Vamos falar mais um pouco dos recursos do GPT-4o? Mesmo porque esse assunto não deve se esgotar tão cedo, afinal, a versão aprimorada do ChatGPT tem funcionalidades que elevam a outros patamares a experiência com a inteligência artificial generativa. Há quem a compare com filmes, outras pessoas têm feito previsões um tanto quanto escatológicas. O fato é que a OpenAI não para de nos surpreender e, pelo menos, estas funcionalidades fazem do modelo o melhor que a empresa já criou.
Interação humano-máquina
Essa é, inegavelmente, uma das novidades que mais vem dando o que falar! Ao que tudo indica, o GPT-4o da OpenAI redefine a interação homem-máquina, até por oferecer uma experiência de conversação quase humana. Só para ilustrar, o tempo de resposta média é de 320 milissegundos com picos de agilidade de 232 milissegundos.
LEIA MAIS: Como escolher filmes e séries mais rapidamente no streaming? Aprenda a ganhar tempo!
Por isso, o assistente virtual avançado promove diálogos fluidos e naturais. Aliás, não só conversa, mas também canta, conta piadas, ensina e se engaja em jogos. Como resultado, é até inevitável compará-lo à assistente do filme “Her”. Mas, veja bem, embora interprete emoções, o GPT-4o não as sente como nós.
Um dos recursos do GPT-4o está na análise de gráficos
Este é para quem precisa extrair informações de planilhas, entre outras plataformas. Afinal, no que toca à análise de dados visuais, o GPT-4o brilha ao decifrar gráficos, identificando padrões e tendências com precisão. Ademais, responde interativamente e detalha descrições, tornando a compreensão de dados complexos muito mais acessível. Afinal, essa capacidade de analisar imagens enviadas pelo usuário agiliza ainda mais esse processo.
Leitura de expressões faciais
Outro dos recursos do GPT-4o que se assemelha, cada vez mais, ao ser humano é a habilidade em ler expressões faciais e linguagem corporal. Com isso, consegue ajustar suas respostas ao estado emocional do interlocutor. Esta versão aprimorada, enriquecida com feedbacks dos usuários, demonstra sua capacidade de discernir nuances como sarcasmo. Isso sem dúvidas aprimora bastante a interação IA-humano.
Interpretação de fotos
Sua funcionalidade multimodal permite ao GPT-4o processar e comentar sobre imagens em tempo real, similar ao Google Lens. Isso inclui traduzir textos de fotos instantaneamente e interpretar vídeos ao vivo, proporcionando informações contextuais durante passeios ou eventos.
Os recursos do GPT-4o aprimoraram a programação
No campo da programação, o GPT-4o impressiona com a geração de códigos complexos e a tradução entre diferentes linguagens de programação. Só para exemplificar, facilita o desenvolvimento de software e aprimora a depuração e documentação de códigos. Além disso, cria testes automatizados e desenvolve códigos na blockchain Ethereum.
A IA agora expressa emoção
Ok, mesmo com os recursos do GPT-4o, a IA ainda não tem as mesmas emoções que nós. Mas, pode expressá-las. Dito de outra maneira, a máquina pode modular sua entonação para refletir emoções humanas, uma característica destacada pela OpenAI em demonstrações. Isso permite interações mais ricas e emocionalmente ressonantes.
Tradução simultânea
A tradução simultânea é outra façanha do GPT-4o, suportando mais de 50 idiomas e atuando como intérprete instantâneo, facilitando a comunicação global sem barreiras.
LEIA MAIS: 4 funções do Android Auto que você deveria aproveitar
Os recursos do GPT-4o aprimoram os cálculos
Por fim, o GPT-4o também se destaca em matemática, atuando como um tutor virtual que não só resolve problemas complexos, mas também ensina e adapta o diálogo ao nível de compreensão do usuário, tornando o aprendizado mais intuitivo e personalizado.
Como usar o GPT-4o?
A princípio, apenas quem fizer a assinatura da versão premium tem acesso a todas as novidades. Entretanto, a OpenAI vai liberando os recursos do GPT-4o aos poucos para pessoas usuárias do ChatGPT Team e Plus. Gradualmente, quem usa a versão gratuita também usará o upgrade, ainda que de forma limitada.
E você, já usou o GPT-4o? O que achou das habilidades que, literalmente, toda a rede está comentando?
0 comentários