Ainda há muito sobre a história da Terra que não conhecemos, sobretudo quando nos deparamos com o enorme período pré-histórico sobre o qual temos poucas informações. Segundo a BBC, existe a expectativa de que os milhões de animais que hoje existem são apenas 1% de todos os que existiram. Como a fera marinha pré-histórica recém descoberta.
Conheça a fera Timorebestia
Recentes descobertas de cientistas no sítio arqueológico Sirius Passet, na Groelândia, chamaram a atenção da comunidade científica. Entre elas está o fóssil de um predador marinho que teve cerca de 30 centímetros e que viveu no período cambriano. Isso quer dizer que esse animal viveu há mais de 518 milhões de anos aqui na Terra.
De acordo com recente estudo que saiu na Science Advances, esse fóssil é referente à fera Timorebestia, um animal que, durante o seu tempo, dominou os mares. Talvez, você possa pensar, o tamanho de 30 centímetros é pequeno demais para atribuir a esse animal o título de “dominador”. Mas é importante contextualizar o momento em que a fera viveu.
LEIA MAIS: Evolução humana: 9 espécies do nosso passado e presente
Como mencionamos, esse animal pertenceu ao período cambriano, período em que houve a formação da fauna marinha e que se destaca por ter população animal de maioria marinha. Nesse momento, as formas de vida presentes eram mais simples e pequenas, o que quer dizer que um animal de 30 centímetros era realmente muito grande.
O domínio da Timorebestia
Para os cientistas, esse animal se destacou por ser um dos primeiros predadores com mandíbula, o que os colocou em posição de vantagem em relação aos demais. Isso fez com que esses animais também sejam considerados hoje como “terroristas” dos oceanos, já que tiveram um reinado de terror sobre os demais animais.
No caso, as pesquisas indicam que os outros animais, bem menores que a Timorebestia não tinham chances de combate-lo e eram facilmente devorados. Ainda de acordo com os cientistas, essa fera é um parente distante dos chaetognatas, que são vermes-flecha vivos e que são também predadores de animais menores nos oceanos.
Aproveite e acesse o site e-Tech para ler mais sobre as novidades no mundo da tecnologia.
0 comentários