A Apple, reconhecida por sua política de confidencialidade, revelou detalhes importantes sobre o suporte das atualizações de segurança do iPhone. Em um movimento raro, a empresa divulgou o período mínimo de suporte, atendendo às novas exigências regulatórias. A partir de agora, os consumidores terão mais clareza sobre o tempo em que seus dispositivos estarão protegidos.
Período de suporte detalhado
O suporte garantido pela Apple significa que, por exemplo, o iPhone 14, cuja distribuição começou em 16 de setembro de 2022, receberá atualizações de segurança até pelo menos 16 de setembro de 2027. Esse período de cinco anos pode ser estendido, já que a data informada é um mínimo garantido pela empresa. Já o iPhone 15 Pro Max, a distribuição começou em 22 de setembro de 2023, dessa forma, receberá atualizações de segurança até pelo menos 22 de setembro de 2028.
LEIA MAIS: Google Play Store pretende te lembrar de usar aplicativos não abertos – Entenda o motivo!
Normas do Reino Unido influenciam decisão
A decisão de divulgar o tempo de suporte não foi espontânea. A Apple seguiu as normas da Segurança de Produtos e Infraestrutura de Telecomunicações do Reino Unido (PSTI), em vigor desde 29 de abril de 2023. Essas diretrizes exigem que fabricantes, importadores e distribuidores de produtos com acesso à internet forneçam declarações de conformidade e definam períodos de suporte para atualizações de segurança.
O mercado de tecnologia tem ressaltado a importância da transparência sobre o tempo de suporte de segurança dos dispositivos. Essa medida da Apple é um passo importante, mas ainda há um caminho a percorrer para igualar a concorrência em termos de duração do suporte. Afinal, a Google e a Samsung prometem sete anos de suporte para o Android. Para aqueles interessados em adquirir um iPhone, essa informação sobre o tempo de suporte pode ser decisiva.
LEIA MAIS: Recém-lançado, o Spacetop G1 é o 1° notebook sem tela do mundo
Quais iPhones devem parar de atualizar em 2024?
Com a expectativa do lançamento do iOS 18 em junho de 2024, durante a Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC), especula-se sobre quais modelos de iPhone deixarão de receber atualizações. Nesse sentido, é provável que os modelos com o chip A12 Bionic sejam os próximos a perder o suporte. Entre eles estão: iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max.
Esses modelos, lançados em 2018, podem ser os que deixarão de receber atualizações com a chegada do iOS 18. No entanto, apenas a confirmação oficial da Apple poderá esclarecer essa dúvida.