Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade da Pensilvรขnia revelou que o uso do ChatGPT como ferramenta de apoio no aprendizado pode, na verdade, prejudicar o desempenho dos alunos em testes.
Duvida disso? Bom, a pesquisa, que envolveu estudantes do ensino mรฉdio na Turquia, comparou o progresso em matemรกtica de quase 1.000 alunos e trouxe ร tona questionamentos sobre o papel da IA na educaรงรฃo. Entenda!
Resultados do estudo
Os pesquisadores conduziram o experimento ao longo de quatro ciclos, focando em diferentes tรณpicos de matemรกtica.
Basicamente, os estudantes foram divididos em trรชs grupos: um grupo com acesso ao ChatGPT para resolver problemas prรกticos, outro com uma versรฃo tutorada da IA, que dava dicas sem fornecer respostas diretas, e um grupo que nรฃo utilizou nenhuma ferramenta tecnolรณgica.
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Dessa forma, os alunos que utilizaram o ChatGPT resolveram 48% mais problemas prรกticos corretamente, mas surpreendentemente, seu desempenho nos testes subsequentes foi 17% inferior em comparaรงรฃo com os alunos que resolveram os exercรญcios sem a ajuda da IA.
Isso sugere que, embora o ChatGPT facilite a resoluรงรฃo dos problemas durante os estudos, ele nรฃo promove uma compreensรฃo profunda dos conceitos.
Por outro lado, o grupo que utilizou a versรฃo tutorada do ChatGPT, que fornecia orientaรงรตes sem entregar respostas, obteve um desempenho ainda melhor nos exercรญcios prรกticos, resolvendo 127% mais questรตes corretamente.
Porรฉm, assim como no caso dos alunos que usaram a versรฃo padrรฃo do ChatGPT, o desempenho nos testes subsequentes nรฃo melhorou.
Por que o ChatGPT pode prejudicar o aprendizado?
Os pesquisadores identificaram que os alunos estavam utilizando o ChatGPT como uma โmuletaโ para obter respostas rรกpidas, em vez de realmente desenvolver habilidades de resoluรงรฃo de problemas.
Sendo assim, esse uso excessivo da ferramenta pode ter levado ร falta de retenรงรฃo dos conceitos estudados, o que explica o desempenho inferior nos testes.
Alรฉm disso, erros cometidos pelo prรณprio ChatGPT podem ter contribuรญdo para essa queda no desempenho.
Isso porque, de acordo com o estudo, o chatbot apresentou cรกlculos aritmรฉticos incorretos em 8% dos casos, e seus mรฉtodos passo a passo estavam errados em 42% das vezesโฆ nem tudo sรฃo flores, nรฃo รฉ?
Portanto, isso sugere que os alunos podem ter sido induzidos a aprender conceitos incorretos, o que teve um impacto negativo em seus resultados.
O perigo do excesso de confianรงa trazido pelo ChatGPT
Outro ponto importante revelado pelo estudo foi o excesso de confianรงa demonstrado pelos alunos que utilizaram o ChatGPT, uma vez que, mesmo com o desempenho inferior, os estudantes relataram que acreditavam ter aprendido mais com a ajuda da IA.
Isso indica que, alรฉm de prejudicar o aprendizado, o ChatGPT tambรฉm pode levar os alunos a subestimar a necessidade de um esforรงo pessoal para dominar certos tรณpicos.
Essa situaรงรฃo foi comparada pelos pesquisadores ao uso de piloto automรกtico em aeronaves. Afinal, assim como os pilotos precisam manter suas habilidades manuais mesmo com o auxรญlio de tecnologia avanรงada, os alunos precisam desenvolver suas prรณprias capacidades cognitivas, em vez de depender exclusivamente da IA.
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Impacto da IA na educaรงรฃo e a necessidade de novos estudos
Embora o estudo tenha se concentrado em alunos de uma escola turca, os pesquisadores acreditam que os resultados servem como um alerta para pais e educadores de todo o mundo. Em geral, a IA, quando utilizada sem critรฉrio, pode inibir o aprendizado a longo prazo.
Alรฉm disso, o experimento mostra que, embora a tecnologia possa ajudar os alunos a resolver mais problemas corretamente no momento, isso nรฃo garante que eles terรฃo o mesmo sucesso em testes futuros.
Os autores do estudo destacam que esse รฉ apenas um experimento, e que mais pesquisas sรฃo necessรกrias para confirmar as descobertas em diferentes contextos educacionais e em outros paรญses. Vale a reflexรฃo, nรฃo รฉ mesmo?
Referรชncia:
Bastani, Hamsa e Bastani, Osbert e Sungu, Alp e Ge, Haosen e Kabakcฤฑ, รzge e Mariman, Rei, Generative AI Can Harm Learning (15 de julho, 2024). The Wharton School Research Paper, Disponรญvel em SSRN: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4895486