Enfim, o Japão deixa de lado o uso de disquetes – Entenda essa história!

por Jéssica Bernardo
| Em 04/02/2024 às 21:30

No cenário da rápida evolução tecnológica, o Japão, conhecido por suas inovações, está passando por uma mudança significativa ao abandonar o uso de disquetes, uma relíquia tecnológica que é considerada por muitos como um item da era passada.

Esta transição não apenas reflete a busca contínua por eficiência e modernização, mas também evidencia a necessidade de adaptação às novas demandas digitais. Entenda porque o Japão tomou essa decisão!

Afinal, disquetes ainda existem?

Se você nasceu depois dos anos 2000, muito provavelmente você nem deve se lembrar do que eram os disquetes. Basicamente, esses dispositivos foram amplamente utilizados como meio de armazenamento de dados, sendo uma parte essencial da revolução tecnológica das décadas de 1990 e 2000. 

LEIA MAIS: Carros elétricos apresentam taxas mais altas de acidentes, diz estudo

No Brasil e em outros países, os disquetes desempenharam um papel vital na transferência e armazenamento de informações, embora sua capacidade fosse limitada e sua confiabilidade questionável.

Ainda assim, apresentavam vantagens como portabilidade e praticidade, mas eram frequentemente afetados por problemas de fragilidade. Em nosso país, dificilmente alguém ainda utiliza disquetes, já que existem soluções mais simples, como a própria nuvem ou os famosos pen drives.

O declínio dos disquetes no Japão

Recentemente, o Japão tomou a decisão de abandonar os disquetes em favor de métodos de armazenamento mais modernos e eficientes. 

Esta mudança foi impulsionada por Taro Kono, chefe da subdivisão do Gabinete da Agência Digital do Japão, que em setembro de 2022, identificou cerca de 1.900 decretos governamentais ainda dependentes de meios de comunicação físicos e desatualizados, o que o levou a pedir a revisão dessas ordens. 

A iniciativa do governo japonês visa aumentar a eficiência dos processos administrativos, bem como a segurança e acessibilidade dos dados.

Dessa forma, ao adotar soluções de armazenamento na nuvem e criptografadas, o Japão não apenas simplifica seus processos burocráticos, mas também reduz os riscos associados à perda ou danos de informações.

LEIA TAMBÉM: 5 ferramentas para você criar vídeos com inteligência artificial

Além disso, a mudança reflete uma postura proativa em relação à adaptação tecnológica, preparando-se para os desafios e oportunidades da era digital.

De certa forma, muitos ainda consideram a iniciativa atrasada, mas, realmente, algumas mudanças burocráticas podem levar tempo. E você, já utilizou disquete?

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

Tags:

Recentes

5 itens para modernizar e transformar seu carro antigo

5 itens para modernizar e transformar seu carro antigo

Manter um carro antigo pode ser um desafio, especialmente quando se compara a falta de tecnologia desses veículos com os recursos modernos dos modelos mais recentes. No entanto, não é preciso trocar de carro para aproveitar algumas dessas melhorias. Afinal, com o uso...

iPhone 9 e Windows 9: por que essas versões nunca existiram?

iPhone 9 e Windows 9: por que essas versões nunca existiram?

O tão esperado iPhone 16 finalmente chegou ao mercado. Antes dele, iPhone 15, 14, 13, 12, 11, X, 8… Epa, faltou um 9 aí nessa sequência, né? Curiosamente, a empresa de Steve Jobs não é a única a deixar um sistema com o número 9 de fora de seus lançamentos. Se você...

Pesquisa revela golpes com IA que mais causam preocupação

Pesquisa revela golpes com IA que mais causam preocupação

A expansão do uso da Inteligência Artificial (IA) na criação de ameaças cibernéticas tem gerado grande preocupação entre os principais executivos de segurança da informação. Segundo uma pesquisa recente, realizada pela Team8 e apresentada em seu relatório “2024 CISO...

Amazon lança parcelamento sem cartão de crédito. Saiba como funciona!

Amazon lança parcelamento sem cartão de crédito. Saiba como funciona!

A Amazon acaba de lançar uma modalidade de pagamento: o parcelamento de compras sem cartão de crédito. A novidade, disponível para pedidos de R$ 50 até R$ 10 mil, permite que clientes dividam o valor em até 24 parcelas mensais. Os pagamentos podem ser via Pix ou...

Novo sistema promete detectar incêndios florestais em menos de 20 minutos

Novo sistema promete detectar incêndios florestais em menos de 20 minutos

Uma nova constelação de satélites equipada com inteligência artificial (IA) tem o objetivo de auxiliar na detecção de incêndios florestais ao redor do mundo. A iniciativa, liderada pelo Google Research em parceria com líderes comunitários e especialistas em incêndios,...

X, de Elon Musk, é a Big Tech menos confiável dos EUA, revela pesquisa

X, de Elon Musk, é a Big Tech menos confiável dos EUA, revela pesquisa

O rebranding do Twitter para X, realizado por Elon Musk, tem enfrentado grandes desafios, especialmente no que diz respeito à confiança do público. Uma pesquisa recente conduzida pela empresa All About Cookies, especializada em segurança digital e privacidade online,...

8 funções que o WhatsApp ainda não tem (mas deveria!)

8 funções que o WhatsApp ainda não tem (mas deveria!)

O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado no Brasil e tem funções que, convenhamos, facilitam nossa vida. Mas, como a gente nunca está satisfeito, bem poderia “copiar” recursos de outros aplicativos, né? Aí, sim, ficaria completo! Inclusive, trouxemos algumas funções...