A gente cresceu aprendendo sobre os polos Ártico e Antártico. E, não negue, de vez em quando, você pode até ter se confundido sobre qual era qual. Mas, o que significa Ártico e Antártico? De onde vêm estes nomes?
Antes de mais nada, é importante destacar que os dois nomes invocam imagens de vastas extensões de gelo e céus estrelados. Além disso, são palco de aventuras épicas e explorações históricas, portanto, mais do que meros pontos em um mapa.
LEIA MAIS: Regra das 5 horas: Aprenda a estratégia que Bill Gates usa para melhorar a produtividade
Estes dois polos gelados, habitados por animais que desafiam os ambientes extremos, representam os confins da Terra e os limites da nossa imaginação.
O que significa Ártico e Antártico?
A princípio, os dois nomes se referem às áreas extremas do planeta Terra. Primeiramente, o “ártico” deriva da palavra grega para “urso”. Do ponto de vista geográfico, trata-se do polo Norte e seus arredores. Portanto, consiste em um verdadeiro mosaico de terras que inclui partes da:
- Suécia
- Noruega
- Finlândia
- Rússia
- Alasca
- Canadá
- Groenlândia
- Islândia
- oceano Ártico
Já “Antártico” dá nome ao polo sul, que abrange os territórios mais austrais da superfície terrestre. Um verdadeiro continente em si mesmo, tem o significado de seu nome como “sem urso”.
Desabitada até as primeiras expedições da década de 1821, a Antártida é agora pontilhada com bases científicas. E, além disso, destino de cruzeiros e expedições.
A relação do Ártico e Antártico com as constelações
Então, partindo da etimologia de cada palavra, isso significa que os ursos polares só vivem no norte? Ou seja, não estão presentes no sul?
A princípio, o nome não tem a ver com o animal, mas com as constelações. Dito em outra maneira, para chegar ao Ártico, deve-se guiar pela proximidade com a Ursa Maior e a Ursa Menor. Enquanto isso, para chegar à Antártida, deve-se afastar delas.
A Ursa Maior, uma constelação visível durante todo o ano no hemisfério norte, é conhecida por muitos nomes. Por exemplo, a grande carroça ou o grande cesto.
Sua companheira, a Ursa Menor, compartilha uma semelhança de forma, servindo como um farol para aqueles que navegam pelas latitudes nórdicas.
Diferenças entre os dois polos
Além da distância e posição no globo terrestre, existem outras diferenças entre Ártico e Antártico. Em primeiro lugar, o Ártico é formado, quase em sua totalidade, por água do mar congelada, cercada por terra. A Antártida, por sua vez, é um continente em si mesmo. Ademais, há crosta terrestre abaixo de uma espessa camada de gelo.
Outra diferença tem a ver com a população: no norte, há comunidades indígenas em diferentes lugares. Em contrapartida, a Antártida permaneceu desabitada até a década de 1821, quando foram realizadas as primeiras expedições. Hoje, podem-se encontrar nela algumas bases científicas, inclusive, uma brasileira.
Qual a temperatura do Ártico e da Antártida?
De modo geral, as temperaturas nos polos variam significativamente ao longo do ano, mas podem ser extremas. No Ártico, durante o verão, ocasionalmente atingem níveis surpreendentemente altos para a região.
Por exemplo, um recorde de 38°C foi registrado na cidade russa de Verkhoyansk em junho de 2020, durante uma onda de calor. No entanto, esses eventos são atípicos e as temperaturas médias na estação geralmente ficam bem abaixo disso.
Na Antártida, as temperaturas são consistentemente mais baixas do que no Ártico devido à maior altitude. Além disso, deve-se ao fato de ser um continente coberto por uma camada de gelo. Só para ilustrar, em dezembro, verão no hemisfério sul, a temperatura gira em torno de -10°F (aproximadamente -23°C), com sensação térmica de -26°F (aproximadamente -32°C).
Como os animais vivem em condições tão extremas?
Quando tratamos do significa Ártico e Antártico, mencionamos os ursos polares, né? Mas, afinal, que animais vivem em cada polo? A verdade é que ambos são lares de uma variedade de animais adaptados para sobreviver em condições extremas.
LEIA MAIS: Por que alguns sapos na região Chernobyl mudaram de cor? Entenda essa evolução
Entre suas artimanhas, estão camuflagem, hibernação, pelos e peles espessos, além da migração e sobrevivência em grupo. No Ártico, por exemplo, a fauna inclui:
- Ursos polares
- Morsas
- Narvais
- Raposas do Ártico
- Baleias Beluga
- Lobos do Ártico e Corujas-das-neves
Já na Antártida, os habitantes incluem pinguins imperador, krill, o leopardo-marinho, além das focas de Weddell e caranguejeiras. Ainda, o petrel antártico e baleias, como as orcas.
E aí, conhecia tanto sobre o Ártico e Antártico? Tem vontade de conhecer algum dos polos assim, de pertinho?
0 comentários