Esquecer as chaves de segurança de suas contas pode até ser comum, mas restringe o acesso a aplicativos e contas bancárias que usamos frequentemente durante o dia. A coisa piora ao ter várias contas e serviços online, o que torna o problema ainda mais frequente e, sobretudo, frustrante. Afinal, quem quer perder a possibilidade de ler seus e-mails importantes? Ou movimentar seus aplicativos financeiros e até dar aquela espiadinha nas redes sociais. Neste sentido, tem como recuperar as senhas salvas em uma conta do Google?
De fato, a própria empresa tem uma ferramenta eficiente para evitar esses inconvenientes: o gerenciador de senhas do Google. Esta funcionalidade não só permite armazenar e organizar as chaves de acesso de forma segura, mas também recuperar senhas salvas em qualquer conta de maneira simples quando necessário.
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A seguir, confira um passo a passo de como acessar e gerenciar as senhas salvas usando este recurso. Assim, você garante ter acesso a várias contas a qualquer momento, mesmo se esquecer os dados de login.
Como acessar o Gerenciador de Senhas do Google
Primeiramente, abra seu navegador web preferido. No entanto, uma dica é usar o Google Chrome justamente por ser direcionado para este processo. Em seguida, certifique-se de estar conectado à conta do Google na qual as senhas foram armazenadas. Se não estiver conectado, vá para “https://accounts.google.com” e insira suas credenciais.
Uma vez iniciada a sessão, dirija-se a “https://passwords.google.com”. Este endereço o levará diretamente ao Gerenciador de Senhas do Google. É lá que você pode recuperar senhas salvas em conta Google e ver todas as que armazenou até aquele momento em sua conta.
Como recuperar as senhas salvas em uma conta do Google?
No Gerenciador de Senhas, você vai ver uma lista de todas as contas e sites para os quais você salvou chaves de acesso. Cada entrada mostrará o nome do site ou aplicativo, além do nome de usuário associado.
Para ver a senha de uma entrada específica, clique no ícone do olho ao lado da senha. Pode ser que você precise inserir a senha da sua conta do Google novamente para verificar sua identidade.
Se você tem muitas senhas salvas, use a barra de busca na parte superior da página para encontrar rapidamente a conta que precisa.
Como armazenar as senhas em outro local
Para exportar todas as suas chaves, clique nos três pontos verticais no canto superior direito da página do Gerenciador de Senhas. Em seguida, selecione “Exportar senhas”.
O Google vai pedir que você confirme a ação e, além disso, alertar sobre os riscos ao salvar suas senhas em um arquivo não criptografado. Então, também é provável que você deva inserir novamente sua senha do Google para confirmar a identidade antes de baixar o arquivo.
Por fim, selecione um local seguro em seu dispositivo para salvar o arquivo CSV que contém todas as senhas. Certifique-se de manter este arquivo protegido, pois contém informações sensíveis.
Conheça um truque para acessar suas senhas pelo Google Chrome
Abra o Google Chrome e vá ao menu de configurações clicando nos três pontos verticais no canto superior direito e selecionando “Configurações”. Na seção “Preenchimento automático”, clique em “Gerenciar senhas”.
Aqui você pode ver e gerenciar todas as senhas salvas especificamente no navegador Chrome. Mas, certifique-se de que a opção de sincronização esteja ativada. Isso vai permitir que suas senhas se sincronizem entre todos os dispositivos onde você usa o Chrome com a mesma conta do Google.
Outras recomendações de segurança
Além de tudo o que vimos até agora para recuperar suas senhas salvas no Google, vale conferir algumas dicas adicionais de seguranças. Uma delas é a verificação em duas etapas (2FA) em sua conta. Isso sem dúvidas vai dificultar que alguém acesse suas senhas mesmo que obtenham a chave principal.
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Vale lembrar que, embora o Gerenciador de Senhas facilite o acesso às suas credenciais, é uma boa prática alterar suas senhas periodicamente. Não só isso, como também usar combinações seguras e únicas para cada conta.
Ademais, nunca salve senhas em arquivos não criptografados ou em locais inseguros. Pelo contrário, use gerenciadores confiáveis que criptografem suas informações.
Finalmente, certifique-se de encerrar a sessão em sua conta do Google quando usar dispositivos compartilhados ou públicos para evitar acessos não autorizados. Assim, você não deixará seus dados expostos e, consequentemente, impede o acesso de terceiros mal-intencionados.
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