A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento de arquivos. Confira como utilizá-la e os diferenciais disponíveis para computadores equipados com hardware específico.
Como acessar o Copilot no Windows
O Copilot está disponível em computadores com Windows 11 e pode ser acessado de diferentes formas. A assistente pode ser iniciada:
- Pelo menu Iniciar, como qualquer outro aplicativo.
- Pela barra de tarefas, onde pode estar fixada.
- Através de uma tecla dedicada, encontrada em modelos mais recentes de PCs.
Depois de iniciar o aplicativo, basta fazer login com sua conta Microsoft para começar. O Copilot salva automaticamente o histórico de conversas, permitindo retomar interações interrompidas.
Funcionalidades do Copilot
O Microsoft Copilot utiliza a tecnologia do GPT-4, desenvolvida pela OpenAI, além de integrar o modelo de geração de imagens DALL-E 3, da mesma empresa, para criação de imagens a partir de descrições textuais. A Microsoft integrou essa IA ao seu ecossistema através do serviço Azure OpenAI, o que permite que o Copilot ofereça recursos avançados de geração de texto, análise de dados e outras funcionalidades personalizadas para usuários do Windows e da suíte Microsoft 365.
A infraestrutura do Azure garante escalabilidade e segurança para as aplicações de IA, possibilitando que o Copilot combine o poder do GPT-4 com as funcionalidades específicas de produtos Microsoft.
Deste modo, a assistente é projetada para atender diversas demandas do usuário. Entre suas principais funcionalidades estão:
- Respostas gerais: informações sobre temas variados, com referências web para validação.
- Criação de conteúdo: geração de textos como e-mails, poemas ou histórias curtas.
- Interação com imagens: o Copilot permite analisar e gerar respostas com base em imagens enviadas. Além disso, pode criar imagens baseadas em descrições fornecidas pelo usuário.
- Assistência prática: dicas e orientações sobre configurações do Windows, tarefas domésticas ou outras necessidades do dia a dia.
- Edição de Texto e Documentos: Dentro do Microsoft 365, o Copilot é capaz de revisar textos, sugerindo melhorias gramaticais e estilísticas; resumir documentos longos em pontos-chave e gerar tabelas e gráficos com base em dados apresentados em planilhas.
- Automação e organização de tarefas: O Copilot ajuda a planejar atividades e compromissos, criando lembretes, listas de tarefas e cronogramas diretamente no sistema. Ele pode se integrar a aplicativos como o Microsoft To-Do e o Outlook, oferecendo suporte na organização da rotina.
Apesar da versatilidade, a Microsoft recomenda cautela ao usar informações geradas pela IA, uma vez que podem ocorrer imprecisões.
Copilot+ PCs: Diferenciais de hardware
Alguns computadores são classificados como Copilot+ PCs. Esses dispositivos possuem uma unidade de processamento neural (NPU), que melhora o desempenho da IA ao processar dados localmente, sem necessidade de conexão à nuvem. Entre os recursos exclusivos dos Copilot+ PCs estão:
- Efeitos de vídeo do Windows Studio: aplicam melhorias visuais em chamadas.
- Cocreator no Paint: ferramenta de geração de imagens a partir de esboços ou descrições.
- Recall: em testes para membros do programa Windows Insider, permite revisitar capturas de telas de atividades realizadas no PC, as quais são salvas automaticamente pelo sistema.
- Super Resolução Automática: otimiza a resolução da tela durante jogos.
- Tradução ao vivo: traduz qualquer áudio em tempo real.
0 comentários