também são capazes de aprender tarefas complexas por meio da observação. Um quebra-cabeça envolvendo várias etapas para obter uma recompensa de amendoim foi apresentado a um grupo.

Inicialmente, os animais não conseguiram resolvê-lo. No entanto, após a demonstração por parte de chimpanzés treinados, vários membros do grupo conseguiram dominar a tarefa.

O que isso implica para a ciência?

Essas descobertas são, sem dúvida, marcantes. A importância dos resultados se dá, sobretudo, por sugerirem que a capacidade de aprender socialmente e desenvolver uma cultura cumulativa não é exclusiva dos humanos.

LEIA MAIS: É o contrário! Manter os olhos abertos pode te fazer dormir melhor, afirma ciência

Isso pode levar a uma reavaliação de como entendemos a inteligência e a aprendizagem em outras espécies. Além disso, esses estudos podem ter implicações importantes para a educação, destacando a importância da aprendizagem observacional e da transmissão de conhecimento.

A habilidade de aprender com os outros e construir sobre o conhecimento existente é uma característica notável da vida inteligente. As recentes descobertas sobre abelhas e chimpanzés ampliam nossa percepção da cultura cumulativa.

Assim, desafiam a ideia de que é uma habilidade única dos humanos. À medida que continuamos a explorar as profundezas da aprendizagem social no reino animal, podemos desvendar mais segredos sobre as capacidades cognitivas de outras espécies.

  • Escrito por:

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários