Apple Intelligence é a novidade que a rede inteira está comentando! Apresentado na WWDC 2024, evento anual para desenvolvedores, o pacote de inteligência integrada responde a todo o burburinho sobre a evolução da Big Tech no tema. Com a promessa de transformar como utilizamos os dispositivos da marca, tem uma série de recursos interessantes, inclusive a tão rumorosa parceria com a OpenAI.
Mas o que exatamente é esse recurso? Principalmente, quais dispositivos serão compatíveis?
LEIA MAIS: 4 recursos do Android que te ajudam a evitar distrações
O que é o Apple Intelligence?
De modo geral, o Apple Intelligence é um pacote de inteligência artificial generativa que a Apple introduziu para aprimorar a experiência do usuário em seus dispositivos. Sendo assim, traz uma série de ferramentas, como:
- Edição de textos aprimorada por IA
- Transcrição automática de gravações de voz
- Geração de imagens personalizadas
- Criação de Genmoji, emojis personalizados
Além disso, com a integração da Siri, será possível executar ações entre aplicativos de forma mais intuitiva. Só para ilustrar, imagine pedir à assistente virtual para tocar uma música que um amigo sugeriu por mensagem. Pois é, agora isso será possível com apenas um comando de voz.
Dispositivos compatíveis com Apple Intelligence
E a pergunta que não quer calar é: quais aparelhos poderão “rodar” o pacote? A má notícia é que nem todos os dispositivos da Apple serão compatíveis com o Apple Intelligence de imediato.
A princípio, somente aqueles equipados com os chips mais recentes receberão o pacote de IA no lançamento. Deste modo, o critério abrange:
- iPhone 15 Pro
- iPhone 15 Pro Max
- iPad Pro (M1 e mais recente)
- iPad Air (M1 e mais recente)
- MacBook Air (M1 e mais recente)
- MacBook Pro (M1 e mais recente)
- iMac (M1 e mais recente)
- Mac Mini (M1 e mais recente)
- Mac Studio (M1 Max e mais recente)
- Mac Pro
E tem mais! Para explorar o Apple Intelligence no lançamento, os dispositivos deverão estar configurados para o inglês dos Estados Unidos. Outro ponto fundamental é a atualização do sistema operacional.
De modo geral, os dispositivos precisarão se atualizar para o iOS 18, iPadOS 18 ou macOS Sequoia. A primeira versão Beta para desenvolvedores foi liberada em 10 de junho de 2024. Agora, a versão experimental estável está programada para julho. Já a versão final e estável para o público geral deve sair em setembro, juntamente com os novos iPhones.
Destaques do pacote de IA
Vamos falar melhor sobre as novidades do Apple Intelligence? Segundo vídeos do evento anual, a ferramenta traz funcionalidades impressionantes, por exemplo:
- Edição de textos com sugestões automáticas e correções inteligentes
- Transcrição de áudio para texto, facilitando a criação de notas e documentos a partir de gravações
- Geração de imagens com base em descrições textuais, ideal para designers e criadores de conteúdo
- Genmoji, uma ferramenta para criar emojis personalizados
- Integração com Siri para realizar ações cruzadas entre aplicativos
- Suporte ao ChatGPT da OpenAI na Siri, oferecendo respostas detalhadas e contextuais
Além disso, o usuário pode usar a IA para gerar textos e imagens em dispositivos como iPhone, iPad e Mac.
LEIA MAIS: Seu iPhone vai receber o novo iOS 18? Veja a lista de dispositivos compatíveis!
Expectativas futuras
A Apple confirmou que alguns recursos adicionais e suporte para mais idiomas serão lançados ao longo do próximo ano. Isso significa que o Apple Intelligence continuará a evoluir e se expandir, oferecendo ainda mais funcionalidades.
Se quiser conferir todas novidades do WWDC 2024, além do Apple Intelligence, confira os vídeos disponibilizados no canal oficial da empresa no YouTube.
0 comentários