Lembra quando, há pouco tempo atrás, a gente precisava ir a uma “lan house” para digitalizar documentos? Ok, os scanners ainda estão em uso, mas a tecnologia nos trouxe um forte aliado para os momentos de emergência: o smartphone. E, melhor ainda, dá para escanear documentos com o Android sem sequer baixar aplicativos de terceiros. Quer saber como?
De modo geral, a função de digitalização é bem útil, seja para fins profissionais, acadêmicos ou pessoais. Por exemplo, enviar a foto de um contrato ou mesmo um trabalho para os professores. Além disso, fica muito mais fácil armazenar, compartilhar e acessar informações importantes depois.
LEIA MAIS: 5 itens da ficção científica que poderiam mudar a sua vida – Mundo e-Tech
Como as câmeras e demais recursos são cada vez mais aprimorados, mesmo ao escanear documentos com o Android os usuários capturam uma imagem clara e legível do documento. Se necessário, ainda fazem ajustes e salvam o arquivo onde for mais conveniente. Isso elimina a necessidade de equipamentos de digitalização volumosos e demorados, tornando o processo muito mais acessível e eficiente. Portanto, a digitalização de documentos pelo celular é uma ferramenta valiosa no mundo digital de hoje.
E como escanear documentos com o Android?
Ainda que muita gente pense ser necessário baixar algum aplicativo de terceiros, isso não é necessário. Basta usar o Google Drive para digitalizar documentos. Quem tem smartphones da Samsung pode fazer essa digitalização com maior facilidade, pois o recurso é acionado diretamente pela câmera do dispositivo.
Como digitalizar documentos usando o Google Drive
A seguir, veja como escanear documentos com o Android, exceto nos modelos Samsung.
- Primeiro, inicie o app do Drive e clique no ícone de câmera, localizado no canto inferior direito. Conceda, então, a permissão ao aplicativo para usar sua câmera.
- Em seguida, alinhe o documento para ficar dentro das bordas azuis na tela. Quando conseguir, capture a imagem com um toque no botão central.
- No próximo passo, utilize as opções de edição disponíveis, por exemplo, cortar, aplicar filtros ou limpar a imagem. Feitas essas edições, confirme em “Concluído”.
- Por fim, nomeie o arquivo digitalizado e escolha onde deseja salvá-lo. Finalize o processo selecionando “Salvar”.
Método de digitalização direto da câmera Samsung:
Como mencionamos, para escanear documentos usando o Samsung, basta acionar a câmera. Veja:
- Primeiro, abra a câmera do seu Samsung e posicione o documento. Toque no ícone amarelo que aparece e ajuste as bordas para enquadrar apenas o documento. Confirme em “Salvar”.
- Utilize o zoom para ajustar os detalhes do documento conforme necessário. Após os ajustes, verifique se está tudo correto e salve. O arquivo estará na pasta “Documentos” do seu aparelho.
LEIA MAIS: 9 truques do Kindle para você aproveitar melhor seu aparelho
Além de escanear documentos com o Android, o iPhone também permite
Certo, vimos como escanear documentos com o Android, mas e quem tem iPhone. A princípio, a funcionalidade não vem embutida nos aparelhos com sistema operacional iOS. Entretanto, as pessoas usuárias podem facilmente adquiri-la na App Store sem custo. Entretanto, o dispositivo tem suas próprias formas de escanear arquivos. Segundo a página de suporte da Apple, basta fazer o seguinte:
- Primeiro, abra o aplicativo Notas/Notes e selecione uma nota ou, ainda, crie uma nova
- Em seguida, toque no botão Câmara e, então, na função Digitalizar documentos
- No próximo passo, posicione o documento que quer digitalizar bem focalizado na câmara. Note que, se o dispositivo estiver no modo Auto, a digitalização será automática. Por outro lado, o escaneamento automático é feito ao tocar no botão Obturador ou pressionando os botões de volume.
- Finalmente, ajuste a digitalização de forma arrastando os cantinhos, de forma que “caber” no tamanho da página e toque em Manter digitalização.
- Depois, é só clicar em Salvar ou, se quiser, adicionar mais digitalizações.
E você, já conseguiu escanear documentos com Android ou iPhone sem baixar aplicativos? Achou o processo simples?
0 comentários