Em 2023, a montadora chinesa BYD ultrapassou a Tesla, tornando-se líder de mercado. A marca chinesa alcançou a impressionante venda de mais de 3 milhões de veículos elétricos e híbridos plug-in, superando a Tesla no último trimestre com 526.409 unidades vendidas, em comparação com as 484.507 da empresa americana.
Crescimento e participação da China
Este avanço da BYD é resultado de uma série de fatores estratégicos e do apoio governamental. A China, buscando consolidar-se como uma potência na produção de veículos elétricos, aproveitou seu grande mercado interno e adotou uma abordagem diferente neste segmento.
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Os investimentos em infraestrutura e os subsídios governamentais foram um dos focos que levaram ao crescimento da BYD, tanto no cenário nacional quanto no internacional.
A Tesla, apesar de manter a liderança no acumulado anual com a venda de 1,8 milhões de unidades – impulsionadas pelo lançamento do Cybertruck – vê a BYD se aproximando rapidamente.
A montadora chinesa, com 1,5 milhões de carros elétricos vendidos, um aumento de 73% em relação a 2022, e 1,4 milhões de unidades híbridas, reforça sua posição como uma das principais empresas de tecnologia verde do mundo.
No Brasil, a BYD se destaca ainda mais, liderando as vendas com 6657 unidades até novembro, equivalente a 50% do total do mercado nacional. Seu sucesso é parcialmente atribuído à estratégia de preços acessíveis, pressionando outras fabricantes, inclusive a Tesla, a reduzirem seus preços, especialmente na China.
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A expansão da BYD vai além das vendas de veículos. A empresa está estabelecendo sua primeira fábrica na América do Sul, em Camaçari, Bahia. Este complexo, focado na produção de componentes para veículos elétricos e híbridos, representa uma conquista significativa na globalização da BYD.
Lnaçada no ano passado, a fábrica tem previsão de início das operações entre o final deste ano e o início de 2025, marcando uma nova era para a indústria automobilística do continente.
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