A gente já falou por aqui de tudo o que a Apple apresentou na WWDC 2024, inclusive as novidades do iOS 18. O sistema operacional trouxe diversos recursos que vão enriquecer a experiência de usuários do iPhone e dos demais aparelhos que o utilizam. No entanto, muitos deles já são familiares para quem tem dispositivos Android.
Será que o iOS 18 se inspirou no Android ao trazer estas funcionalidades que já existiam no sistema do Google?
LEIA MAIS: 4 recursos do Android que te ajudam a evitar distrações
9 novidades do iOS 18 que o Android já possuía
Personalização de cores de ícones
O Android 12 introduziu um sistema de cores dinâmicas que permite alterar os tons dos ícones para combinar com o papel de parede. Entre as novidades do iOS 18 está também oferecer essa opção. Assim, disponibiliza uma estética mais harmoniosa para os usuários de iPhone.
Esconder aplicativos
Esse recurso é semelhante ao de Pasta Segura do Android. Com o iOS18 os usuários poderão ocultar aplicativos da tela inicial para que outras pessoas curiosas não possam vê-los. Os app selecionados ficarão em uma pasta oculta bloqueada que precisará de autenticação para ser acessada.
Atalho personalizado na tela de bloqueio
A personalização da tela de bloqueio é outra área onde o iOS 18 se inspirou no Android. Usuários agora podem substituir os atalhos da lanterna e da câmera por outras ações. Ou, ainda, removê-los completamente para uma aparência mais limpa.
Mas, celulares Samsung, por exemplo, já ofereciam essa funcionalidade em versões anteriores do One UI.
Uma das novidades do iOS 18 é IA integrada
A inteligência artificial tem sido um destaque no Android, sobretudo com o lançamento do Galaxy S24 e seu pacote Galaxy AI. Este, por exemplo, inclui:
- ferramentas para resumir textos
- edição avançada de fotos
- tradução de conversas em tempo real
Agora, o iOS 18 introduziu o Apple Intelligence, um pacote similar de IA generativa. No entanto, diferentemente da Samsung, a Apple limitou o recurso aos modelos mais novos, como o iPhone 17 Pro, priorizando o processamento de dados no dispositivo.
Tela inicial personalizável
Desde o início, o Android permite uma flexibilidade impressionante na personalização da tela inicial. Dá para posicionar ícones e widgets em praticamente qualquer lugar, o que dá uma experiência altamente customizável.
Com o iOS 18, a Apple finalmente adotou uma abordagem similar. Agora, é possível alocar atalhos em qualquer espaço da tela. Isso oferece mais liberdade para organizar a tela inicial de acordo com as preferências individuais.
Modo de Jogo para melhor desempenho
O recurso já disponível há um tempo no MacOS agora chega para o iOS. Ativando essa função, o aparelho concentrará o poder de processamento para ter um melhor desempenho no jogo. Além disso, ele conseguirá uma menor latência na comunicação com acessórios sem fio.
Para alcançar esses objetivos, o sistema reduzirá as atividades em segundo plano.
Autenticação para acessar aplicativos
Segurança é uma prioridade para qualquer usuário de smartphone. Por isso, seguindo os passos de marcas como Xiaomi e Samsung, o iOS 18 agora inclui uma ferramenta nativa para proteger aplicativos com senha. A princípio, usando Face ID ou Touch ID, dá para impedir o acesso não autorizado a aplicativos específicos.
LEIA MAIS: Seu iPhone vai receber o novo iOS 18? Veja a lista de dispositivos compatíveis!
Categorização de e-mails
A categorização de e-mails é uma funcionalidade que o Gmail oferece desde 2010. Com as novidades do iOS 18, o aplicativo nativo de e-mails da Apple, Mail, também permitirá a organização de mensagens em categorias. Por exemplo, urgentes, recibos de compras e ofertas.
De modo geral, essa atualização facilita a gestão da caixa de entrada e agiliza a leitura de e-mails.
Suporte ao RCS
O RCS (Rich Communication Services) é um protocolo de comunicação que melhora a troca de mensagens entre dispositivos diferentes. Embora o Android tenha adotado o RCS há alguns anos, o iOS 18 finalmente implementou o suporte a esse protocolo.
Isso significa que as conversas entre dispositivos iOS e Android terão menos problemas de compatibilidade. Assim, substitui os antigos protocolos SMS e MMS.
E aí, consegue reconhecer algum recurso do Android entre as novidades do iOS 18 ou acha que é só especulação?