Carregar o celular é uma ação tão corriqueira na nossa vida que muitos de nós a realizamos sem pensar muito a respeito. No entanto, a ordem em que conectamos o carregador pode ter implicações tanto para a segurança do dispositivo quanto para a nossa própria.
Qual a ordem correta para ligar o carregador do celular?
Primeiro, conecte o carregador à tomada: Iniciar o processo conectando o carregador à tomada é importante para evitar curto-circuitos ou sobretensões. Isso se deve ao fato de que, ao conectar na tomada primeiro, evita-se que a corrente elétrica seja direcionada imediatamente ao celular, o que pode causar danos ou até incêndio.
Em seguida, conecte o carregador ao celular: Após garantir que o carregador está devidamente conectado à fonte de energia, conecte-o ao celular. Uma vez que o carregador já encontra-se energizado, esta ordem de conexão protege o dispositivo de picos de energia iniciais que podem ocorrer quando o carregador é inserido na tomada.
Desconecte primeiro o celular quando a bateria estiver carregada: Uma vez que a bateria esteja completamente carregada, é recomendável desconectar primeiro o celular do carregador e depois remover o carregador da tomada.
Dicas adicionais para cuidados com a bateria:
Além da ordem correta de conexão, existem outras práticas que contribuem para a longevidade da bateria do seu smartphone:
Não carregar até chegar a 20% e evitar carregar até 100%: É recomendável começar a carregar a bateria quando ela atingir cerca de 20% e parar por volta dos 80%. Isso ajuda a manter a bateria menos estressada e aproveita ao máximo cada ciclo de carga.
Evitar que a bateria fique muito quente: Mantenha a temperatura da bateria abaixo de 72º graus Celsius. Expor a bateria a temperaturas acima de 90º pode ser prejudicial para a química da bateria..
Ativar o modo de economia de bateria: As versões mais recentes de sistemas operacionais móveis, como o Android, possuem funções de economia de bateria que ajudam a prolongar a vida útil da bateria, reduzindo processos desnecessários e aumentando o tempo de uso do aparelho.
Diminuir o brilho da tela: A tela é um dos componentes que mais consome energia no celular. Reduzir o brilho da tela para o nível mais baixo possível, de modo que ainda seja confortável para enxergar, pode ajudar a economizar energia.
.
Reduzir o tempo limite da tela: Diminuir o tempo que a tela permanece acesa quando não está em uso também ajuda a economizar energia. Configurar o bloqueio automático da tela para o menor tempo possível é uma boa prática
.
0 comentários