O uso de acessórios no carro pode ser uma excelente forma de personalizar o veículo para que ele fique mais com a cara do dono. No entanto, é preciso ter bastante cuidado com essa iniciativa, visto que existem acessórios para carro proibidos por lei. Veja a seguir quais acessórios são esses e por que eles são proibidos pela legislação.
5 acessórios que você DEVE evitar no seu carro
Infelizmente, é um tanto comum encontrar acessórios proibidos por lei presentes em carros brasileiros. Isso pode implicar em multa, no melhor dos casos, visto que o grande problema é a possibilidade de gerar acidentes. Tendo em vista os riscos presentes e a chance de fraude legal, a legislação proibiu os cinco acessórios a seguir:
LEIA MAIS: Spotify começa a oferecer cursos online na própria plataforma
Película do tipo G5
Sim, é possível aplicar película para escurecer os vidros do carro e ganhar mais privacidade e se proteger do sol. No entanto, é preciso ter moderação e evitar a película G5 que torna praticamente impossível enxergar o interior do carro. Isso pode gerar conflitos em abordagens de agentes de trânsito e por isso é proibido pela resolução 960 de 2022 do Contran.
Televisão no carro para o motorista
Dirigir exige plena atenção e por isso é preciso evitar ao máximo as distrações. Assim, o Contran permite os aparelhos de vídeo no carro quando esses estão disponíveis apenas para os passageiros do banco de trás. Para o motorista, é arriscado e gera multa.
Engate para reboque em veículos não autorizados
Segundo a resolução 937 do Contran de 2022, nem todos os veículos leves estão aptos para fazer o reboque, visto que é preciso considerar o peso dos carros, dos passageiros e da carga. Assim, o simples engate para reboque em veículos não autorizados pode levar multa.
Faróis de Xenônio
Desde 2011, o Contran proibiu a instalação desses faróis, tendo em vista que eles possuem um grau de luminosidade muito mais intenso que os demais. Dessa maneira, a luz pode atrapalhar a visão dos demais motoristas ou pedestres e resultar em acidentes.
LEIA MAIS: Projeto estabelece que câmeras de celulares emitam som (sem opção para desativar) – Entenda!
Envelopamento do carro sem registro no documento
Diferente dos últimos acessórios, em que há um perigo de acidente, este se diferencia por ser uma possível forma de fraude. No caso, não é proibido envelopar o carro para dar um novo aspecto. Entretanto, é preciso que se faça o registro do processo em documento para que não haja confusão num possível processo de venda ou vistoria.
0 comentários