Os sistemas de energia solar têm sido uma escolha cada vez mais popular para consumidores conscientes da importância da eficiência energética e do impacto ao meio ambiente.
No entanto, como qualquer sistema, eles não estão isentos de desafios e riscos que podem afetar sua eficiência e longevidade. E considerando os custos de instalação, vale a pena conhecer medidas adequadas para evitar prejuízos financeiros.
LEIA MAIS: Revestimento inteligente promete reduzir custos com ar-condicionado
Dito isso, confira alguns dos riscos comuns enfrentados pelos sistemas de energia solar e dicas sobre como proteger seus painéis para garantir o máximo desempenho e durabilidade. Confira!
1. Granizo
O granizo pode ser um dos maiores riscos para o seu sistema de energia solar. Mesmo pequenos pedaços de granizo podem causar rachaduras e danos aos painéis solares.
Para proteger o sistema, considere escolher painéis com alto índice de proteção contra impactos. Além disso, você pode instalar barreiras físicas contra granizo, para ajudar a evitar danos.
2. Queda de árvores
A queda de árvores pode ser catastrófica para seus painéis solares, podendo resultar em grandes danos físicos.
Por isso, é importante certificar-se de que em sua apólice de seguro o sistema de energia esteja coberto. Além disso, a poda regular de árvores próximas pode ajudar a evitar grandes danos e reduzir o risco de incêndios.
3. Pequenos detritos
Mesmo os menores detritos podem criar microarranhões nos painéis solares, reduzindo sua eficiência ao longo do tempo. Para evitar isso, mantenha seus painéis livres de detritos, removendo regularmente os galhos, limpando tudo com um soprador de folhas suave.
Também é importante considerar a compra de painéis solares com tecnologias de revestimento mais avançadas para uma proteção adicional.
4. Tempo extremamente quente ou frio
Rachaduras podem ocorrer em temperaturas extremamente altas ou baixas. Escolha painéis solares com tecnologia de auto-resfriamento para lidar com temperaturas altas. Além disso, evite fazer limpeza dos módulos nos períodos mais quentes do dia para evitar trincas por choque térmico.
5. Materiais de má qualidade
Painéis solares de baixa qualidade podem ser mais suscetíveis à degradação e falhas. Ao escolher seu sistema de energia solar, verifique as avaliações de consumidores e especialistas da área para adquirir sempre materiais de boa qualidade.
6. Corrosão
A chuva pode causar corrosão nos painéis solares ao longo do tempo.
Segundo um estudo publicado na Solar Energy Materials and Solar Cells, em baixas temperaturas, os painéis testados perderam apenas cerca de 9% de sua energia após 600 horas de corrosão. Em experimentos de alta temperatura, os módulos perderam 50% de sua energia em apenas 300 horas.
Verifique regularmente seus painéis para detectar sinais de corrosão e considere vedar novamente ou adicionar revestimentos protetores para prolongar sua vida útil.
7. Delaminação
A delaminação – perda de adesão das diferentes camadas que compõem o módulo fotovoltaico –, embora inevitável a longo prazo, pode ser causada por processos de fabricação deficientes ou condições climáticas adversas.
É importante verificar regularmente seus painéis para detectar sinais de delaminação e procurar por opções com menor suscetibilidade a esse problema.
8. Mau funcionamento do inversor
Um inversor inadequado pode causar falhas no sistema de energia solar. Certifique-se de que o inversor corresponda à capacidade dos seus painéis solares para evitar cortes solares e perda de energia.
LEIA MAIS: Por que geralmente encontramos apenas um pé de sapato na rua?
9. Tempo
Por fim, mesmo com manutenção adequada, os sistemas de energia solar têm uma vida útil estimada de 30 a 35 anos. Esteja preparado para eventualmente substituir seus painéis solares após esse período para garantir um desempenho consistente.
Em todo caso, ao escolher o sistema de energia solar certo, realizar manutenção regular e tomar medidas preventivas, você pode proteger seu investimento e garantir uma geração confiável de energia sustentável a longo prazo. Faça a diferença!
0 comentários