8 formas de rastrear um celular roubado ou perdido em Android e iPhone

por Luciana Gomides
| Em 02/02/2024 às 19:18

O celular, hoje, é um dos itens mais importantes da vida pessoal e profissional de qualquer pessoa. Por isso, dá um certo desespero quando a gente perde ou até tem o aparelho furtado! Sendo assim, é muito importante tomar medidas para protegê-lo nestas situações. E, sobretudo, saber como rastrear o celular, seja iPhone ou Android.

Mas, por que ativar um recurso de rastreamento? Principalmente para localizar seu aparelho, bloqueá-lo remotamente e até mesmo apagar os dados. Isso vale inclusive quando o smartphone está desligado ou sem internet.

Então, confira 8 formas de rastrear o seu celular que, de repente, você nem conhecia!

Como rastrear o celular desligado ou sem internet?

Seja em caso de roubo ou perda, é possível localizar seu aparelho, mesmo que esteja sem rede ou bateria. Veja como fazer em cada uma das situações:

Celulares desligados

Inicialmente, os modelos a partir do iPhone 11, podem ser rastreados por até 24 horas após o desligamento. Isso é possível graças à tecnologia de localização Bluetooth que esses aparelhos possuem.

Os celulares Samsung também enviam a última localização conhecida antes do desligamento, o que serve para rastreá-lo. Quem tem aparelhos Google, no entanto, ainda não possuem opção.

Celulares sem internet

Também dá para rastrear o celular mesmo que ele esteja sem internet. No sistema iOS, basta acessar a opção “Buscar iPhone offline”, que utiliza o crowdsourcing para localizar o aparelho. Ou seja, sempre que outro dispositivo Apple estiver próximo do celular desligado, envia a localização para o servidor.

Além disso, os celulares Samsung possuem tecnologias Bluetooth e Galaxy Find Network para rastreamento offline. Por fim, o Google oferece a opção “Armazenar Localização Recente”.

O recurso, de modo geral, registra a última localização do celular mesmo sem conexão com a internet. Essa informação serve sobretudo para rastrear o aparelho quando alguém o ligar novamente.

Rastrear um celular resetado ou com GPS desligado

Se o problema for um aparelho sem GPS ou resetado, ainda há formas de localizá-lo. Celulares iPhone com iOS 15 ou superior, bem como Xiaomi, por exemplo, permitem rastrear o dispositivo mesmo após um reset.

Google e Samsung, por outro lado, ainda não disponibilizam essa opção. O que não significa, entretanto, jamais poder localizar o smartphone. Neste caso, o que se tem a fazer é:

  • Triangulação de antenas das torres de telefonia celular para determinar a localização aproximada
  • Tecnologia StingRays para que as autoridades rastreiem celulares mesmo que eles estejam off
  • Bluetooth para rastrear celulares conectados a outros dispositivos Bluetooth
  • Redes Wi-Fi públicas

Rastrear o celular pelo IMEI

Você sabia que seu celular tem um IMEI (International Mobile Equipment Identity)? Trata-se de um código único atribuído a cada aparelho, como se fosse um número de identidade.

E justamente com ele você pode rastreá-lo caso perca ou sofra um furto. Se ainda não sabe onde encontrar o IMEI do celular, basta:

  • Verificar a caixa original do aparelho
  • Consultar a nota fiscal de compra
  • Acessar o site da fabricante (no caso de iPhones)
  • Utilizar o Gerenciador de Aplicativos do Google (para dispositivos Android)

Com o IMEI em mãos, entre em contato com a polícia e, em seguida, solicite o rastreamento do seu celular.

Rastrear pelo WhatsApp

Outra forma de rastrear o celular, seja iPhone ou Android, é pelo WhatsApp. Lembra que o app permite o compartilhamento da localização em tempo real com um contato específico? Então, basta pedir a um contato de confiança que compartilhe sua localização com você para ativar o rastreamento.

Veja como fazer:

  • Primeiro, abra uma conversa com o contato desejado
  • Em seguida, toque no ícone de anexo e, depois, selecione “Localização”
  • Escolha a opção “Compartilhar Localização Atual” e opte por uma das durações do compartilhamento

Assim, você poderá rastrear seu celular por meio do mapa dentro da conversa.

Recursos específicos do fabricante também te ajudam a rastrear o celular

Daqui a pouco, a gente vai falar das opções nativas oferecidas pela Apple e Android para rastrear o celular. No entanto, alguns fabricantes também disponibilizam recursos específicos para isso. Por exemplo:

  • Samsung: o serviço “Find My Mobile” permite localizar o aparelho, bloqueá-lo remotamente, emitir sons de alerta e até mesmo fazer backup dos dados
  • Xiaomi: o “Mi Cloud” oferece recursos semelhantes

Rastrear Android com o “Encontre meu Dispositivo” do Google:

Se seu aparelho é do sistema operacional Android, pode rastrear o celular perdido ou roubado pelo serviço “Encontre meu Dispositivo” do Google. Entre as funcionalidades do recurso, estão:

  • Localização em tempo real
  • Bloqueio
  • Emissão dos sons de alerta, ainda que esteja no silencioso
  • Apagar os dados do dispositivo

Para utilizar o “Encontre meu Dispositivo”, você pode acessar o site do Google ou por meio de outro dispositivo Android vinculado à mesma conta. Entretanto, para isso funcionar, é preciso ter uma conta Google vinculada ao aparelho.

Rastrear o celular iPhone com o app “Buscar”

Por fim, como todo mundo deve saber, o aplicativo “Buscar”, desenvolvido pela Apple, é um parceiro quando precisa localizar um aparelho. Só para ter uma ideia, dá para localizar o dispositivo perdido ou roubado por meio de GPS.

Além disso, emitir alertas sonoros mesmo quando está no modo silencioso, acionar a tela de bloqueio remotamente e apagar os dados do dispositivo para proteger sua privacidade.

Para utilizar, basta acessá-lo via outro dispositivo Apple vinculado à mesma conta iCloud. Em seguida, selecionar o dispositivo desejado na lista. O aplicativo mostra a localização atual do celular e oferece opções adicionais de segurança.

Viu só como não precisa desesperar? Caso perca ou tenha um aparelho furtado, tente rastrear o celular com uma destas dicas! Mas, a gente espera mesmo é que você nunca precise usar nenhuma delas, né?

  • Escrito por:

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários