Um estudo recente conduzido pela Universidade do Texas em Austin demonstrou que plataformas de comunicaรงรฃo no local de trabalho, como Slack e Microsoft Teams (e por que nรฃo, WhatsApp, para nรณs brasileiros?), algumas vezes criticadas por diminuir a produtividade, podem ser usadas para alcanรงar o oposto: motivar os funcionรกrios e aumentar seu desempenho.
Liderado pela professora associada Wen Wen, o estudo investigou como elogios pรบblicos a funcionรกrios podem impactar positivamente a performance de suas equipes, especialmente em ambientes de trabalho remoto.
O efeito do elogio pรบblico no ambiente de trabalho
De acordo com Wen, a prรกtica de elogiar publicamente funcionรกrios em canais visรญveis a todos os colaboradores pode ser uma estratรฉgia eficaz para aumentar a produtividade da equipe. Para isso, durante o perรญodo do estudo, sempre que um representante de vendas da empresa fechava um negรณcio, os demais funcionรกrios da filial eram alertados em um aplicativo parecido com o Slack. As notas publicadas eram longas, individualizadas e acompanhadas de emojis.
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O estudo, realizado com uma empresa chinesa de tecnologia da informaรงรฃo com 340 vendedores distribuรญdos em 28 filiais, revelou que tanto elogios focados no esforรงo quanto na habilidade dos funcionรกrios aumentaram o nรบmero de ligaรงรตes feitas por outros membros da equipe a potenciais clientes. Ou seja, teve um impacto positivo na produtividade da equipe.
No entanto, registraram-se algumas diferenรงas. Foi verificado que um aumento de 10 pontos percentuais na intensidade das mensagens que elogiavam o esforรงo dos colegas resultou em um aumento mรฉdio de 0,9 chamadas diรกrias por funcionรกrio. Jรก a mesma quantidade de aumento nas mensagens sobre habilidades inspirou um aumento de 1,2 chamadas diรกrias.
Elogio ao esforรงo x elogio ร habilidade
Um dos aspectos mais interessantes da pesquisa foi a diferenรงa de impacto entre mensagens focadas em esforรงo e aquelas focadas em habilidade, nรฃo sรณ em nรบmeros como tambรฉm em termos qualitativos.
Nesse ponto, a pesquisa concluiu que mensagens que destacavam o esforรงo inspiravam tanto funcionรกrios prรณximos quanto distantes socialmente do elogiado. No entanto, elogios ร s habilidades, por sua vez, tiveram um impacto muito maior em colegas que se consideravam socialmente prรณximos do colaborador destacado, enquanto pouco ou nenhum efeito foi observado entre aqueles mais distantes.
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Segundo a professora Wen, essa diferenรงa se deve ร percepรงรฃo dos trabalhadores sobre o que รฉ alcanรงรกvel. Enquanto o esforรงo รฉ visto como algo controlรกvel e passรญvel de ser replicado, as habilidades muitas vezes sรฃo percebidas como caracterรญsticas inatas e, portanto, menos alcanรงรกveis por colegas que nรฃo se consideram semelhantes ao elogiado.
โOs indivรญduos frequentemente exibem dedicaรงรฃo aumentada quando percebem que os objetivos que buscam sรฃo mais atingรญveisโ, explica Wen.
Com isso em mente, a professora aponta qual das alternativas os lรญderes de equipes deveriam tomar para aumentar as probabilidades de potencializar resultados da sua equipe:
โPara uma forรงa de trabalho distribuรญda, os gerentes provavelmente devem considerar a criaรงรฃo de mensagens focadas em esforรงo ao compartilhar sucessos de colegas, em vez de mensagens focadas em habilidade. As pessoas podem ser influenciadas por mensagens focadas em esforรงo sobre colegas que elas nem conhecemโ, conclui Wen.
Publicaรงรฃo do estudo
O estudo, intitulado โPeer Influence in the Workplace: Evidence from an Enterprise Digital Platformโ (โInfluรชncia dos pares no local de trabalho: evidรชncias de uma plataforma digital empresarialโ, em traduรงรฃo livre), foi publicado no jornal MIS Quarterly em julho de 2024. O paper conta com Haoyuan Liu, Wen Wen, Andrew B. Whinston, e Stephen He como autores e pode ser acessado aqui.