Já deu aquele desespero ao perceber que excluiu uma foto sem querer? Daí, verificou na lixeira e não estava mais lá? Felizmente, existem algumas maneiras de recuperar fotos excluídas do celular. Isso pode ser feito tanto pelo próprio sistema operacional quanto por aplicativos de terceiros. No entanto, é importante considerar uma série de fatores, como você verá a seguir.
Por que nem sempre é possível recuperar os arquivos da lixeira?
Isso depende de vários fatores, como, por exemplo, se a pessoa fez backup dos arquivos e qual é o tipo de dispositivo utilizado.
LEIA MAIS: 6 grandes descobertas ‘acidentais’ que mudaram o mundo
Geralmente, tanto fotos quanto qualquer outro documento que é excluído vão automaticamente para a lixeira. Eles permanecem lá por um determinado período, que pode ser, por exemplo, de 30 a 60 dias.
E o que acontece depois desse período? Esses arquivos são permanentemente eliminados. No entanto, como veremos a seguir, existem diferentes maneiras de tentar recuperar fotos excluídas do celular.
Uma delas são os backups automáticos do Google Fotos e também do iCloud. Assim, é possível que as imagens sejam preservadas antes da exclusão permanente.
Além disso, existem aplicativos terceirizados, como o Undeleter ou o DiskDigger. De acordo com suas avaliações, esses aplicativos são capazes de recuperar fotos mesmo depois que elas saem da lixeira.
Como recuperar fotos excluídas no Android
Inicialmente, a lixeira do Android preserva os arquivos excluídos temporariamente até que sejam removidos permanentemente do aparelho. No caso do Google Fotos, esses arquivos podem permanecer lá por até 60 dias.
No entanto, é importante notar que nos dispositivos Samsung, as galerias mantêm as fotos por apenas um mês. Se passar esse prazo, infelizmente fica quase impossível recuperar as fotos excluídas da lixeira.
Portanto, o ideal é fazer backups regulares, principalmente das fotos mais importantes, para evitar o risco de perdê-las de forma definitiva.
Mas, os destaques podem ajudar!
No entanto, nem tudo está perdido! O recurso de destaques, localizado no topo da tela no ambiente do Google Fotos, ajuda nessa recuperação. Essa ferramenta organiza as memórias e permite que o usuário salve ou compartilhe as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Contudo, como se trata de uma funcionalidade do próprio aplicativo, não é possível garantir quais fotos aparecerão nessas memórias, mesmo quando as preferências são definidas pelo usuário.
Para ativar o recurso de memórias, basta abrir o aplicativo, visualizar as criações, que geralmente estão nos carrosséis de destaque, e salvar clicando na parte inferior do carrossel. Todas as imagens serão armazenadas na “Visualização de fotos”, acessível através do campo “Pesquisar”.
E no iPhone?
Os usuários de iPhone também podem tentar recuperar fotos excluídas do celular. Nos dispositivos com sistema iOS, a lixeira é chamada de “Apagados Recentemente” e fica no aplicativo Fotos. As imagens deletadas permanecem ali durante 30 dias, permitindo fácil recuperação.
No entanto, uma vez que as fotos ou vídeos são removidos dessa área, a exclusão se torna permanente no dispositivo, impossibilitando a recuperação.
Dessa forma, é recomendável não deixar o prazo passar, especialmente se houver deletado algo acidentalmente. Nesse caso, basta abrir o aplicativo Fotos, acessar a aba “Álbuns”, localizar a pasta “Apagados Recentemente” em “Utilitários”, selecionar os arquivos desejados e clicar em “Recuperar” para confirmar a ação.
Tudo o que for recuperado estará na seção principal “Todas as Fotos” do aplicativo Fotos.
LEIA MAIS: 5 ótimos chatbots que você deveria conhecer – e como potencializá-los!
Aplicativos para recuperar fotos excluídas
Além dos recursos de cada sistema, é possível utilizar aplicativos de terceiros para resgatar os arquivos deletados acidentalmente. Usuários de Android podem contar com aplicativos como o Undeleter Recuperação de Dados e o DigDeep Image Recovery. No entanto, é importante ressaltar que a funcionalidade premium desses aplicativos tem custo.
Já para o iOS, a melhor alternativa é utilizar o backup do iCloud, mesmo para as fotos que foram perdidas. No entanto, é válido lembrar que qualquer plataforma só poderá recuperar fotos excluídas após o download, o que significa que fotos mais antigas podem não ser mais recuperadas.