Pesquisa revela golpes com IA que mais causam preocupação

Ataques de phishing e deepfakes estão no topo das preocupações de segurança digital, segundo relatório de 2024.

por Caio Póvoa
| Em 27/09/2024 às 07:05
Freepik

A expansão do uso da Inteligência Artificial (IA) na criação de ameaças cibernéticas tem gerado grande preocupação entre os principais executivos de segurança da informação. Segundo uma pesquisa recente, realizada pela Team8 e apresentada em seu relatório “2024 CISO Village Survey”, ataques de phishing e fraudes amplificadas por deepfakes lideram a lista de riscos cibernéticos alimentados por IA.

Ataques de phishing lideram lista de riscos

O levantamento, que envolveu mais de 100 diretores de segurança da informação (CISOs) de empresas como Oracle e Barclays, revelou que 75% dos participantes consideram os ataques de phishing a maior ameaça associada à IA.

Ataques de phishing são tentativas fraudulentas de obter informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito ou dados pessoais, ao se passar por uma entidade confiável, geralmente por meio de e-mails, mensagens ou sites falsificados.

LEIA MAIS: 7 recursos para ficar de olho ao escolher o smartphone certo

Para isso, os criminosos fingem ser empresas legítimas ou pessoas conhecidas, enganando a vítima para que clique em links maliciosos ou forneça suas informações. Esses ataques são uma das formas mais comuns de cibercrime, aproveitando-se da confiança e desatenção dos usuários.

Fraudes com deepfakes vêm a seguir

Além disso, 56% destacaram a fraude aprimorada por deepfakes como uma preocupação crescente e o maior risco para a sua organização.

Nesse golpe cibernético, são usadas tecnologias de inteligência artificial (IA) para criar vídeos, áudios ou imagens falsos, que imitam com grande precisão a voz, o rosto ou os movimentos de uma pessoa real.

Assim, os criminosos utilizam deepfakes para enganar vítimas, simulando, por exemplo, um executivo ou colega de trabalho em um vídeo ou ligação telefônica, pedindo transferências de dinheiro, informações confidenciais ou acesso a sistemas. Esse tipo de fraude é particularmente perigoso, pois os deepfakes podem ser altamente convincentes e difíceis de detectar, aumentando o sucesso de golpes.

Como as organizações estão se protegendo?

Para enfrentar esses desafios, 70% dos entrevistados relataram um aumento nos orçamentos de segurança em 2024 em comparação com o ano anterior. Esse aumento de investimentos reflete a urgência com que as empresas estão buscando proteger seus sistemas contra ameaças cada vez mais sofisticadas.

Corroborando os dados da pesquisa, um relatório da Gartner prevê que o gasto global em segurança e gestão de riscos atingirá US$ 215 bilhões em 2024, um crescimento de 14,3% em relação a 2023.

Apesar dos investimentos, muitos CISOs continuam a enfrentar obstáculos relevantes, como a falta de expertise (58%) e a necessidade de equilibrar segurança com a usabilidade dos sistemas.

Pressão sobre os executivos de segurança

Outro aspecto que ganhou destaque no estudo é a crescente pressão sobre os executivos de segurança, principalmente em virtude de novas regulamentações e do aumento da responsabilidade legal.

Para se ter uma ideia, mais da metade dos CISOs entrevistados (54%) afirmaram que seu bem-estar foi impactado por preocupações legais, enquanto 32% tomaram medidas preventivas, como a busca por aconselhamento jurídico ou a contratação de seguros adicionais.

LEIA TAMBÉM: Novo grupo sanguíneo é identificado após 50 anos de mistério

Novos caminhos para a segurança cibernética

Com a rápida evolução das ameaças cibernéticas alimentadas por IA, Amir Zilberstein, sócio-gerente da Team8, destacou a necessidade de as empresas equilibrarem as ameaças emergentes com problemas contínuos, como a gestão de identidades e os riscos relacionados a terceiros. Segundo ele, esse equilíbrio será um desafio fundamental nos próximos anos.

Os resultados da pesquisa ainda revelam que 41% dos CISOs pretendem explorar soluções para gerenciar o ciclo de vida do desenvolvimento de IA nos próximos dois anos. Entre as prioridades estão a proteção de dados de aplicativos de terceiros que utilizam IA (36%) e o monitoramento do uso não autorizado de IA nas organizações, conhecido como Shadow AI (33%).

  • Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás. Possui também título de Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação-EMC UFG. Por meio da escrita, compartilha conhecimentos e orientações práticas com foco em áreas da ciência, tecnologia e temas relacionados.

RECENTES

Como astronautas tomam banho e mantêm a higiene no espaço?

Como astronautas tomam banho e mantêm a higiene no espaço?

Não há nada mais gostoso do que tomar um belo banho e se sentir limpo após um longo dia de trabalho ou após praticar nossos exercícios, certo? Mas acontece que para os astronautas, os hábitos de higiene muitas vezes se tornam um desafio. Por exemplo, você sabe como os...

6 recursos para você aproveitar no Google Chromecast

6 recursos para você aproveitar no Google Chromecast

O Google Chromecast é um dispositivo geralmente conhecido por possibilitar assistir a conteúdos de serviços de streaming diretamente na TV. No entanto, ele é muito mais versátil do que muitos imaginam. Aqui estão seis funcionalidades do Chromecast que vão além do...

Carros movidos a hidrogênio: Vantagens e desafios da tecnologia!

Carros movidos a hidrogênio: Vantagens e desafios da tecnologia!

Enquanto o mundo busca alternativas mais limpas para substituir os combustíveis fósseis, os carros movidos a hidrogênio aparecem como uma solução tecnológica de impacto ambiental mínimo. Esses veículos, que convertem hidrogênio em eletricidade com emissões zero, além...

Windows 11: PCs “incompatíveis” deixarão de ser atualizados?

Windows 11: PCs “incompatíveis” deixarão de ser atualizados?

Os rigorosos requisitos de compatibilidade para o Windows 11 vêm gerando preocupações entre os usuários que possuem computadores mais antigos. Desde que a Microsoft introduziu esses padrões, incluindo a necessidade de CPUs específicas e do módulo TPM 2.0, muitos se...

Carros elétricos podem enfrentar água de enchentes? Até qual altura?

Carros elétricos podem enfrentar água de enchentes? Até qual altura?

A intensificação de eventos climáticos extremos, associado a problemas de drenagem de grandes cidades, tem trazido à tona discussões sobre a segurança de veículos em situações de inundação, especialmente os carros elétricos (EVs). Com vídeos de proprietários...

O que fazer com um celular usado? 5 usos para seu dispositivo!

O que fazer com um celular usado? 5 usos para seu dispositivo!

Se você tem um smartphone antigo, sabe como pode ser difícil decidir o que fazer com ele. Vender pode ser uma opção viável, mas nem sempre compensa ou atende ao valor emocional e prático do aparelho. Assim, em vez de deixá-lo esquecido em uma gaveta, que tal dar um...

Morte de Beethoven: DNA de cabelo revela sinais de doença grave

Morte de Beethoven: DNA de cabelo revela sinais de doença grave

Quase dois séculos após a morte de Ludwig van Beethoven, a ciência moderna atendeu a um pedido que o compositor fez em vida: entender as condições de saúde que acompanharam sua existência e, possivelmente, contribuíram para sua morte precoce. Para isso, um estudo,...

5 motivos para você escolher fones de ouvido com fio

5 motivos para você escolher fones de ouvido com fio

Na hora de escolher um novo par de fones de ouvido, muitos se deparam com a dúvida: optar por modelos sem fio, que são práticos e modernos, ou pelos tradicionais fones com fio? Embora os modelos Bluetooth ofereçam mobilidade, os fones com fio ainda mantêm vantagens...

6 ajustes para fazer a bateria do seu Galaxy Watch durar mais

6 ajustes para fazer a bateria do seu Galaxy Watch durar mais

O Galaxy Watch - o relógio inteligente da Samsung - é um companheiro inteligente que facilita a rotina de quem o usa, mas muitos usuários percebem que sua bateria pode se esgotar mais rápido do que gostariam. Para aproveitar ao máximo seu relógio e estender a duração...

Senhas mais usadas de 2024: Evite-as para proteger seus dados!

Senhas mais usadas de 2024: Evite-as para proteger seus dados!

No mundo digital, onde senhas são a chave para praticamente tudo — desde contas bancárias até dispositivos inteligentes —, a escolha de combinações fáceis de lembrar pode se tornar uma grande vulnerabilidade. Um estudo da NordPass, especializado em gestão de senhas,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *