BlackBerry: da ascensão à queda de uma marca que transformou os smartphones

por Luciana Gomides
| Em 14/03/2024 às 13:00

Se você é entusiasta de tecnologia, certamente já ouviu falar da BlackBerry, que já foi sinônimo de status e inovação no mundo dos smartphones. Mas, sabia que a trajetória da empresa foi para os cinemas? Disponível na Prime Vídeo, o filme “BlackBerry” mergulha na história da marca, desde sua ascensão meteórica até a sua inevitável queda.

Hoje, boa parte das pessoas se rende às novidades da Apple, Samsung, Xiaomi e afins. Mas, esse lugarzinho já foi da Blackberry que, justiça seja feita, revolucionou os celulares antes do iPhone. Contudo, como toda história tem seus bastidores tragicômicos, a empresa também tem a sua.

LEIA MAIS: 8 cuidados que todos devem ter com suas máquinas de lavar roupa

O mais incrível é a lente perspicaz do diretor Matt Johnson, que soube nos contar tudo isso.

Do nada ao tudo: o mundo na palma da mão

De modo geral, o filme “BlackBerry“, traz uma perspectiva humorística da saga da marca, destacando sobretudo o seu impacto duradouro na indústria.

Tudo começa nos anos 90, em Waterloo, Ontario, quando dois amigos, Mike e Doug, lideraram um grupo de engenheiros eletrônicos em um escritório repleto de ideias revolucionárias. Logo de cara, a dupla apresenta um dispositivo que prometia transformar a comunicação móvel.

A ideia era criar o primeiro telefone móvel faria, também, as vezes de servidor. Assim, enviaria e receberia e-mails, entre outras habilidades tecnológicas. O dispositivo de entrada para os dados era o teclado QWERTY.

Porém, além de toda a trajetória da empresa, o coração do filme é mesmo a relação entre Mike e Doug. Afinal, juntos, eles desenvolveram o protótipo do pager BlackBerry 850, superando o ceticismo e os desafios com o apoio do pragmático James Laurence Balsillie.

Ao mesmo tempo, o longa usa a comédia para explorar as lutas internas pelo controle da BlackBerry, bem como as inevitáveis pressões do mercado. Neste sentido, ainda reflete sobre a ascensão e queda da empresa sem, entretanto, deixar de lado a visão que transcende o humor.

O legado da BlackBerry

Mesmo após sua queda, a BlackBerry deixou um legado significativo na indústria de smartphones. Tanto que influenciou a concorrência e abriu caminho para futuras inovações.

Mas, acredite, os inventores do smartphone sequer imaginaram que isso aconteceria. Por isso, o longa também destaca a abordagem casual dos fundadores em relação à tecnologia, questionando a intenção por trás do produto e suas implicações na sociedade.

Talvez, isso explique sua queda inevitável. Aliás, o filme conta toda a história a partir da visão de Mike, o gênio obsessivo que, com sua equipe, enfrenta os desafios após alcançarem sucesso no mercado. Principalmente, para manter a inovação frente às limitações tecnológicas e à competição acirrada.

Sendo assim, o filme acaba se transformando em um estudo de caso sobre os riscos do sucesso efêmero de uma empresa, sem o planejamento e perspectivas necessários. Algo imprescindível, sobretudo no cenário tão competitivo e dinâmico da tecnologia. Assista ao trailer oficial, aqui.

O impacto da BlackBerry

Mas, vamos falar do que a marca, realmente, trouxe para o mundo? Lançada em 1999, a BlackBerry rapidamente se tornou sinônimo de comunicação móvel eficiente. Só para ilustrar, em seu auge, dominou o mercado com um pico de 85 milhões de assinantes em 2011.

LEIA MAIS: Prompts do ChatGPT para te ajudar a estudar matemática

No entanto, com o advento de novos sistemas operacionais como Android e iOS, a BlackBerry viu sua participação de mercado diminuir drasticamente. Até desaparecer, dando o lugar para seus descendentes.

Apesar disso, é inegável o legado que a marca deixou no que toca aos dispositivos inovadores. Por exemplo, o BlackBerry Priv, primeiro smartphone da empresa baseado em Android, lançado em 2015.

Com funcionalidades como o teclado físico QWERTY e serviços seguros de mensagens, a BlackBerry estabeleceu um padrão para a comunicação empresarial e a segurança de dados.

E você, teve o seu Blackberry? O que achava da tecnologia, tão inovadora para a época?

  • Escrito por:

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários