O Android 15 está prestes a ser lançado oficialmente, trazendo uma série de novos recursos que devem enriquecer a experiência do usuário. Animador, não é mesmo?
Com uma forte ênfase em segurança, desempenho e usabilidade, a nova versão do sistema operacional da Google apresenta várias novidades que detalharemos a seguir. Confira!
LEIA MAIS: Ex-gigantes da tecnologia: 5 ‘big techs’ que deixaram de ser grandes
1. Novas medidas contra roubo
Um dos principais destaques do Android 15 é o novo recurso de proteção contra roubo. Utilizando inteligência artificial, o sistema consegue identificar movimentos suspeitos através dos sensores do aparelho, como o acelerômetro e o giroscópio.
Caso o telefone seja detectado como roubado, ele é automaticamente bloqueado, exigindo autenticação via PIN ou biometria.
Além disso, o Android 15 introduz a proteção contra redefinição de fábrica, impedindo que o ladrão consiga resetar o aparelho sem as credenciais da conta Google do proprietário.
2. Espaço privado
Outra novidade que garante mais privacidade para os usuários é o espaço privado. Este recurso permite criar uma área separada no dispositivo para armazenar aplicativos e dados que não devem ser acessíveis para outras pessoas.
Os aplicativos no espaço privado não aparecem na grade de aplicativos, na tela inicial ou em notificações, e são protegidos por senha ou biometria. Caso você tenha que dividir seu dispositivo com alguém, como seu filho ou filha, por exemplo, esta é uma função muito útil.
Para habilitar o recurso em um dispositivo compatível é preciso ir até Configurações, depois em Segurança e privacidade, por fim em Espaço Privado.
3. Controle de aplicativos em primeiro plano
Para otimizar o desempenho e economizar bateria, o Android 15 implementou um novo sistema. Aplicativos que não são usados por um período de seis horas são automaticamente colocados em modo de hibernação.
Se o aplicativo não puder ser hibernado, o sistema força seu encerramento, liberando recursos do dispositivo.
4. Gravação de tela específica
A gravação de tela agora pode ser feita de forma parcial, permitindo que o usuário capture apenas uma janela específica do aplicativo, em vez de gravar a tela inteira. Isso é especialmente útil para evitar a captura acidental de notificações ou outros conteúdos indesejados.
5. Melhorias na multitarefa para telas grandes
A multitarefa em dispositivos de tela grande foi aprimorada. Agora é possível fixar a barra de tarefas para facilitar a troca rápida de aplicativos.
Além disso, o usuário pode salvar pares de aplicativos que são frequentemente usados em modo de tela dividida, criando atalhos na tela inicial para abri-los juntos com um único toque.
6. Predictive Back
Trata-se de um novo recurso para navegação por gestos. Imagine que você está segurando seu smartphone e, com um simples deslizar de dedo, você pode não apenas voltar para a tela anterior, mas também ter uma prévia do que está por vir antes mesmo de chegar lá.
Isso ajuda a evitar erros, como voltar acidentalmente para a tela errada. Ao que se sabe, no Android 14 o Predictive Back era uma funcionalidade opcional para desenvolvedores, mas há indícios de que no Android 15, essa pré-visualização de gestos será ativada por padrão.
7. Dados do Health Connect
O Health Connect agora vai suportar a adição de novos tipos de dados, incluindo temperatura da pele e planos de treino. Isso permite um acompanhamento mais detalhado da saúde e bem-estar do usuário, visto que ele poderá definir e acompanhar metas específicas, como calorias queimadas, distância percorrida, número de passos e duração das atividades.
LEIA MAIS: Enjoo de movimento no carro? A Apple lançou a solução que você precisa
Disponibilidade e compatibilidade
Se você gostou de conhecer todas essas novidades, saiba que a versão final do Android 15 está programada para ser lançada no segundo semestre de 2024.
Os dispositivos compatíveis, inicialmente, incluem modelos da linha Pixel, como Pixel 6, Pixel 7 e os novos Pixel 8. Fique atento para aproveitar ao máximo todos esses recursos quando a atualização chegar ao seu dispositivo!
0 comentários