Click to Pay: Forma de pagamento online sem digitar números do cartão de crédito – Entenda!

por Jéssica Bernardo
| Em 28/02/2024 às 10:07

Você costuma comprar muito pelos canais digitais? Se sim, essa novidade pode te deixar bem animado! Uma inovação que promete agilizar e reforçar a segurança na hora de gastar na Internet começou a ser implementada.

Trata-se do sistema Click to Pay, uma plataforma de transações mais uniformizada para facilitar os pagamentos com cartão de crédito no comércio eletrônico. Vamos entender?

LEIA MAIS: IA: Google Gemini é integrado ao Google One e a aplicativos do Workspace

O que é o Click to Pay?

Desenvolvido pela Associação Brasileira de Cartões (Abecs) em conjunto com bandeiras diversas de cartões de débito, crédito e pré-pago, o Click to Pay possibilita que o consumidor conclua uma compra nos meios digitais de maneira mais ágil, dispensando a necessidade de digitar os dados do cartão de crédito. 

Inicialmente, apenas os pagamentos com cartão de crédito serão aceitos, mas a inclusão de pagamentos com débito está prevista para acontecer em breve.

A proposta do sistema é trazer uma solução padronizada para todos os clientes mesmo que alguns cartões já ofereçam funcionalidades semelhantes.

Para exemplificar o serviço, pense que o mesmo funcionará como o Visa Checkout ou Masterpass, com a diferença de que o Click to Pay armazenará tudo em um mesmo local, independentemente se você tenha cartões de bandeiras e bancos diferentes.

Ao utilizar o sistema, os dados do cartão de crédito são criptografados e armazenados de forma segura na base de dados do Click to Pay, garantindo que informações como número do cartão, data de validade e código de segurança sejam protegidas contra acesso não autorizado.

Além disso, a autenticação de dois fatores adiciona ainda uma camada extra de proteção, assegurando que apenas o titular do cartão possa concluir a transação. Com essas medidas de segurança integradas, o método soluciona uma das preocupações centrais ao realizar transações online, que é o roubo de dados.

Como o serviço funciona?

Como o nome sugere, o processo é simples: basta clicar para efetuar o pagamento de sua compra, eliminando a inserção dos dados sensíveis do cartão de crédito. Assim, as informações ficam criptografadas na base do Click to Pay, um sistema que possivelmente contém padrões elevados de segurança.

Atualmente, ao que se sabe apenas funcionários do Bradesco e do Banco do Brasil já podem utilizar o sistema sem a necessidade de cadastro adicional. Em breve, os bancos Amex e Santander também pretendem disponibilizar a ferramenta.

Os demais consumidores precisarão se cadastrar de forma manual, logo após o serviço estiver disponível para todos, o que está previsto para acontecer ainda em 2024, de forma gradual, conforme informações da Abecs.

LEIA MAIS: 7 dicas e truques para explorar ao máximo a Netflix

Benefícios para comerciantes online

Para os estabelecimentos virtuais e o setor de comércio eletrônico, o Click to Pay representa uma vantagem significativa na busca por taxas de conversão mais altas, pois simplifica o processo de pagamento, reduzindo o abandono de carrinhos e mitigando possíveis prejuízos decorrentes de fraudes. 

Além disso, nas transações realizadas com o Click to Pay, os dados sensíveis do cartão não são armazenados pelo lojista, já que as transações são tokenizadas, o que pode resultar em redução de obrigações e custos relacionados à conformidade com normas internacionais de segurança e prevenção de fraudes.

Em um mundo em constante evolução, podemos notar que as formas de pagamento continuam a acompanhar as transformações, sendo o Click to Pay mais uma solução facilitadora para os consumidores, assim como outras tecnologias, como, por exemplo, o próprio Pix. E você, gostou da novidade?

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

Recentes

5 itens para modernizar e transformar seu carro antigo

5 itens para modernizar e transformar seu carro antigo

Manter um carro antigo pode ser um desafio, especialmente quando se compara a falta de tecnologia desses veículos com os recursos modernos dos modelos mais recentes. No entanto, não é preciso trocar de carro para aproveitar algumas dessas melhorias. Afinal, com o uso...

iPhone 9 e Windows 9: por que essas versões nunca existiram?

iPhone 9 e Windows 9: por que essas versões nunca existiram?

O tão esperado iPhone 16 finalmente chegou ao mercado. Antes dele, iPhone 15, 14, 13, 12, 11, X, 8… Epa, faltou um 9 aí nessa sequência, né? Curiosamente, a empresa de Steve Jobs não é a única a deixar um sistema com o número 9 de fora de seus lançamentos. Se você...

Pesquisa revela golpes com IA que mais causam preocupação

Pesquisa revela golpes com IA que mais causam preocupação

A expansão do uso da Inteligência Artificial (IA) na criação de ameaças cibernéticas tem gerado grande preocupação entre os principais executivos de segurança da informação. Segundo uma pesquisa recente, realizada pela Team8 e apresentada em seu relatório “2024 CISO...

Amazon lança parcelamento sem cartão de crédito. Saiba como funciona!

Amazon lança parcelamento sem cartão de crédito. Saiba como funciona!

A Amazon acaba de lançar uma modalidade de pagamento: o parcelamento de compras sem cartão de crédito. A novidade, disponível para pedidos de R$ 50 até R$ 10 mil, permite que clientes dividam o valor em até 24 parcelas mensais. Os pagamentos podem ser via Pix ou...

Novo sistema promete detectar incêndios florestais em menos de 20 minutos

Novo sistema promete detectar incêndios florestais em menos de 20 minutos

Uma nova constelação de satélites equipada com inteligência artificial (IA) tem o objetivo de auxiliar na detecção de incêndios florestais ao redor do mundo. A iniciativa, liderada pelo Google Research em parceria com líderes comunitários e especialistas em incêndios,...

X, de Elon Musk, é a Big Tech menos confiável dos EUA, revela pesquisa

X, de Elon Musk, é a Big Tech menos confiável dos EUA, revela pesquisa

O rebranding do Twitter para X, realizado por Elon Musk, tem enfrentado grandes desafios, especialmente no que diz respeito à confiança do público. Uma pesquisa recente conduzida pela empresa All About Cookies, especializada em segurança digital e privacidade online,...

8 funções que o WhatsApp ainda não tem (mas deveria!)

8 funções que o WhatsApp ainda não tem (mas deveria!)

O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado no Brasil e tem funções que, convenhamos, facilitam nossa vida. Mas, como a gente nunca está satisfeito, bem poderia “copiar” recursos de outros aplicativos, né? Aí, sim, ficaria completo! Inclusive, trouxemos algumas funções...