Novo vulcão em Marte pode redefinir a busca por vida no planeta

por Luciana Gomides
| Em 04/04/2024 às 13:00

Existe vida em Marte? Ainda não sabemos, mas os cientistas fizeram uma descoberta bastante intrigante! Um grupo do Instituto SETI e do Instituto de Marte, ambos no Centro de Pesquisa Ames da NASA, descobriu, nada menos, que mais um vulcão em Marte. Os pesquisadores compartilharam a notícia na 55ª Conferência de Ciência Planetária e Lunar, realizada no Texas.

A princípio, o vulcão ganhou o nome de Noctis e não se trata de qualquer “achado”. Só para ilustrar, a formação tem 450 quilômetros de largura e 9 quilômetros de altura, sendo assim o maior vulcão que cientistas já encontraram no planeta vermelho.

LEIA MAIS: Este smartphone ultrarresistente tem bateria de 48h e projetor de cinema

Segundo informações da Fox News, o vulcão fica próximo ao equador marciano, na fronteira entre o labirinto Noctis Labyrinthus e os Valles Marineris. Mas, com tantas pesquisas e expedições exploratórias em Marte, por que descobriram a formação somente agora?

Ao que tudo indica, o gigante estava adormecido e, por isso, permaneceu “escondido à vista de todos” por décadas. Outro fator para seu desconhecimento está nas erosões da superfície. No entanto, os próprios pesquisadores afirmam que o “novo” vulcão em Marte já apareceu em fotografias de diversas naves espaciais desde 1971.

Como é o Noctis?

Ok, mas se existem outros vulcões em Marte, por que o Noctis trouxe tanto espanto? Inicialmente, a formação abre um novo capítulo na exploração de Marte. O vulcão, que esteve ativo desde tempos antigos até períodos recentes, apresenta características intrigantes que o tornam promissor para a busca por vida, sem falar nas futuras missões robóticas e, quem sabe, até mesmo tripuladas.

Créditos: imagem de fundo: NASA/USGS Mars globe. Anotações por Pascal Lee e Sourabh Shubham 2024

Características do vulcão em Marte

Em suma, as próprias características do Noctis o diferenciam das formações que, até então, encontraram-se em Marte. Por exemplo:

  • A caldeira é colapsada, o que evidencia erupções vulcânicas em tempos modernos.
  • Existem fluxos de lava, depósitos de minerais hidratados e piroclásticos, indicando uma atividade vulcânica complexa e duradoura.
  • Depósitos vulcânicos, cones sem raiz e terreno com bolhas sugerem a presença de gelo glacial sob a superfície do vulcão.

Ademais, o Noctis é quase um paraíso para quem se dedica à astrobiologia. Em primeiro lugar, há sinais de interação entre calor, água e gelo, criando um ambiente propício para a vida microbiana.

Além disso, sua localização favorece as pesquisas, pois está a leste do que chamam de elevação Tharsis, onde ficam outros vulcões gigantes, sendo uma área rica em minerais hidratados, abrangendo um trecho importante da vida marciana e estando próximo a uma geleira, o que possibilita encontrar água em estado líquido no subsolo.

De onde vem o vulcão?

Porém, ainda há enigmas a revelar sobre o Noctis (assim como em tudo que envolve o planeta vermelho). O primeiro deles é sua origem, pois ainda não se sabe, ao certo, quando surgiu.

Da mesma forma, a estrutura do vulcão mostra erupções de longa data, mas também não há certeza sobre a frequência dessas atividades, nem quando foi a mais recente.

Por fim, tem-se apenas uma noção inicial da composição mineral deste vulcão em Marte, como cinzas, pedra-pomes e tefra (o que, aliás, já demonstra a natureza vulcânica). Entretanto, as equipes ainda devem explorar detalhes sobre a formação e os elementos que a compõem.

Créditos: imagem de fundo: NASA Mars Global Surveyor (MGS) Mars Orbiter Laser Altimeter (MOLA). Anotações por Pascal Lee e Sourabh Shubham 2024

O impacto do vulcão em Marte para a ciência

Como mencionamos, existem outros vulcões em Marte, além do Noctis. Inclusive, nesta mesma área, há outros três que os cientistas conhecem bem: Ascraeus Mons, Pavonis Mons e Arsia Mons.

LEIA MAIS: 5 dicas valiosas que vão deixar o seu Xiaomi mais rápido

No entanto, a descoberta recente pode reescrever a história geológica do planeta, lançando novas perspectivas sobre sua formação e evolução, embasando uma exploração científica aprofundada, sobretudo na busca por sinais de vida.

Embora missões tripuladas a Marte ainda estejam apenas nos planos, a descoberta do Noctis nos aproxima ainda mais desse objetivo.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags:

Recentes

5 itens para modernizar e transformar seu carro antigo

5 itens para modernizar e transformar seu carro antigo

Manter um carro antigo pode ser um desafio, especialmente quando se compara a falta de tecnologia desses veículos com os recursos modernos dos modelos mais recentes. No entanto, não é preciso trocar de carro para aproveitar algumas dessas melhorias. Afinal, com o uso...

iPhone 9 e Windows 9: por que essas versões nunca existiram?

iPhone 9 e Windows 9: por que essas versões nunca existiram?

O tão esperado iPhone 16 finalmente chegou ao mercado. Antes dele, iPhone 15, 14, 13, 12, 11, X, 8… Epa, faltou um 9 aí nessa sequência, né? Curiosamente, a empresa de Steve Jobs não é a única a deixar um sistema com o número 9 de fora de seus lançamentos. Se você...

Pesquisa revela golpes com IA que mais causam preocupação

Pesquisa revela golpes com IA que mais causam preocupação

A expansão do uso da Inteligência Artificial (IA) na criação de ameaças cibernéticas tem gerado grande preocupação entre os principais executivos de segurança da informação. Segundo uma pesquisa recente, realizada pela Team8 e apresentada em seu relatório “2024 CISO...

Amazon lança parcelamento sem cartão de crédito. Saiba como funciona!

Amazon lança parcelamento sem cartão de crédito. Saiba como funciona!

A Amazon acaba de lançar uma modalidade de pagamento: o parcelamento de compras sem cartão de crédito. A novidade, disponível para pedidos de R$ 50 até R$ 10 mil, permite que clientes dividam o valor em até 24 parcelas mensais. Os pagamentos podem ser via Pix ou...

Novo sistema promete detectar incêndios florestais em menos de 20 minutos

Novo sistema promete detectar incêndios florestais em menos de 20 minutos

Uma nova constelação de satélites equipada com inteligência artificial (IA) tem o objetivo de auxiliar na detecção de incêndios florestais ao redor do mundo. A iniciativa, liderada pelo Google Research em parceria com líderes comunitários e especialistas em incêndios,...

X, de Elon Musk, é a Big Tech menos confiável dos EUA, revela pesquisa

X, de Elon Musk, é a Big Tech menos confiável dos EUA, revela pesquisa

O rebranding do Twitter para X, realizado por Elon Musk, tem enfrentado grandes desafios, especialmente no que diz respeito à confiança do público. Uma pesquisa recente conduzida pela empresa All About Cookies, especializada em segurança digital e privacidade online,...

8 funções que o WhatsApp ainda não tem (mas deveria!)

8 funções que o WhatsApp ainda não tem (mas deveria!)

O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado no Brasil e tem funções que, convenhamos, facilitam nossa vida. Mas, como a gente nunca está satisfeito, bem poderia “copiar” recursos de outros aplicativos, né? Aí, sim, ficaria completo! Inclusive, trouxemos algumas funções...