Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia revelou que o uso do ChatGPT como ferramenta de apoio no aprendizado pode, na verdade, prejudicar o desempenho dos alunos em testes.
Duvida disso? Bom, a pesquisa, que envolveu estudantes do ensino médio na Turquia, comparou o progresso em matemática de quase 1.000 alunos e trouxe à tona questionamentos sobre o papel da IA na educação. Entenda!
Resultados do estudo
Os pesquisadores conduziram o experimento ao longo de quatro ciclos, focando em diferentes tópicos de matemática.
Basicamente, os estudantes foram divididos em três grupos: um grupo com acesso ao ChatGPT para resolver problemas práticos, outro com uma versão tutorada da IA, que dava dicas sem fornecer respostas diretas, e um grupo que não utilizou nenhuma ferramenta tecnológica.
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Dessa forma, os alunos que utilizaram o ChatGPT resolveram 48% mais problemas práticos corretamente, mas surpreendentemente, seu desempenho nos testes subsequentes foi 17% inferior em comparação com os alunos que resolveram os exercícios sem a ajuda da IA.
Isso sugere que, embora o ChatGPT facilite a resolução dos problemas durante os estudos, ele não promove uma compreensão profunda dos conceitos.
Por outro lado, o grupo que utilizou a versão tutorada do ChatGPT, que fornecia orientações sem entregar respostas, obteve um desempenho ainda melhor nos exercícios práticos, resolvendo 127% mais questões corretamente.
Porém, assim como no caso dos alunos que usaram a versão padrão do ChatGPT, o desempenho nos testes subsequentes não melhorou.
Por que o ChatGPT pode prejudicar o aprendizado?
Os pesquisadores identificaram que os alunos estavam utilizando o ChatGPT como uma “muleta” para obter respostas rápidas, em vez de realmente desenvolver habilidades de resolução de problemas.
Sendo assim, esse uso excessivo da ferramenta pode ter levado à falta de retenção dos conceitos estudados, o que explica o desempenho inferior nos testes.
Além disso, erros cometidos pelo próprio ChatGPT podem ter contribuído para essa queda no desempenho.
Isso porque, de acordo com o estudo, o chatbot apresentou cálculos aritméticos incorretos em 8% dos casos, e seus métodos passo a passo estavam errados em 42% das vezes… nem tudo são flores, não é?
Portanto, isso sugere que os alunos podem ter sido induzidos a aprender conceitos incorretos, o que teve um impacto negativo em seus resultados.
O perigo do excesso de confiança trazido pelo ChatGPT
Outro ponto importante revelado pelo estudo foi o excesso de confiança demonstrado pelos alunos que utilizaram o ChatGPT, uma vez que, mesmo com o desempenho inferior, os estudantes relataram que acreditavam ter aprendido mais com a ajuda da IA.
Isso indica que, além de prejudicar o aprendizado, o ChatGPT também pode levar os alunos a subestimar a necessidade de um esforço pessoal para dominar certos tópicos.
Essa situação foi comparada pelos pesquisadores ao uso de piloto automático em aeronaves. Afinal, assim como os pilotos precisam manter suas habilidades manuais mesmo com o auxílio de tecnologia avançada, os alunos precisam desenvolver suas próprias capacidades cognitivas, em vez de depender exclusivamente da IA.
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Impacto da IA na educação e a necessidade de novos estudos
Embora o estudo tenha se concentrado em alunos de uma escola turca, os pesquisadores acreditam que os resultados servem como um alerta para pais e educadores de todo o mundo. Em geral, a IA, quando utilizada sem critério, pode inibir o aprendizado a longo prazo.
Além disso, o experimento mostra que, embora a tecnologia possa ajudar os alunos a resolver mais problemas corretamente no momento, isso não garante que eles terão o mesmo sucesso em testes futuros.
Os autores do estudo destacam que esse é apenas um experimento, e que mais pesquisas são necessárias para confirmar as descobertas em diferentes contextos educacionais e em outros países. Vale a reflexão, não é mesmo?
Referência:
Bastani, Hamsa e Bastani, Osbert e Sungu, Alp e Ge, Haosen e Kabakcı, Özge e Mariman, Rei, Generative AI Can Harm Learning (15 de julho, 2024). The Wharton School Research Paper, Disponível em SSRN: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4895486