Apagou sem querer? Veja como recuperar fotos excluídas do celular

por Luciana Gomides
| Em 22/02/2024 às 19:31

Já deu aquele desespero ao perceber que excluiu uma foto sem querer? Daí, verificou na lixeira e não estava mais lá? Felizmente, existem algumas maneiras de recuperar fotos excluídas do celular. Isso pode ser feito tanto pelo próprio sistema operacional quanto por aplicativos de terceiros. No entanto, é importante considerar uma série de fatores, como você verá a seguir.

Por que nem sempre é possível recuperar os arquivos da lixeira?

Isso depende de vários fatores, como, por exemplo, se a pessoa fez backup dos arquivos e qual é o tipo de dispositivo utilizado.

LEIA MAIS: 6 grandes descobertas ‘acidentais’ que mudaram o mundo

Geralmente, tanto fotos quanto qualquer outro documento que é excluído vão automaticamente para a lixeira. Eles permanecem lá por um determinado período, que pode ser, por exemplo, de 30 a 60 dias.

E o que acontece depois desse período? Esses arquivos são permanentemente eliminados. No entanto, como veremos a seguir, existem diferentes maneiras de tentar recuperar fotos excluídas do celular.

Uma delas são os backups automáticos do Google Fotos e também do iCloud. Assim, é possível que as imagens sejam preservadas antes da exclusão permanente.

Além disso, existem aplicativos terceirizados, como o Undeleter ou o DiskDigger. De acordo com suas avaliações, esses aplicativos são capazes de recuperar fotos mesmo depois que elas saem da lixeira.

Como recuperar fotos excluídas no Android

Inicialmente, a lixeira do Android preserva os arquivos excluídos temporariamente até que sejam removidos permanentemente do aparelho. No caso do Google Fotos, esses arquivos podem permanecer lá por até 60 dias.

No entanto, é importante notar que nos dispositivos Samsung, as galerias mantêm as fotos por apenas um mês. Se passar esse prazo, infelizmente fica quase impossível recuperar as fotos excluídas da lixeira.

Portanto, o ideal é fazer backups regulares, principalmente das fotos mais importantes, para evitar o risco de perdê-las de forma definitiva.

Mas, os destaques podem ajudar!

No entanto, nem tudo está perdido! O recurso de destaques, localizado no topo da tela no ambiente do Google Fotos, ajuda nessa recuperação. Essa ferramenta organiza as memórias e permite que o usuário salve ou compartilhe as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Contudo, como se trata de uma funcionalidade do próprio aplicativo, não é possível garantir quais fotos aparecerão nessas memórias, mesmo quando as preferências são definidas pelo usuário.

Para ativar o recurso de memórias, basta abrir o aplicativo, visualizar as criações, que geralmente estão nos carrosséis de destaque, e salvar clicando na parte inferior do carrossel. Todas as imagens serão armazenadas na “Visualização de fotos”, acessível através do campo “Pesquisar”.

E no iPhone?

Os usuários de iPhone também podem tentar recuperar fotos excluídas do celular. Nos dispositivos com sistema iOS, a lixeira é chamada de “Apagados Recentemente” e fica no aplicativo Fotos. As imagens deletadas permanecem ali durante 30 dias, permitindo fácil recuperação.

No entanto, uma vez que as fotos ou vídeos são removidos dessa área, a exclusão se torna permanente no dispositivo, impossibilitando a recuperação.

Dessa forma, é recomendável não deixar o prazo passar, especialmente se houver deletado algo acidentalmente. Nesse caso, basta abrir o aplicativo Fotos, acessar a aba “Álbuns”, localizar a pasta “Apagados Recentemente” em “Utilitários”, selecionar os arquivos desejados e clicar em “Recuperar” para confirmar a ação.

Tudo o que for recuperado estará na seção principal “Todas as Fotos” do aplicativo Fotos.

LEIA MAIS: 5 ótimos chatbots que você deveria conhecer – e como potencializá-los!

Aplicativos para recuperar fotos excluídas

Além dos recursos de cada sistema, é possível utilizar aplicativos de terceiros para resgatar os arquivos deletados acidentalmente. Usuários de Android podem contar com aplicativos como o Undeleter Recuperação de Dados e o DigDeep Image Recovery. No entanto, é importante ressaltar que a funcionalidade premium desses aplicativos tem custo.

Já para o iOS, a melhor alternativa é utilizar o backup do iCloud, mesmo para as fotos que foram perdidas. No entanto, é válido lembrar que qualquer plataforma só poderá recuperar fotos excluídas após o download, o que significa que fotos mais antigas podem não ser mais recuperadas.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Recentes

Chatbots podem reduzir crença em teorias da conspiração, diz estudo

Chatbots podem reduzir crença em teorias da conspiração, diz estudo

Com a internet facilitando a disseminação de teorias da conspiração, algumas inofensivas e outras com potencial para causar grandes danos, pesquisadores estão explorando novas estratégias para combater esse problema. Uma recente pesquisa realizada por especialistas do...

4 opções baratas de carros automáticos atualmente – seu preços!

4 opções baratas de carros automáticos atualmente – seu preços!

Se você está buscando praticidade na direção, um carro automático pode ser uma excelente opção. E, no Brasil, com o aumento da demanda por esse tipo de câmbio, as montadoras estão cada vez mais se empenhando para oferecer modelos automáticos a preços acessíveis. A...

Uso do ChatGPT pode prejudicar desempenho de estudantes, aponta estudo

Uso do ChatGPT pode prejudicar desempenho de estudantes, aponta estudo

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia revelou que o uso do ChatGPT como ferramenta de apoio no aprendizado pode, na verdade, prejudicar o desempenho dos alunos em testes. Duvida disso? Bom, a pesquisa, que envolveu estudantes do ensino...

Este modelo pode acabar com as imagens estranhas criadas por IA

Este modelo pode acabar com as imagens estranhas criadas por IA

A geração de imagens por inteligência artificial (IA) sempre enfrentou dificuldades em criar resultados consistentes, frequentemente cometendo erros bizarros em detalhes como dedos e simetria facial. Além disso, esses modelos podem falhar completamente quando...

iPhone 16: Quantos salários mínimos são necessários para comprar um?

iPhone 16: Quantos salários mínimos são necessários para comprar um?

O lançamento do iPhone 16 no Apple Event gerou grande expectativa, pelas suas novas funções e design, além do preço. Só para ilustrar, aqui no Brasil, o valor de venda deve chegar a quase R$ 8 mil! Por isso, surge uma pergunta: quantos salários mínimos compram o novo...

Minha Smart TV Box é homologada pela Anatel? Confira a lista completa!

Minha Smart TV Box é homologada pela Anatel? Confira a lista completa!

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estabelece requisitos técnicos rigorosos para a homologação de Smart TV Boxes no Brasil, a fim de garantir a conformidade dos dispositivos com as normas de segurança e operação. O Ato nº 9281, de 05 de julho de 2023,...

9 comandos ‘secretos’ da Alexa para você aproveitar

9 comandos ‘secretos’ da Alexa para você aproveitar

A assistente virtual Alexa, desenvolvida pela Amazon, já é parte de várias famílias, facilitando a vida dos usuários com comandos de voz que controlam dispositivos inteligentes, tocam músicas e fornecem informações. No entanto, além de suas funções mais conhecidas, a...

Planejando viagens com a IA: Veja o que fazer (e o que evitar!)

Planejando viagens com a IA: Veja o que fazer (e o que evitar!)

A popularização da IA generativa tem feito com que os bots inteligentes assumam uma variedade de funções no nosso dia a dia, desde a criação de aplicativos até a produção de filmes. E agora, essas ferramentas estão se tornando também companheiras de viagem, servindo...