Frio ou quente? Descubra a temperatura dos planetas do Sistema Solar

O Brasil passou uma onda de calor extrema recentemente, né? Ok, a gente sabe que não foi fácil aguentar. Mas, imagine sentar-se na varanda e sentir uma “brisinha” de 460ºC! Pois é, este é apenas um dos exemplos de temperatura dos planetas do Sistema Solar!

A Nasa divulgou, no final de novembro, um gráfico com o clima dos demais planetas do nosso sistema. O objetivo era, justamente, colocar o nosso em perspectiva.

Nele, há tanto a temperatura dos planetas do Sistema Solar em graus Celsius quanto Fahrenheit. O que mais espanta é a variação nas condições térmicas destes mundos.

Qual é a temperatura dos planetas do Sistema Solar?

Antes de mais nada, vale frisar o que influencia o clima de cada planeta. A princípio, a temperatura média dos mundos tem muito a ver com a presença ou ausência de superfície. Vamos explicar melhor…

O Sistema Solar tem quatro planetas rochosos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte). Além disso, quatro gigantes gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno). E, por fim, o planeta-anão Plutão, que também apresenta uma superfície sólida. Sendo assim, temos climas extremos, seja em termos de calor intenso ou frio rigoroso. Por isso, tanta variação térmica!

Sabendo disso, dê uma olhada na imagem abaixo:

Crédito: Nasa/Reprodução

Agora, vamos explicar como se dá a temperatura dos planetas do Sistema Solar. Inclusive, desvendando alguns mitos.

Mercúrio não é o mais quente

Apesar das representações que a gente vê desde os tempos da escola, Mercúrio não tem a temperatura mais alta entre os planetas do Sistema Solar. Ou seja, nada a ver o fato de ser o mais próximo do Sol!

Pelo contrário, há uma variação térmica extrema, de 167ºC à noite para 430ºC nos dias de Sol. Isso se dá, sobretudo, pela ausência de uma atmosfera que, consequentemente, não retém calor.

O título de mais quente, então, iria para Vênus, cujas temperaturas chegam aos 464ºC. Diferente de Mercúrio, a temperatura se mantém justamente pela composição da atmosfera.

Terra ainda tem um clima ameno

Apesar dos riscos reais de aumento na temperatura global, os números na Terra seguem em níveis “aceitáveis”. Na superfície, os termômetros batem 15ºC, em média. No entanto, isso não é homogêneo, em virtude das variáveis que o planeta tem (inclusive, a ação humana, nem sempre positiva).

Por exemplo, já registramos mínimas de -89,2ºC, na Antártida, no ano de 1983. Ao mesmo tempo, no estado da Califórnia, as pessoas tiveram que enfrentar um calor de 56,7ºC, em 1913.

Marte: grande oscilação de temperatura entre os planetas do Sistema Solar

O planeta vermelho, fonte de tanta especulação sobre a possibilidade de vida ou não, tem grande variação térmica. O último dos planetas rochosos tem temperaturas desde 20ºC até -153ºC. Da mesma forma que Mercúrio, a atmosfera marciana não consegue reter calor.

Júpiter e Saturno

Entrando no mundo dos gasosos, o gigante Júpiter registra temperaturas, literalmente, congelantes em sua superfície: média de -110ºC. Enquanto o Sol leva 43 minutos para chegar até ele, seu tempo de rotação é o menor do sistema: 10 horas. Por outro lado, seu ano dura 12 anos terrestres.

Quanto a Saturno, entre as temperaturas dos planetas do Sistema Solar, temos um clima “agradável”: -140ºC. E sabe o que mais assusta, além do gelo? O vento! Só para ter uma ideia, há registros de verdadeiros furacões que deixariam um F5 no chinelo!

Urano e Netuno têm temperaturas próximas entre os planetas do Sistema Solar

Já chegando ao fim, temos Urano. Com suas 27 luas, o planeta registra temperaturas médias de -195ºC em sua superfície. Netuno, por sua vez, registra quase isso: -200ºC.

Mas, os dois mundos não se parecem apenas no clima, sabia? Ambos homenageiam deuses gregos. Ah, e vale lembrar que Netuno é o último a ser considerado oficialmente um planeta.

E Plutão?

Embora, para cientistas, Plutão não seja oficialmente um planeta, para nós, continuará sendo! E não há como deixá-lo de fora de uma lista com a temperatura dos planetas do Sistema Solar. Olha só que interessante:

  • as temperaturas rondam os -225ºC
  • ainda assim, há água líquida em sua crosta

Legal conhecer a temperatura dos planetas do Sistema Solar, né? Mas, só para efeitos de comparação, se achou os primeiros quentes, imagine como é o Sol!

Segundo a Nasa, o astro-rei, em seu núcleo, chega a impressionantes 15 milhões de graus Celsius. Conforme vamos chegando à superfície, isso desce para 5.500°C. Por fim, a coroa solar tem, nada menos, que 2 milhões de graus Celsius! Fresquinho, né?

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

NASAplanetasuniverso