Um estudo recente conduzido pela Universidade do Texas em Austin demonstrou que plataformas de comunicação no local de trabalho, como Slack e Microsoft Teams (e por que não, WhatsApp, para nós brasileiros?), algumas vezes criticadas por diminuir a produtividade, podem ser usadas para alcançar o oposto: motivar os funcionários e aumentar seu desempenho.
Liderado pela professora associada Wen Wen, o estudo investigou como elogios públicos a funcionários podem impactar positivamente a performance de suas equipes, especialmente em ambientes de trabalho remoto.
O efeito do elogio público no ambiente de trabalho
De acordo com Wen, a prática de elogiar publicamente funcionários em canais visíveis a todos os colaboradores pode ser uma estratégia eficaz para aumentar a produtividade da equipe. Para isso, durante o período do estudo, sempre que um representante de vendas da empresa fechava um negócio, os demais funcionários da filial eram alertados em um aplicativo parecido com o Slack. As notas publicadas eram longas, individualizadas e acompanhadas de emojis.
LEIA MAIS: 5 métodos fáceis para espelhar o seu celular em qualquer TV
O estudo, realizado com uma empresa chinesa de tecnologia da informação com 340 vendedores distribuídos em 28 filiais, revelou que tanto elogios focados no esforço quanto na habilidade dos funcionários aumentaram o número de ligações feitas por outros membros da equipe a potenciais clientes. Ou seja, teve um impacto positivo na produtividade da equipe.
No entanto, registraram-se algumas diferenças. Foi verificado que um aumento de 10 pontos percentuais na intensidade das mensagens que elogiavam o esforço dos colegas resultou em um aumento médio de 0,9 chamadas diárias por funcionário. Já a mesma quantidade de aumento nas mensagens sobre habilidades inspirou um aumento de 1,2 chamadas diárias.
Elogio ao esforço x elogio à habilidade
Um dos aspectos mais interessantes da pesquisa foi a diferença de impacto entre mensagens focadas em esforço e aquelas focadas em habilidade, não só em números como também em termos qualitativos.
Nesse ponto, a pesquisa concluiu que mensagens que destacavam o esforço inspiravam tanto funcionários próximos quanto distantes socialmente do elogiado. No entanto, elogios às habilidades, por sua vez, tiveram um impacto muito maior em colegas que se consideravam socialmente próximos do colaborador destacado, enquanto pouco ou nenhum efeito foi observado entre aqueles mais distantes.
LEIA TAMBÉM: Bateria estrutural pode aumentar autonomia de veículos elétricos em 70%
Segundo a professora Wen, essa diferença se deve à percepção dos trabalhadores sobre o que é alcançável. Enquanto o esforço é visto como algo controlável e passível de ser replicado, as habilidades muitas vezes são percebidas como características inatas e, portanto, menos alcançáveis por colegas que não se consideram semelhantes ao elogiado.
“Os indivíduos frequentemente exibem dedicação aumentada quando percebem que os objetivos que buscam são mais atingíveis”, explica Wen.
Com isso em mente, a professora aponta qual das alternativas os líderes de equipes deveriam tomar para aumentar as probabilidades de potencializar resultados da sua equipe:
“Para uma força de trabalho distribuída, os gerentes provavelmente devem considerar a criação de mensagens focadas em esforço ao compartilhar sucessos de colegas, em vez de mensagens focadas em habilidade. As pessoas podem ser influenciadas por mensagens focadas em esforço sobre colegas que elas nem conhecem”, conclui Wen.
Publicação do estudo
O estudo, intitulado “Peer Influence in the Workplace: Evidence from an Enterprise Digital Platform” (“Influência dos pares no local de trabalho: evidências de uma plataforma digital empresarial”, em tradução livre), foi publicado no jornal MIS Quarterly em julho de 2024. O paper conta com Haoyuan Liu, Wen Wen, Andrew B. Whinston, e Stephen He como autores e pode ser acessado aqui.