A Kaspersky, renomada empresa de segurança cibernética, divulgou uma lista com nove previsões detalhadas sobre as ameaças que os consumidores podem enfrentar no ambiente online em 2024. Essas previsões são baseadas em análises das tendências atuais em cibersegurança e oferecem insights importantes para o público em geral sobre os riscos e como se preparar para eles.
Ameaças online aos internautas em 2024 – Nove previsões da Kaspersky
A Kaspersky elencou nove principais ameaças que o consumidor deve enfrentar durante o ano de 2024, sendo elas:
- Golpes de caridade: De acordo com as Nações Unidas, 2023 foi o ano com maior número de conflitos violentos desde a Segunda Guerra Mundial. Esse cenário, juntamente com as desigualdades sociais já verificadas há tempos, proporcionam oportunidades para golpistas se aproveitarem para enganar pessoas sob o pretexto de doações. Deste modo, a Kaspersky prevê um aumento em fraudes online usando a imagem de instituições de caridade.
- Colaboração de lojas online com instituições de caridade: Este item é um pouco controverso, pois não se trata propriamente de uma ameaça, mas sim uma tendência de mercado. Sabe quando você faz uma compra e a loja pergunta se deseja doar o troco a uma instituição de caridade? A Kaspersky prevê um aumento desse tipo de colaboração.
- Segmentação da internet: Segundo a empresa, os bloqueios de usuários de certos países a determinados sites devido a tensões geopolíticas devem aumentar. Como resultado, haverá um aumento da segmentação da internet, e da limitação de acesso a informações.
- Aumento no uso de VPNs: Maior demanda por soluções VPN, em resposta à preocupação com a privacidade e para contornar os bloqueios geográficos.
- Restrição de aplicativos populares e novos problemas de segurança: Proibições governamentais de apps populares como TikTok e WeChat, podem levar ao surgimento de versões não-oficiais que não oferecem segurança, e das quais os golpistas podem se aproveitar.
- Jogos Play-to-Earn como Alvo de Cibercriminosos: Jogos Play-to-Earn são aqueles que envolvem recompensas reais, geralmente em criptomoedas, para os seus jogadores e têm se tornado mais populares recentemente. Aqui, a Kaspersky prevê um aumento da ação de golpistas posicionando esses jogadores como alvos principais.
- Aumento de deepfakes e necessidade de verificação: A crescente criação de imagens ou sons humanos utilizando técnicas de inteligência artificial vem levando a uma preocupação cada vez maior com a identificação do que é real ou não. A previsão é que o surgimento de novos vídeos e imagens falsas continue, levando à necessidade de desenvolvimento de ferramentas para verificar autenticidade de conteúdo visual.
- Clonagem de vozes: Assim como a criação de vídeos e imagens falsas utilizando IA, também existe a clonagem de vozes, capaz de enganar facilmente qualquer pessoa comum. Esta também é uma tendência em crescimento, apontada pela Kaspersky.
- Golpes em estreias de filmes e jogos: Lançamentos de filmes e jogos de grande apelo em 2024 serão um prato cheio para a criação de sites de phishing, que podem oferecer falsos brindes e benefícios exclusivos apenas para capturar os dados confidenciais de alguém.
0 comentários