Além de Armstrong e Aldrin: Quantas pessoas já andaram na Lua?

Descubra quantas pessoas já pisaram na Lua e os projetos para explorações lunares futuras

por Jéssica Bernardo
| Em 08/11/2024 às 09:11
Astronauta Buzz Aldrin na lua (Foto: NASA)

Quando Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram na superfície lunar em 1969 com a missão Apollo 11, o mundo assistiu, fascinado, ao primeiro passo da humanidade em outro corpo celeste. Mas o Programa Apollo não parou por ali. Isso porque em um período de três anos, outras cinco missões bem-sucedidas levaram mais astronautas à Lua, totalizando 12 pessoas que exploraram o solo lunar.

Os primeiros a pisarem na Lua: Apollo 11

Astronauta Buzz Aldrin na lua, com vestimenta de astronautas, de costas, mexendo no módulo lunar que está na superfície da Lua

Buzz Aldrin na lua (Foto: NASA)

A missão Apollo 11 foi o marco inicial na exploração lunar. Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong e Buzz Aldrin se tornaram os primeiros homens a caminhar na Lua, enquanto Michael Collins orbitava no módulo de comando.

Inclusive, esta missão histórica foi a base para todas as futuras explorações lunares, mostrando que era possível aterrissar, explorar e retornar com segurança.

Apollo 12: seguindo os passos dos pioneiros

Tripulação da Apollo 12. Da esquerda para a direita estão Charles Conrad Jr., Richard F. Gordon Jr. e Alan L. Bean.

Tripulação da Apollo 12. Da esquerda para a direita estão Charles Conrad Jr., Richard F. Gordon Jr. e Alan L. Bean (Foto: NASA)

Apenas quatro meses após a Apollo 11, em novembro de 1969, a Apollo 12, liderada por Charles “Pete” Conrad e Alan Bean, realizou um novo pouso na Lua. Nessa missão, Richard F. Gordon permaneceu no módulo de comando, orbitando a Lua, enquanto os demais pisaram efetivamente na superfície lunar.

Aliás, um feito curioso foi que a missão pousou próximo à sonda Surveyor 3, enviada anteriormente pela NASA, e trouxe de volta partes dessa sonda para estudos. Esse pouso consolidou a precisão das missões lunares e aumentou a confiança no programa.

Apollo 14: superação após acidente com a Apollo 13

Tripulação da Apollo 14. Da esquerda para a direita estão os astronautas Alan B. Shepard Jr., Stuart A. Roosa e Edgar D. Mitchell

Tripulação da Apollo 14. Da esquerda para a direita estão os astronautas Alan B. Shepard Jr., Stuart A. Roosa e Edgar D. Mitchell (Foto: NASA)

Após um grave acidente que impediu a Apollo 13 de pousar na Lua, a Apollo 14, em fevereiro de 1971, permitiu que Alan Shepard e Edgar Mitchell caminhassem sobre o solo lunar, enquanto Stuart Roosa permaneceu em órbita no módulo de comando.

Shepard, aliás, conhecido como o primeiro americano a ir ao espaço, marcou essa missão ao realizar uma “partida de golfe” no solo lunar.

Apollo 15: a primeira utilização de veículos lunares

Tripulação da missão Apollo 15. Da esquerda para a direita estão David R. Scott, Alfred M. Worden e James B. Irwin

Tripulação da missão Apollo 15. Da esquerda para a direita estão David R. Scott, Alfred M. Worden e James B. Irwin (Foto: NASA)

Em julho de 1971, a Apollo 15, com David Scott e James Irwin, trouxe o primeiro veículo lunar (Lunar Roving Vehicle), permitindo maior mobilidade e coleta de materiais em áreas mais distantes. Enquanto isso, o astronauta Alfred Worden permaneceu em órbita no módulo de comando.

Essa missão, aliás, foi a primeira a combinar a exploração científica e a capacidade técnica de locomoção fora da Terra.

Apollo 16: a exploração mais longa

Tripulação da missão Apollo 16. Da esquerda para a direita estão Thomas K. Mattingly II, John W. Young, e Charles M. Duke Jr.

Tripulação da missão Apollo 16. Da esquerda para a direita estão Thomas K. Mattingly II, John W. Young, e Charles M. Duke Jr. (Foto: NASA)

Com a missão Apollo 16, em abril de 1972, John Young e Charles Duke passaram quase três dias explorando a superfície lunar, enquanto Thomas Mattingly permaneceu orbitando a lua no módulo de comando. Além disso, eles trouxeram para a Terra uma das maiores amostras de rochas já coletadas na Lua.

Inclusive, esta missão ampliou a compreensão sobre o relevo lunar, que é composto de material diverso e antigo. Você pode conferir mais detalhe sobre do que é feita a lua aqui: Do que a Lua é feita? Entendendo a composição do corpo celeste.

Apollo 17: o último pouso

Tripulação da Apollo 16 em treinamento em um veículo lunar. Estão na imagem Eugene A. Cernan (sentado), Ronald E. Evans (em pé à direita) e Harrison H. Schmitt (em pé à esquerda).

Tripulação da Apollo 16 em treinamento. Estão na imagem Eugene A. Cernan (sentado), Ronald E. Evans (em pé à direita) e Harrison H. Schmitt (em pé à esquerda) (Foto: NASA)

A Apollo 17, em dezembro de 1972, levou Eugene Cernan e Harrison Schmitt para uma das explorações mais extensas e científicas da Lua.

Schmitt, um geólogo, foi o primeiro cientista a caminhar na Lua, e a missão trouxe a maior quantidade de rochas lunares para estudo na Terra.

Cernan, ao deixar o solo lunar, proferiu uma despedida emocionante, referindo-se ao futuro retorno da humanidade.

Projetos futuros de exploração lunar

Depois de 1972, a Lua ficou sem visitantes humanos devido ao alto custo e ao foco em outras missões espaciais. No entanto, esse cenário está prestes a mudar. Isso porque a NASA, em parceria com agências internacionais e empresas privadas, deu início ao programa Artemis, que visa levar novamente astronautas à Lua.

A missão Artemis III, prevista atualmente para 2026, promete pousar a primeira mulher e a primeira pessoa negra na superfície lunar.

Além da Artemis, outras agências, como a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Chinesa, têm planos ambiciosos para missões tripuladas e instalação de bases na Lua.

Inclusive, esses projetos visam à criação de uma infraestrutura que possibilite missões científicas e o preparo para futuras explorações em Marte.

  • Jéssica Bernardo

    Escrito por:

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *