As smart tags, também conhecidas como etiquetas inteligentes, são pequenos dispositivos de rastreamento que utilizam tecnologia Bluetooth para ajudar usuários a localizar objetos perdidos ou roubados. Elas podem ser anexadas a itens como chaves, carteiras, malas ou até mesmo animais de estimação.
Quando conectadas a um smartphone, as smart tags permitem que o usuário veja a localização do objeto em um mapa ou emitam faça com que o dispositivo de localização emita um som para facilitar encontrar itens em distâncias curtas. Essa tecnologia surgiu nos últimos anos, com empresas como Apple e Samsung lançando seus próprios modelos, AirTag e Galaxy SmartTag, respectivamente.
7 maiores utilidades para a smart tags
Localização de objetos perdidos:
Nunca mais esqueça onde deixou um objeto importante na sua casa. As tags são excelentes para rastrear itens perdidos, como chaves ou carteiras, usando a tecnologia Bluetooth.
Rastreamento de bagagens:
Já passou pela cabeça de praticamente todos os viajantes a preocupação de pegar um avião, chegar ao seu destino final e sua bagagem desaparecer, certo? Nesse sentido, o uso das smart tags é muito útil para localizar malas em aeroportos ou estações de trem, facilitando a identificação em caso de extravio e agilizando o processo de devolução para você, passageiro.
Monitoramento de animais de estimação:
Você tem um pet fujão em casa? Pois saiba que esses dispositivos podem ser usados para acompanhar o paradeiro de animais de estimação, ajudando a encontrá-los se fugirem ou se perderem.
Prevenção de perda de dispositivos eletrônicos:
Colocar a smart tag dentro de mochilas que carreguem dispositivos eletrônicos como laptops ou tablets, ajudará a localizá-los em caso de perda ou roubo. Anexá-la diretamente ao dispositivo não é muito eficaz, pois ficará muito visível, facilitando a sua remoção; por isso é importante deixá-la bem escondida.
Localização de veículos estacionados:
Podem ser colocadas em veículos para facilitar a localização em estacionamentos grandes ou desconhecidos. É especialmente útil naqueles locais que não possuem identificação de vagas, como alguns estádios de futebol ou locais de shows.
Auxílio para pessoas com deficiência visual:
Aqui um recurso de acessibilidade muito interessante. As tags podem ajudar indivíduos com deficiência visual a encontrar objetos dentro de casa, tendo em vista a sua capacidade de emitir sons.
Segurança pessoal:
Em situações de emergência, uma tag anexada a um item pessoal pode ajudar a localizar uma pessoa ou seus pertences. Pais de crianças podem fazer uso do recurso para acompanhá-las e garantir que elas estejam em lugares conhecidos e seguros.
Limitações das smart tags
Estas utilidades são possíveis graças à tecnologia Bluetooth e, em alguns casos, à tecnologia Ultra Wideband (UWB) que permite um rastreamento mais preciso.
No entanto, é importante notar que o uso eficaz dessas tags depende da compatibilidade com o ecossistema de dispositivos (iOS para AirTag e dispositivos Samsung para Galaxy Tag) e da disponibilidade de uma rede de outros dispositivos para ajudar no rastreamento. Ou seja, em ambientes isolados, elas não funcionarão, a não ser que estejam bem perto do seu celular a ponto de conseguirem se conectar a ele diretamente via bluetooth.
0 comentários