A ferramenta de ĂĄrea de transferĂȘncia do Windows nĂŁo se resume a apenas copiar e colar (o famoso CTRL+C CTRL+V). Ela oferece funcionalidades que podem tornar o seu fluxo de trabalho mais ĂĄgil, com a vantagem de jĂĄ vir incorporada ao sistema da Microsoft. A seguir, vamos te mostrar como aproveitar melhor os recursos do clipboard do Windows.
1. Acesse o histĂłrico da ĂĄrea de transferĂȘncia
A primeira dica Ă© ativar o histĂłrico da ĂĄrea de transferĂȘncia. Isso vai permitir que vocĂȘ acesse uma lista dos itens copiados recentemente, o que vai facilitar o acesso a conteĂșdos antigos sem precisar copiĂĄ-los novamente. Siga os passos abaixo para ativĂĄ-lo:
- Abra as ConfiguraçÔes do Windows: Pressione Windows + I para abrir as ConfiguraçÔes.
- Acesse a seção de Ărea de TransferĂȘncia: No menu lateral, vĂĄ atĂ© Sistema e, em seguida, clique em Ărea de TransferĂȘncia.
- Ative o histĂłrico da Ărea de TransferĂȘncia: Na seção HistĂłrico da Ărea de TransferĂȘncia, alterne o botĂŁo para a posição Ativado.
- Acesse o HistĂłrico: Com o recurso ativado, vocĂȘ pode acessar o histĂłrico da ĂĄrea de transferĂȘncia a qualquer momento pressionando Windows + V. Uma janela pop-up serĂĄ exibida com os itens copiados recentemente, e vocĂȘ pode colar ou fixar os que deseja manter.
Feito isso, vocĂȘ poderĂĄ aproveitar as demais dicas a seguir!
LEIA MAIS:Â 10 truques do Google Agenda que vĂŁo facilitar sua vida
2. Cole texto sem formatação
Quando vocĂȘ copia um texto, o Windows mantĂ©m sua formatação original, o que pode gerar inconsistĂȘncias na aparĂȘncia de documentos ou mensagens. Para resolver isso, o Windows permite colar o texto sem a formatação da origem.
Basta pressionar Windows + V para abrir o histĂłrico da ĂĄrea de transferĂȘncia e selecionar a opção de colar como texto simples. Esse recurso facilita a coleta de informaçÔes de vĂĄrias fontes sem criar uma aparĂȘncia confusa.
3. Mantenha a ĂĄrea de transferĂȘncia organizada
O Windows armazena atĂ© 25 itens temporĂĄrios na ĂĄrea de transferĂȘncia. PorĂ©m, o excesso pode dificultar a localização de conteĂșdos especĂficos. EntĂŁo, para otimizar o uso, remova itens desnecessĂĄrios regularmente. Para isso, apĂłs abrir o histĂłrico, basta clicar no menu de trĂȘs pontos ao lado de cada entrada e selecionar a opção de exclusĂŁo.
VocĂȘ tambĂ©m pode usar a opção Limpar Tudo para limpar todo o histĂłrico, mantendo apenas os itens fixados.
LEIA TAMBĂM:Â O que fazer se cair num golpe na internet? E como se prevenir!
4. Sincronize a ĂĄrea de transferĂȘncia entre dispositivos
UsuĂĄrios de Windows 10 e 11 tĂȘm a opção de sincronizar o histĂłrico da ĂĄrea de transferĂȘncia entre dispositivos conectados Ă mesma conta Microsoft. Com isso, Ă© possĂvel copiar um conteĂșdo em um dispositivo e colĂĄ-lo em outro, sem precisar de e-mails ou mensagens para transferir notas.
Para ativar essa função, vĂĄ em ConfiguraçÔes > Sistema > Ărea de TransferĂȘncia e habilite a opção “Compartilhar entre dispositivos“. Em smartphones Android, Ă© possĂvel ativar a sincronização ao usar o teclado Microsoft SwiftKey.
5. Fixe itens frequentemente utilizados
Se vocĂȘ copia e cola o mesmo conteĂșdo com frequĂȘncia â como endereços de e-mail, links ou trechos de texto â pode fixar esses itens na ĂĄrea de transferĂȘncia para acesso rĂĄpido. Para isso, copie o item desejado, pressione Win + V para abrir o histĂłrico e clique no Ăcone de alfinete ao lado do item. Fixado, ele permanecerĂĄ disponĂvel mesmo apĂłs limpar o histĂłrico ou reiniciar o dispositivo.
0 comentĂĄrios