Buscas no Google podem deixar de ser gratuitas: Entenda o caso!

por Luciana Gomides
| Em 09/04/2024 às 10:00
Fonte: Freepik.

As buscas do Google podem deixar de ser gratuitas? Até hoje, a plataforma oferece uma ampla gama de serviços financiados por publicidade. E é justamente por isso que não nos custam nada. Mas, isso pode mudar em breve! A princípio, a big tech avalia a cobrança pelo uso dos serviços de busca gerenciados por inteligência artificial.

Segundo o jornal Financial Times, a companhia considera a incorporação de funções de busca baseadas em IA aos serviços de assinatura premium. Estes, inicialmente, já disponibilizam acesso a outras ferramentas como o assistente Gemini no Gmail e Docs.

LEIA MAIS: Quanto custará manter o Windows 10 após o fim do suporte em 2025?

Como funcionaria a assinatura premium do Google?

A proposta ainda está em processo de avaliação pela empresa. Mas, ao que tudo indica, implicaria em oferecer funções “premium” baseadas em IA generativa às pessoas usuárias que quiserem pagar por elas. Essa medida seria a maior reestruturação na área, pois nunca houve um modelo de pagamento para acessar funções adicionais no motor de busca.

Embora os engenheiros trabalhem na tecnologia necessária para implementar as novas funções, os executivos da empresa ainda não tomaram uma decisão definitiva sobre quando ou se as buscas no Google podem deixar de ser gratuitas. A proposta de cobrar por funções de busca baseadas em IA pode ser uma resposta à possível ameaça que a tecnologia representa para o seu negócio publicitário.

Afinal, desde o lançamento do ChatGPT, o chatbot da OpenAI, o Google enfrenta um desafio constante para manter sua liderança no mercado. O principal problema gerado por esse tipo de plataforma é que gerar respostas completas e rápidas às consultas dos usuários. Assim, evitam recorrer às buscas tradicionais e entrar nos links dos artigos publicados. Isso consequentemente reduz a quantidade de audiência que se relaciona à publicidade.

Buscas no Google podem deixar de ser gratuitas pela IA?

Inicialmente, a integração de funções de busca baseadas em IA ao modelo de negócios do Google representa um desafio importante. Principalmente porque a empresa deve equilibrar a adoção das inovações em tecnologia e, ao mesmo tempo, preservar sua principal fonte de renda: a publicidade online.

Segundo analistas do setor, os impactos da IA no negócio publicitário são extensos. Só para exemplificar, alguns alertam que, se o motor de busca do Google oferece respostas mais completas por IA, isso pode reduzir a necessidade de clicar nos sites dos anunciantes. Isso afetaria diretamente a receita publicitária da empresa.

Além disso, há a preocupação entre os editores online que dependem do tráfego do buscador, pois temem que as consultas impulsionadas por IA possam extrair informações diretamente das páginas web e apresentá-las aos usuários. Consequentemente, reduziria o tráfego para seus sites.

Mas, apesar dessas preocupações, o Google expressou seu compromisso de continuar aprimorando seus serviços de busca para atender às novas necessidades dos usuários por meio da inteligência artificial generativa. Com relação à possível implementação de funções, afirmou que não trabalha nem considera uma experiência de busca sem publicidade no momento.

LEIA MAIS: Android 15: 9 principais recursos do novo sistema da Google

No entanto, continua explorando formas de oferecer “novas capacidades e serviços premium para melhorar as ofertas de assinatura em todo o Google”. Em suma, não há confirmações de que buscas no Google podem deixar de ser gratuitas. Apenas, pesquisas e preocupações sobre os impactos na publicidade.

Atualmente, as únicas assinaturas que o Google oferece aos consumidores são os serviços premium do YouTube e Google One, que expande o armazenamento na nuvem para aplicativos como Gmail, Drive e Fotos.

  • Escrito por:

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags:

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários

Pin It on Pinterest