Por que usar a VPN? Veja 6 benefícios para viagens e streaming

As vantagens e o outro lado da moeda em usar uma rede privada virtual em casa, trabalho ou enquanto viaja

por Luciana Gomides
| Em 14/10/2024 às 08:25

Quem viaja ou se mudou para o exterior bem sabe a frustração que é tentar assistir a um programa brasileiro e ter o acesso negado. Por exemplo, a final do futebol feminino nas Olimpíadas. Ou aquele humorístico que só passa no Brasil. É nessas horas que três letrinhas costumam salvar: VPN. Mas, afinal, quais são as vantagens de usar o serviço? Existe algum risco nisso?

O que é uma VPN e para que serve?

De modo geral, a VPN (Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual) é uma ferramenta que permite ao usuário navegar na internet de um jeito mais seguro e privado. Para isso, cria um “túnel” criptografado entre o dispositivo e a internet. Assim, “esconde” o endereço IP e dificulta o rastreamento das atividades online.

LEIA MAIS: Qual a população atual do planeta Terra? Pico deve ser atingido em 2080

Sendo assim, além de proteger a privacidade, a VPN pode ser usada para superar restrições geográficas. E é por causa disso que você consegue acessar conteúdo bloqueado em determinadas regiões.

Ao mesmo tempo, o uso da ferramenta oferece mais segurança ao usar redes Wi-Fi públicas.

Quais as vantagens de usar a VPN?

1. Segurança digital

Uma delas é a segurança digital. A maioria das VPNs usa criptografia de 256 bits para proteger o tráfego de internet. Só para ilustrar, isso é considerado de nível militar!

Isso significa que suas atividades online, como sites acessados e dados enviados, são invisíveis para hackers e espiões. O que, sem dúvidas, é especialmente útil em redes Wi-Fi públicas, nas quais as ameaças cibernéticas são maiores.

Ademais, a ferramenta proporciona:

2. Privacidade online

A VPN garante maior privacidade. Como? Geralmente, os provedores de qualidade seguem políticas de não registro, ou seja, não armazenam dados sobre suas atividades na internet, por exemplo, histórico de navegação ou localização. Com isso, dá para navegar sem ser rastreado por terceiros, incluindo seu próprio provedor de internet.

3. Superação de bloqueios geográficos

Um dos usos mais populares da VPN é o desbloqueio de conteúdo restrito a determinadas regiões. Serviços de streaming como Netflix, Pluto TV e HBO Max, por exemplo, oferecem catálogos diferentes dependendo da sua localização.

Entretanto, com uma VPN, você pode “enganar” esses serviços, mudando sua localização virtual para outro país e acessando conteúdo exclusivo.

4. Proteção em redes Wi-Fi públicas

Redes Wi-Fi públicas são frequentemente desprotegidas e vulneráveis a ataques de hackers. Neste sentido, a ferramenta faz com que seus dados sejam criptografados, tornando muito mais difícil para qualquer pessoa acessar suas informações pessoais enquanto você usa uma rede pública.

5. Evitar censura e restrições de acesso

Em alguns países com regimes mais restritivos, como China, Rússia e Emirados Árabes Unidos, o uso da VPN pode ser a única maneira de acessar determinados sites e serviços bloqueados. Como já comentamos, a estratégia é possível porque a rede permite alterar sua localização virtual, burlando a censura local.

6. Economia em compras e viagens

A gente até já falou disso por aqui, lembra? A VPN pode ser uma ferramenta útil para economizar dinheiro, principalmente em passagens aéreas e reservas de hotéis. Como muitos sites ajustam os preços com base na localização do usuário, ao mudar o IP para um país com custos mais baixos, você pode encontrar preços mais acessíveis.

Mas, também há desvantagens em usar a VPN!

Como tudo na vida, o uso da VPN tem dois lados. O primeiro deles é a redução de velocidade. Mas, por que isso ocorre? Como a rede redireciona seu tráfego por um servidor intermediário e criptografa seus dados, a velocidade da conexão com a internet cai. Inclusive, quanto mais distante o servidor ao qual você está conectado, maior pode ser essa redução de desempenho.

Além disso, embora existam VPNs gratuitas, os melhores serviços são pagos. Esses provedores premium oferecem maior segurança, servidores otimizados para streaming e downloads sem limite de banda. Entretanto, os preços geralmente são acessíveis, considerando os benefícios.

Por fim, em alguns países, como Coreia do Norte e Irã, o uso de VPNs é ilegal – e é bem importante saber disso! Dependendo de onde você está, utilizá-la até pode te colocar em risco de enfrentar penalidades legais.

Mesmo em países como China e Rússia, nos quais as redes são tecnicamente legais, existem restrições rígidas sobre seu uso. Logo, é bom se informar antes de colocar o serviço para rodar.

LEIA MAIS: Onde Bill Gates investe sua fortuna de 159 bilhões de dólares

O lado bom de usar VPN enquanto viaja

Quando se fala no uso da rede para viajar, isso se estende sobretudo para enquanto estiver com o pé na estrada. Afinal, por mais interessante que o destino seja, você pode querer acompanhar seus serviços de streaming favoritos ou acessar sites locais.

E aí, já sabe: basta alterar sua localização virtual para o Brasil, permitindo que você continue assistindo à sua série favorita. Contudo, o maior benefício é mesmo a proteção das suas informações seguras em redes Wi-Fi públicas, como as oferecidas em hotéis e aeroportos.

Lembre-se de que, nestes locais, as redes geralmente não possuem a proteção adequada, deixando seus dados vulneráveis. Falando nisso, veja aqui se vale a pena usar a VPN pelo celular!

VPNs combinam bem segurança, privacidade e acesso a conteúdo restrito, sendo uma boa ferramenta tanto para o uso cotidiano quanto para viagens. Basta lembrar da velocidade de conexão e que as melhores opções não são gratuitas.

E você, o que diz sobre usar a VPN? Acha realmente vantajoso?

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Evite problemas! 7 cuidados fundamentais para sua geladeira

Evite problemas! 7 cuidados fundamentais para sua geladeira

Muitas vezes subestimamos o impacto de pequenos hábitos que, sem percebermos, podem comprometer o funcionamento da nossa geladeira e até mesmo sua durabilidade. Com isso em mente, preparamos um guia detalhado para te ajudar a cuidar melhor deste item essencial do dia...

Android 15: 7 novos modelos da Motorola têm update confirmado

Android 15: 7 novos modelos da Motorola têm update confirmado

Após o lançamento oficial do Android 15 em 15 de outubro, a Motorola confirmou a chegada da nova atualização do sistema operacional da Google para sete de seus dispositivos. Embora ainda não haja uma data específica para liberação, a empresa já incluiu novos modelos...

7 erros comuns ao trocar o pneu do carro – e como evitá-los!

7 erros comuns ao trocar o pneu do carro – e como evitá-los!

Trocar o pneu do carro pode parecer uma tarefa simples, até o momento em que você realmente precisa trocar um. Nessa hora, muitos motoristas cometem erros que podem comprometer a segurança e a integridade do veículo. Então, para te ajudar a entender melhor o que não...

Está de PC novo? 5 passos para configurar sua nova máquina!

Está de PC novo? 5 passos para configurar sua nova máquina!

Se você acabou de adquirir um computador novo com Windows, parabéns pela aquisição! No entanto, antes de começar a usá-lo, há algumas etapas importantes para garantir que o sistema esteja seguro, otimizado e pronto para atender às suas necessidades. Saiba como...

5 coisas que a Meta AI do WhatsApp pode fazer por você

5 coisas que a Meta AI do WhatsApp pode fazer por você

Você certamente já deve ter reparado em um círculo azul que apareceu recentemente no aplicativo WhatsApp. Trata-se da Meta AI, uma ferramenta de inteligência artificial que agora está integrada ao app de mensagens. Acontece que, apesar de ser ainda pouco explorada...

6 aplicativos para instalar na sua Smart TV agora mesmo

6 aplicativos para instalar na sua Smart TV agora mesmo

Você sabia que as Smart TVs oferecem uma infinidade de possibilidades além de simplesmente assistir televisão? Com a instalação dos aplicativos certos, você pode transformar sua TV em um ótimo centro de entretenimento. Pensando nisso, separamos 6 dos melhores...

5 truques para aproveitar a Área de Transferência do Windows

5 truques para aproveitar a Área de Transferência do Windows

A ferramenta de área de transferência do Windows não se resume a apenas copiar e colar (o famoso CTRL+C CTRL+V). Ela oferece funcionalidades que podem tornar o seu fluxo de trabalho mais ágil, com a vantagem de já vir incorporada ao sistema da Microsoft. A seguir,...

Quando a Antártida ficou sem gelo pela última vez?

Quando a Antártida ficou sem gelo pela última vez?

Quem vê a Antártida, com sua vasta camada de gelo que se estende por milhões de quilômetros quadrados, pode não imaginar, mas ela não foi sempre congelada. Há cerca de 34 milhões de anos, durante o final do período Eoceno, o continente sul iniciou sua transição para o...

10 truques do Google Agenda que vão facilitar sua vida

10 truques do Google Agenda que vão facilitar sua vida

O Google Agenda (ou Google Calendar), amplamente usado por profissionais e estudantes, tem um vasto conjunto de recursos que vão além do básico de agendamento de eventos. Este aplicativo é parte do Google Workspace e é ideal para quem pretende organizar a vida...

10 dicas para usar ao máximo a inteligência artificial no trabalho

10 dicas para usar ao máximo a inteligência artificial no trabalho

Você pode até torcer o nariz e criticar, mas admita: a inteligência artificial (IA) veio para ficar. E sim, está transformando o mundo do trabalho e da tecnologia, trazendo mudanças vertiginosas que despertam tanto entusiasmo quanto apreensão. No entanto, não para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *