As redes sociais mudaram a forma como nos comunicamos e compartilhamos informações, porém, com esta conveniência, surgem alguns riscos para a privacidade e segurança. Destacamos sete aspectos importantes que você deve evitar compartilhar nas redes sociais para se proteger.
1. Planos de viagem
Compartilhar seus planos de viagem em tempo real pode parecer uma forma de compartilhar a sua alegria, mas na realidade, é um convite aberto para ladrões.
Ao divulgar sua ausência de casa, você potencialmente aumenta o risco de furtos. Caso não tenha ninguém na sua residência durante a sua viagem, a recomendação é compartilhar suas experiências apenas após o retorno, garantindo que sua casa não seja um alvo fácil.
2. Dados de localização
Aplicativos de mídia social frequentemente rastreiam e permitem compartilhar a sua localização. Desativar esses recursos é importante para proteger sua localização física. Além disso, a exclusão de metadados de fotos, antes de enviá-la para alguém, é uma prática segura, evitando a divulgação inadvertida de informações de localização.
Aos amantes de viagem, evite também compartilhar fotos do seu cartão de embarque, pois ele fornece dados detalhados da sua viagem.
3. Informações pessoais
Compartilhar informações como data de nascimento completa, fotos de documentos pessoais, ou detalhes de contas bancárias pode abrir caminho para roubo de identidade. Mantenha essas informações longe das redes sociais para evitar acesso não autorizado às suas contas e identidade.
4. Queixas pessoais e desabafos públicos
Expressar frustrações sobre trabalho, família ou amigos nas redes sociais pode não apenas causar constrangimento, mas também trazer consequências profissionais negativas.
É fundamental ter com quem desabafar, para o seu próprio bem-estar, porém o melhor é optar por canais privados para desabafos, mantendo sua imagem pública intacta.
5. Evidências auto-incriminatórias
Postagens que podem ser ligadas a atividades ilegais, mesmo que em tom de brincadeira, podem trazer sérias consequências com a lei. Evite compartilhar qualquer coisa que possa ser interpretada como evidência de comportamento ilegal.
Lembre-se de que as redes sociais, muitas vezes, não oferecem os contextos completos das publicações, e uma postagem potencialmente polêmica pode gerar uma repercussão negativa fora do controle.
6. Não exponha os seus bens de valor
Por mais tentador que seja compartilhar a alegria de aquisições de alto valor, como eletrônicos, joias ou veículos, isso pode atrair a atenção indesejada de ladrões. Além disso, pode gerar sentimentos de inveja ou inadequação entre seus contatos.
Há ainda uma possibilidade igualmente desagradável: conhecidos podem te procurar para buscar ajuda financeira por acreditarem que você está com muito dinheiro na conta.
7. Conselhos pessoais
Oferecer conselhos médicos, legais ou financeiros nas redes sociais pode ser perigoso, já que você não possui todas as informações necessárias. Direcione as pessoas para procurarem profissionais qualificados para tais questões. Reconheça a sua responsabilidade.