Como recuperar todas as senhas salvas em uma conta do Google?

Descubra como acessar e gerenciar suas senhas de forma segura.

por Luciana Gomides
| Em 05/06/2024 às 16:25

Esquecer as chaves de segurança de suas contas pode até ser comum, mas restringe o acesso a aplicativos e contas bancárias que usamos frequentemente durante o dia. A coisa piora ao ter várias contas e serviços online, o que torna o problema ainda mais frequente e, sobretudo, frustrante. Afinal, quem quer perder a possibilidade de ler seus e-mails importantes? Ou movimentar seus aplicativos financeiros e até dar aquela espiadinha nas redes sociais. Neste sentido, tem como recuperar as senhas salvas em uma conta do Google?

De fato, a própria empresa tem uma ferramenta eficiente para evitar esses inconvenientes: o gerenciador de senhas do Google. Esta funcionalidade não só permite armazenar e organizar as chaves de acesso de forma segura, mas também recuperar senhas salvas em qualquer conta de maneira simples quando necessário.

LEIA MAIS: Cuidado! Motivos para não passar informações pessoais ao ChatGPT

A seguir, confira um passo a passo de como acessar e gerenciar as senhas salvas usando este recurso. Assim, você garante ter acesso a várias contas a qualquer momento, mesmo se esquecer os dados de login.

Como acessar o Gerenciador de Senhas do Google

Primeiramente, abra seu navegador web preferido. No entanto, uma dica é usar o Google Chrome justamente por ser direcionado para este processo. Em seguida, certifique-se de estar conectado à conta do Google na qual as senhas foram armazenadas. Se não estiver conectado, vá para “https://accounts.google.com” e insira suas credenciais.

Uma vez iniciada a sessão, dirija-se a “https://passwords.google.com”. Este endereço o levará diretamente ao Gerenciador de Senhas do Google. É lá que você pode recuperar senhas salvas em conta Google e ver todas as que armazenou até aquele momento em sua conta.

Como recuperar as senhas salvas em uma conta do Google?

No Gerenciador de Senhas, você vai ver uma lista de todas as contas e sites para os quais você salvou chaves de acesso. Cada entrada mostrará o nome do site ou aplicativo, além do nome de usuário associado.

Para ver a senha de uma entrada específica, clique no ícone do olho ao lado da senha. Pode ser que você precise inserir a senha da sua conta do Google novamente para verificar sua identidade.

Se você tem muitas senhas salvas, use a barra de busca na parte superior da página para encontrar rapidamente a conta que precisa.

Como armazenar as senhas em outro local

Para exportar todas as suas chaves, clique nos três pontos verticais no canto superior direito da página do Gerenciador de Senhas. Em seguida, selecione “Exportar senhas”.

O Google vai pedir que você confirme a ação e, além disso, alertar sobre os riscos ao salvar suas senhas em um arquivo não criptografado. Então, também é provável que você deva inserir novamente sua senha do Google para confirmar a identidade antes de baixar o arquivo.

Por fim, selecione um local seguro em seu dispositivo para salvar o arquivo CSV que contém todas as senhas. Certifique-se de manter este arquivo protegido, pois contém informações sensíveis.

Conheça um truque para acessar suas senhas pelo Google Chrome

Abra o Google Chrome e vá ao menu de configurações clicando nos três pontos verticais no canto superior direito e selecionando “Configurações”. Na seção “Preenchimento automático”, clique em “Gerenciar senhas”.

Aqui você pode ver e gerenciar todas as senhas salvas especificamente no navegador Chrome. Mas, certifique-se de que a opção de sincronização esteja ativada. Isso vai permitir que suas senhas se sincronizem entre todos os dispositivos onde você usa o Chrome com a mesma conta do Google.

Outras recomendações de segurança

Além de tudo o que vimos até agora para recuperar suas senhas salvas no Google, vale conferir algumas dicas adicionais de seguranças. Uma delas é a verificação em duas etapas (2FA) em sua conta. Isso sem dúvidas vai dificultar que alguém acesse suas senhas mesmo que obtenham a chave principal.

LEIA MAIS: Como compartilhar senhas com segurança? Não cometa estes erros!

Vale lembrar que, embora o Gerenciador de Senhas facilite o acesso às suas credenciais, é uma boa prática alterar suas senhas periodicamente. Não só isso, como também usar combinações seguras e únicas para cada conta.

Ademais, nunca salve senhas em arquivos não criptografados ou em locais inseguros. Pelo contrário, use gerenciadores confiáveis que criptografem suas informações.

Finalmente, certifique-se de encerrar a sessão em sua conta do Google quando usar dispositivos compartilhados ou públicos para evitar acessos não autorizados. Assim, você não deixará seus dados expostos e, consequentemente, impede o acesso de terceiros mal-intencionados.

  • Escrito por:

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários