O Laboratório de Inteligência Artificial em Design (AiDLab), uma colaboração entre a Universidade Politécnica de Hong Kong e o Royal College of Art do Reino Unido, está na vanguarda do desenvolvimento de tecidos inteligentes. Estes materiais combinam a inteligência artificial (IA) e design, buscando mudar a maneira como criamos e interagimos com materiais têxteis.
Desenvolvimento de tecido inteligente
O AiDLab é um pioneiro na integração da IA com o design, concentrando-se em pesquisas interdisciplinares centradas no ser humano, fornecendo soluções para questões globais atuais usando IA e designs inovadores.
O laboratório situado em Hong Kong desenvolveu um tecido inteligente que tem a capacidade de mudar de cor por meio do uso da IA. Este tecido é tricotado com fibras ópticas poliméricas e fios à base de fibras têxteis, oferecendo uma variedade de tonalidades diferentes.
A mudança de cor é controlada por gestos simples, como um polegar para cima para acionar o azul ou um sinal de coração para o rosa. Algoritmos de IA são responsáveis por interpretar esses gestos e realizar as mudanças de cor.
Características e aplicações do tecido inteligente
O desenvolvimento desse material tem por trás uma preocupação de sustentabilidade ambiental. Isso porque os usuários podem personalizar as cores do tecido usando um aplicativo de smartphone, de modo que uma pessoa pode utilizar a mesma roupa diversas vezes, porém com cores totalmente diferentes.
Ainda na área de sustentabilidade, o tecido é destacado por ser tanto reciclável quanto confortável.
Atualmente, este tecido está em exibição em várias instalações em Hong Kong, com perspectivas de eventual comercialização, mas ainda sem nenhuma previsão para chegar ao mercado.
Você pode conferir uma prévia do material no vídeo liberado pela AiDLab:
0 comentários