Será que vem aí? A Apple avança no campo da inteligência artificial e, segundo relatos, está em pleno desenvolvimento de chips especializados para executar softwares de IA em centros de dados. Este projeto, conhecido internamente como Projeto ACDC (Apple Chips in Data Center), está em andamento há vários anos e representa um passo importante para a empresa na corrida tecnológica de IA. As informações sobre os planos da Apple para os chips de IA são do Wall Street Journal.
Segundo o jornal, o Projeto ACDC ainda não possui um cronograma claro para lançamento. Além disso, fontes próximas indicam que, apesar do desenvolvimento prolongado, os resultados concretos ainda são incertos.
LEIA MAIS: 7 maneiras de melhorar a intensidade do sinal do seu celular
A princípio, o projeto tem uma colaboração estreita com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. no design e produção desses chips. Porém, ainda não há dados concretos sobre o sucesso dessa parceria. De qualquer forma, o trabalho conjunto visa criar um produto que possa competir no mercado de IA, hoje dominado por gigantes como a Nvidia.
Ações da Apple para chips de IA mostra foco em inferência
Ainda segundo a publicação, o projeto dos chips de servidor da Apple têm foco principalmente em inferência de IA. De modo geral, trata-se do processo usado por modelos de aprendizado de máquina treinados para interpretar novos dados. Este enfoque difere do treinamento de modelos de IA, um segmento que continua sob a influência da Nvidia.
LEIA MAIS: 10 melhores dicas para viajar feliz com seus eletrônicos
Vale lembrar que este é mais um capítulo da corrida da gigante da tecnologia no campo da IA. Tanto que, apesar de estar atrás de concorrentes como a Microsoft em termos de investimento na área, a Apple se compromete em avançar. Só para ilustrar, o CEO Tim Cook enfatizou o investimento significativo da empresa e prometeu anúncio de novidades ainda este ano. O que, aliás, pode ocorrer durante a Conferência Mundial de Desenvolvedores em junho.
Ademais, na última chamada de resultados trimestrais, o próprio Tim Cook reiterou o foco da Apple em IA, mencionando as vantagens únicas da empresa que a diferenciam na era da Inteligência Artificial. Apesar de uma queda de 4% na receita total e nas vendas do iPhone, a organização superou as expectativas de ganhos fiscais do segundo trimestre. Por isso, anunciou um histórico programa de recompra de ações de $110 bilhões, impulsionando o preço das ações.