O Gmail é um dos serviços de e-mail mais utilizados globalmente. Recentemente, ele introduziu uma funcionalidade que auxilia na segurança e privacidade na comunicação digital: o modo confidencial.
Este modo foi especialmente desenvolvido para proteger informações confidenciais, diminuindo o risco de compartilhamento acidental. No entanto, é importante notar que, apesar dessas precauções, o modo confidencial não impede completamente o acesso indevido, pois não evita que destinatários façam capturas de tela ou fotos do e-mail.
LEIA MAIS: Aba anônima é privada mesmo? Saiba porque não é bem assim!
Além disso, se o destinatário tiver software malicioso em seu dispositivo, ainda poderá copiar ou baixar o conteúdo.
Como ativar o modo confidencial
Lançado em 2023, o modo confidencial do Gmail oferece aos usuários a capacidade de enviar e-mails que se autoeliminam após um intervalo definido pelo remetente.
O modo confidencial está disponível tanto para usuários individuais quanto para organizações através do G Suite, agora chamado Google Workspace. Administradores podem ativar essa funcionalidade no Admin Console, permitindo que todos os usuários da organização enviem e-mails nesse modo.
Aplicativo do Gmail
Para ativar o modo confidencial no aplicativo do Gmail, os usuários devem iniciar o processo tocando em “Escrever” e, em seguida, acessar o menu representado por três pontos pequenos no canto superior da tela de mensagem.
A partir daí, seleciona-se “Modo confidencial”, ajusta-se o período de validade da mensagem e define-se o tipo de senha, caso necessário, para a sua abertura.
Este processo simples, que leva apenas dois minutos, é um exemplo de como a tecnologia pode ser empregada para aumentar a privacidade sem complicar a experiência do usuário.
LEIA MAIS: BlackBerry: da ascensão à queda de uma marca que transformou os smartphones
No navegador
Similarmente, no navegador, o processo inicia-se com o clique no botão “Escrever”, seguido pela seleção do ícone de cadeado, o qual abre as configurações do modo confidencial.
Aqui, o usuário escolhe a duração da mensagem e o requisito de senha, finalizando a configuração de um e-mail seguro e temporário.
0 comentários