Você já se perguntou se seu gatinho enxerga as mesmas cores que você? Ou, como seu cãozinho vê aquela bolinha colorida? Pois, não está só! Afinal, o modo como os animais enxergam as cores é um mistério que intriga a ciência há séculos. Mas, a princípio, um estudo parece, finalmente, responder a estas perguntas!
Um novo sistema de câmera é capaz de reproduzir com precisão as cores que diferentes espécies assimilam. O projeto conjunto de cientistas da University of Sussex (Reino Unido) e da George Mason University (EUA) saiu na última terça-feira, 23 de janeiro, na revista científica PLOS Biology.
Por que os animais enxergam diferente de nós?
A princípio, entender como os animais enxergam as cores passa por uma série de explicações científicas.
Para começar, a diferença entre as visões de humanos e animais está na capacidade dos fotorreceptores nos olhos. Algumas espécies podem ver a luz ultravioleta, o que está fora do alcance da percepção humana.
Os seres humanos têm três tipos de fotorreceptores, que permitem que distingamos as cores vermelho, verde e azul. Alguns animais, como os cães, por exemplo, têm apenas dois tipos de fotorreceptores.
Outros, ainda, como as aves, têm quatro ou até cinco tipos de fotorreceptores. Isso lhes permite ver cores que os humanos não conseguem ver, como a luz ultravioleta.
A maneira como o cérebro processa as cores também é diferente nos animais. Nos humanos, as informações dos fotorreceptores vão para o córtex visual, que interpreta as cores e as transforma em imagens.
Nos animais, o processamento das cores pode ser diferente. Por exemplo, as aves usam as cores para identificar parceiros ou presas.
Por que as câmeras nos mostra como os animais enxergam as cores?
Inicialmente, o sistema consiste em uma câmera e um software que capturam vídeos de objetos em movimento sob condições de iluminação natural. Primeiro, a câmera grava simultaneamente em quatro canais de cores: azul, verde, vermelho e ultravioleta (UV).
Os dados são então processados em “unidades perceptivas”, usadas para produzir um vídeo preciso de como os animais enxergam as cores, conforme o conhecimento existente dos fotorreceptores nos seus olhos.
No experimento, os cientistas mostraram, por exemplo, o ponto de vista de pavões, abelhas, cães e humanos. As imagens (que você pode conferir aqui) revelaram que a visão dos animais é bem diferente da dos humanos.
A gente vai falar disso daqui a pouco, mas, antes de mais nada, vale ressaltar que a precisão é superior a 92%, graças ao princípio da espectrofotometria.
As cores que cada animal vê
Enfim, como os animais enxergam as cores? Aliás, eles enxergam todas elas?
Conforme a pesquisa, a presença de cones nos olhos de um animal é um pré-requisito para a visão de cores. No entanto, saber quais cores um animal pode ver e quão fortes ou fracas elas parecem para ele é uma tarefa mais difícil.
Para determinar como os animais enxergam as cores, os pesquisadores analisam seus olhos para verificar a presença de cones. Então, as tonalidades de luz que eles podem detectar.
Além disso, contam o número de cones e sua localização na retina. Essas informações ajudam a entender como o animal percebe as cores.
Com base em seus estudos, a universidade disponibilizou um gráfico que mostra as cores que as diferentes espécies de animais podem ver:
- chimpanzés: como os humanos
- esquilos: azul e amarelo
- ratos: ultravioleta, azul e verde
- coelhos: azul e verde
- pássaros: conseguem enxergar de cinco a sete cores, mas sem detalhes de quais
- cobras: olhos infravermelhos
- polvos: azul
- lagostins: azul e vermelho
- abelhas: ultravioleta, azul e vermelho
- aranhas: ultravioleta e verde
Interessante, né? Embora ainda haja muito a saber sobre como os animais enxergam as cores, o sistema de câmeras potencializa o que a ciência já descobriu.
Com informações do Portal Terra.