Sabe aqueles motoristas que tentam escapar do radar de velocidade com manobras engenhosas? Pois bem, uma histรณria curiosa circula no Facebook sobre um motociclista que tentou essa faรงanha e acabou sendo flagrado mesmo assim. Segundo um post viral, ele foi surpreendido ao ser multado por excesso de velocidade, mesmo acreditando que havia escapado do radar ao passar โfora do sensorโ. Mas como isso ocorreu?
ร realmente possรญvel escapar do radar?
A foto compartilhada, cuja veracidade nรฃo รฉ comprovada, mostra um auto de infraรงรฃo indicando que o motociclista trafegava a 62 km/h em uma zona de 50 km/h na BR-282, em Santa Catarina.
LEIA MAIS: Como saber que dispositivos estรฃo conectados ร minha WiFi? Veja como melhorar sua internet!
A questรฃo que intrigou muitos eย provocou mais de 500 comentรกrios foi: โComo a cรขmera fotografou se passei fora do sensor?โ Essa dรบvida levou o UOL Carros a buscar esclarecimentos com especialistas sobre o funcionamento dos radares de fiscalizaรงรฃo.
Os radares fixos, como o mencionado, operam mediante um sistema de laรงos indutivos. Estes sรฃo sensores instalados no asfalto que, ao serem atravessados por um veรญculo, calculam o tempo de travessia entre dois pontos conhecidos.
A velocidade รฉ entรฃo determinada pela distรขncia entre esses pontos e o tempo medido. Cada faixa da estrada possui seu conjunto de sensores, permitindo identificar precisamente qual veรญculo ultrapassou o limite de velocidade.
LEIA MAIS: 9 maneiras de dar um novo uso ao seu smartphone antigo
Eduardo Franรงa, da Polรญcia Rodoviรกria Federal, esclareceu que embora alguns motociclistas tentem evitar as multas passando no limite entre as faixas de sensor ou prรณximos aos cantos da estrada, os sistemas sรฃo capazes de detectar esse tipo de aรงรฃo. Ainda segundo Franรงa, essa manobra nรฃo sรณ รฉ ineficaz como tambรฉm aumenta o risco de acidentes.
Alรฉm dos radares fixos, hรก tambรฉm os mรณveis, que utilizam laser e nรฃo dependem de sensores no asfalto. Estes podem ser posicionados em tripรฉs ou de forma portรกtil, e sรฃo capazes de medir a velocidade sem a necessidade de marcar o asfalto.
Curiosamente, hรก tecnologias mais avanรงadas que dispensam completamente o uso dos laรงos indutivos, mas, segundo Franรงa, os modelos mais tradicionais ainda sรฃo comuns nas estradas brasileiras. Assim, mesmo que se tente, escapar das multas por excesso de velocidade รฉ uma tarefa cada vez mais difรญcil.
0 comentรกrios