Imagine poder digitar textos, enviar mensagens e navegar pela internet usando apenas o movimento dos seus olhos! Essa é a proposta da Microsoft com a nova tecnologia Eye-Gaze.
Inteligência artificial
A ferramenta aprende o seu padrão de escrita e utiliza recursos como texto preditivo e machine learning para sugerir palavras e correções. Ou seja, é necessário apenas digitar a primeira e a última letra de uma palavra que o dispositivo vai completar o restante!
LEIA MAIS: Investigação exige que Google entregue dados de usuários que assistiram a certos vídeos do YouTube
Além disso, o Eye-Gaze também irá permitir que outras ações sejam facilitadas, como clicar em botões, ajustar o volume do computador e navegar por menus, tudo através do movimento dos olhos. Pessoas com algum tipo de deficiência motora que têm a limitação de não poder utilizar teclado e mouse certamente se beneficiarão bastante.
Tecnologia dwell-free
Outro dispositivo que se assemelha ao Eye-Gaze é o Apple Vision Pro, porém, este funciona em um ambiente de realidade mista e ainda requer certos movimentos das mãos para operar completamente. Embora tenha recebido boas críticas de veículos como TechRadar, ainda não oferece a mesma acessibilidade que o Eye-Gaze promete proporcionar.
A capacidade de digitar apenas com o movimento dos olhos seria uma vantagem significativa para indivíduos com diversas necessidades de acessibilidade. Essa tecnologia poderia beneficiar pessoas com tremores nas mãos, artrite, paralisia do pescoço para baixo, entre outras condições que dificultam ou impossibilitam o uso das mãos para digitar ou interagir com dispositivos eletrônicos.
Toda essa funcionalidade é proporcionada pela tecnologia dwell-free, que significa que basta mover os olhos por cima do teclado virtual na tela para digitar. A inovação reduz a fadiga ocular e torna a experiência mais fluida.
LEIA MAIS: Projeto estabelece que câmeras de celulares emitam som (sem opção para desativar) – Entenda!
A Microsoft já é reconhecida pela preocupação com a acessibilidade e o lançamento do Eye-Gaze se soma a outros produtos inclusivos da empresa, como o Xbox Adaptive Controller (o primeiro controle acessível para videogames) e a linha Microsoft Adaptive Accessories, com periféricos impressos em 3D e preços acessíveis.
0 comentários