Um robô humanoide capaz de dirigir carros pode ser a chave para veículos autônomos mais seguros. Pelo menos é no que os pesquisadores da Universidade de Tóquio acreditam. Seus resultados e conclusões foram apresentados em um artigo técnico recentemente publicado. O robô, chamado Musashi, foi treinado para dirigir um pequeno carro elétrico em uma pista de teste.
Musashi: o robô humanoide que “vê” a estrada
Equipado com duas câmeras que simulam olhos humanos, Musashi consegue visualizar a estrada e os retrovisores laterais do carro. Suas mãos mecânicas permitem girar a chave e o volante do veículo, puxar o freio de mão e acionar a seta. Além disso, com seus pés antiderrapantes, Musashi pode pressionar o acelerador ou o pedal de freio.
LEIA MAIS: Funcionários da Wells Fargo são demitidos por fingirem trabalhar – Entenda essa história!
Os pesquisadores “ensinaram” Musashi a usar o volante do carro alimentando-o com dados brutos de sensores. Com isso, o robô humanoide conseguiu virar em uma esquina em um cruzamento, respeitando os sinais de trânsito. No entanto, houve alguns desafios durante o processo. Veja um vídeo do robô dirigindo o carro abaixo:
Desafios e limitações técnicas
Primeiramente, Musashi levantou o pé do pedal de freio com cautela, sem pressionar o acelerador, resultando em uma curva que levou cerca de dois minutos para ser completada. Essa limitação técnica ocorreu por excesso de cautela dos pesquisadores.
LEIA MAIS: Chery Tiggo 9 PHEV: a nova aposta da Caoa Chery para o mercado brasileiro – Mundo e-Tech
Em outro experimento, Musashi utilizou o acelerador, mas teve dificuldades para manter uma velocidade constante, dependendo da inclinação da estrada. Dessa forma, estes desafios mostram que ainda há muito trabalho a ser feito para aprimorar a tecnologia.
Ainda assim, os pesquisadores estão otimistas quanto ao futuro e planejam desenvolver um robô de próxima geração e um software mais avançado. Com melhorias, talvez daqui a algumas décadas, Musashi possa estar dirigindo o seu próximo táxi em Tóquio.
0 comentários