O celular, hoje, é um dos itens mais importantes da vida pessoal e profissional de qualquer pessoa. Por isso, dá um certo desespero quando a gente perde ou até tem o aparelho furtado! Sendo assim, é muito importante tomar medidas para protegê-lo nestas situações. E, sobretudo, saber como rastrear o celular, seja iPhone ou Android.
Mas, por que ativar um recurso de rastreamento? Principalmente para localizar seu aparelho, bloqueá-lo remotamente e até mesmo apagar os dados. Isso vale inclusive quando o smartphone está desligado ou sem internet.
Então, confira 8 formas de rastrear o seu celular que, de repente, você nem conhecia!
Como rastrear o celular desligado ou sem internet?
Seja em caso de roubo ou perda, é possível localizar seu aparelho, mesmo que esteja sem rede ou bateria. Veja como fazer em cada uma das situações:
Celulares desligados
Inicialmente, os modelos a partir do iPhone 11, podem ser rastreados por até 24 horas após o desligamento. Isso é possível graças à tecnologia de localização Bluetooth que esses aparelhos possuem.
Os celulares Samsung também enviam a última localização conhecida antes do desligamento, o que serve para rastreá-lo. Quem tem aparelhos Google, no entanto, ainda não possuem opção.
Celulares sem internet
Também dá para rastrear o celular mesmo que ele esteja sem internet. No sistema iOS, basta acessar a opção “Buscar iPhone offline”, que utiliza o crowdsourcing para localizar o aparelho. Ou seja, sempre que outro dispositivo Apple estiver próximo do celular desligado, envia a localização para o servidor.
Além disso, os celulares Samsung possuem tecnologias Bluetooth e Galaxy Find Network para rastreamento offline. Por fim, o Google oferece a opção “Armazenar Localização Recente”.
O recurso, de modo geral, registra a última localização do celular mesmo sem conexão com a internet. Essa informação serve sobretudo para rastrear o aparelho quando alguém o ligar novamente.
Rastrear um celular resetado ou com GPS desligado
Se o problema for um aparelho sem GPS ou resetado, ainda há formas de localizá-lo. Celulares iPhone com iOS 15 ou superior, bem como Xiaomi, por exemplo, permitem rastrear o dispositivo mesmo após um reset.
Google e Samsung, por outro lado, ainda não disponibilizam essa opção. O que não significa, entretanto, jamais poder localizar o smartphone. Neste caso, o que se tem a fazer é:
- Triangulação de antenas das torres de telefonia celular para determinar a localização aproximada
- Tecnologia StingRays para que as autoridades rastreiem celulares mesmo que eles estejam off
- Bluetooth para rastrear celulares conectados a outros dispositivos Bluetooth
- Redes Wi-Fi públicas
Rastrear o celular pelo IMEI
Você sabia que seu celular tem um IMEI (International Mobile Equipment Identity)? Trata-se de um código único atribuído a cada aparelho, como se fosse um número de identidade.
E justamente com ele você pode rastreá-lo caso perca ou sofra um furto. Se ainda não sabe onde encontrar o IMEI do celular, basta:
- Verificar a caixa original do aparelho
- Consultar a nota fiscal de compra
- Acessar o site da fabricante (no caso de iPhones)
- Utilizar o Gerenciador de Aplicativos do Google (para dispositivos Android)
Com o IMEI em mãos, entre em contato com a polícia e, em seguida, solicite o rastreamento do seu celular.
Rastrear pelo WhatsApp
Outra forma de rastrear o celular, seja iPhone ou Android, é pelo WhatsApp. Lembra que o app permite o compartilhamento da localização em tempo real com um contato específico? Então, basta pedir a um contato de confiança que compartilhe sua localização com você para ativar o rastreamento.
Veja como fazer:
- Primeiro, abra uma conversa com o contato desejado
- Em seguida, toque no ícone de anexo e, depois, selecione “Localização”
- Escolha a opção “Compartilhar Localização Atual” e opte por uma das durações do compartilhamento
Assim, você poderá rastrear seu celular por meio do mapa dentro da conversa.
Recursos específicos do fabricante também te ajudam a rastrear o celular
Daqui a pouco, a gente vai falar das opções nativas oferecidas pela Apple e Android para rastrear o celular. No entanto, alguns fabricantes também disponibilizam recursos específicos para isso. Por exemplo:
- Samsung: o serviço “Find My Mobile” permite localizar o aparelho, bloqueá-lo remotamente, emitir sons de alerta e até mesmo fazer backup dos dados
- Xiaomi: o “Mi Cloud” oferece recursos semelhantes
Rastrear Android com o “Encontre meu Dispositivo” do Google:
Se seu aparelho é do sistema operacional Android, pode rastrear o celular perdido ou roubado pelo serviço “Encontre meu Dispositivo” do Google. Entre as funcionalidades do recurso, estão:
- Localização em tempo real
- Bloqueio
- Emissão dos sons de alerta, ainda que esteja no silencioso
- Apagar os dados do dispositivo
Para utilizar o “Encontre meu Dispositivo”, você pode acessar o site do Google ou por meio de outro dispositivo Android vinculado à mesma conta. Entretanto, para isso funcionar, é preciso ter uma conta Google vinculada ao aparelho.
Rastrear o celular iPhone com o app “Buscar”
Por fim, como todo mundo deve saber, o aplicativo “Buscar”, desenvolvido pela Apple, é um parceiro quando precisa localizar um aparelho. Só para ter uma ideia, dá para localizar o dispositivo perdido ou roubado por meio de GPS.
Além disso, emitir alertas sonoros mesmo quando está no modo silencioso, acionar a tela de bloqueio remotamente e apagar os dados do dispositivo para proteger sua privacidade.
Para utilizar, basta acessá-lo via outro dispositivo Apple vinculado à mesma conta iCloud. Em seguida, selecionar o dispositivo desejado na lista. O aplicativo mostra a localização atual do celular e oferece opções adicionais de segurança.
Viu só como não precisa desesperar? Caso perca ou tenha um aparelho furtado, tente rastrear o celular com uma destas dicas! Mas, a gente espera mesmo é que você nunca precise usar nenhuma delas, né?
0 comentários