Usuários e usuárias do Spotify tiveram uma surpresa neste domingo (28)! Ao buscar faixas de artistas favoritos, por exemplo, Djavan, Roberto Carlos e Ana Carolina, por exemplo, apenas não as encontraram! Isso ocorreu porque o Spotify retirou músicas do catálogo sem motivo aparente. Nem a Plastic One, banda composta por Lennon e Yoko se salvou!
Sem aviso, o Spotify retirou dezenas de faixas da carreira solo de John Lennon. Além disso, há músicas de artistas nacionais. A mudança gerou reclamações, que até se questionaram sobre o futuro da plataforma de streaming.
Alguns ouvintes mais conservadores, inclusive, defenderam o retorno da mídia física.
Quanto o Spotify retira músicas do catálogo?
As primeiras reclamações apareceram no domingo, por meio das redes sociais. Um post no Twitter (X), por exemplo, contestou a exclusão do álbum Luz, um dos mais populares de Djavan e que contou com participação de Stevie Wonder. O post ganhou 16 mil likes e mais de 800 mil visualizações.
Nas respostas à publicação, uma fã comentou que o disco Lilás também não estava mais no streaming. Em seguida, há vários tuítes em protesto à retirada das músicas, alguns em tom mais descontraído e outros exigindo explicações formais.
Da mesma forma, diversos discos dos anos 1980 e 1990 de Roberto Carlos saíram do Spotify — curiosamente, os álbuns dos anos 1970 permaneceram na plataforma. Consequentemente, regravações de Gal Costa e Bethânia destes artistas também não apareciam mais no streaming.
A segunda, inclusive, tem um álbum apenas de músicas de Roberto Carlos, “As Canções Que Você Fez Pra Mim”. Das 11 faixas, apenas 4 podiam ser reproduzidas no último domingo.
Foi relatado que o Spotify retirou músicas do catálogo também de John Lennon. Só para ilustrar, os dois primeiros álbuns da carreira solo do cantor britânico saíram inteiramente da plataforma.
Confira alguns dos artistas afetados pelas alterações no catálogo do Spotify:
- Ana Carolina
- Djavan
- Preta Gil
- John Lennon
- Gal Costa
- Maria Bethânia
- Roberto Carlos
O que diz a plataforma?
Sem dúvidas, se a Spotify retirou músicas do catálogo, precisava se pronunciar. Segundo a plataforma, ainda há apurações dos motivos. Conforme apurou a Folha, as assessorias dos artistas também afirmam desconhecer os motivos.
E agora? Qual a situação?
Conforme checagem da nossa equipe na tarde desta terça-feira (30), a situação parece estar se normalizando e os artistas acima já estão com suas músicas de volta à plataforma. Aparentemente o episódio foi algo temporário, apesar de não haver até o momento nenhuma manifestação oficial do Spotify.
Um dos melhores aplicativos de 2023
Ainda que tenha ocorrido esse episódio, o app segue entre os melhores de 2023, segundo apuração do Google. O streaming entrou na categoria de softwares que funcionam em múltiplos dispositivos, desde smartphones a PCs.