5 descobertas científicas que estabeleceram novos recordes em 2023

por Jéssica Bernardo
| Em 16/01/2024 às 11:40

Surgiram novos recordes em 2023 que surpreenderam o meio científico, trazendo foco para aspectos intrigantes de nossos antepassados, do planeta Terra e de suas criaturas. Se você gosta de conhecer curiosidades, continue a leitura e entenda detalhes sobre 5 novas descobertas incríveis!

Tudo sobre os novos recordes em 2023

Ao contrário do que muitos imaginam, os recordes não precisam estar ligados apenas aos seres humanos e seus extremos, já que existem muitas condições diversas, na história ou no planeta, por exemplo, que também podem ser incomuns e merecem destaque. Conheça os novos recordes em 2023 no meio científico:

Sono dos elefantes-marinhos:

Em primeiro lugar, vamos destacar o surpreendente padrão de sono dos elefantes-marinhos do norte. Em suas extensas viagens de caça no mar, esses animais podem cochilar por menos de 20 minutos por vez, totalizando uma média de apenas duas horas de sono por dia.

Desse modo, o fenômeno desafia as normas do reino animal, rivalizando com os elefantes africanos pelo título de mamífero que dorme menos, já que os cientistas da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, descobriram que a espécie também dorme pouco, cerca de duas horas por dia, podendo ficar mais de 40 horas acordados em períodos específicos.

Garras rápidas dos camarões jovens:

Contrariando as características dos camarões adultos conhecidos por sua notável velocidade, vídeos de alta velocidade revelaram que os filhotes da espécie conseguem estalar suas garras a uma aceleração surpreendente, atingindo cerca de 600 km/s².

Essa aceleração, cerca de 20 vezes mais rápida do que a observada nos camarões mais velhos, coloca em evidência a extraordinária capacidade dos camarões jovens, equiparando a aceleração de suas garras à de uma bala de 9 milímetros disparada de uma arma.

Animal mais pesado do mundo:

Entre os novos recordes em 2023, surge o potencial campeão dos pesos pesados do reino animal. Uma baleia que, infelizmente, já está extinta, batizada como Perucetus Colossus, é apontada por análises de fósseis encontradas no Peru como um gigante que poderia ter pesado até 340 toneladas métricas, aproximadamente o dobro do peso das baleias-azuis que conhecemos.

Estima-se que esse poderoso mamífero tenha percorrido as águas há cerca de 39 milhões de anos, entretanto, permanece um mistério o que teria sido sua fonte de alimentação para sustentar tamanho peso.

Lugar mais ensolarado da Terra:

Agora, falando sobre o nosso planeta, o título de lugar mais ensolarado da Terra é atribuído ao planalto Altiplano, situado no deserto chileno do Atacama.

Aos visitantes desta região de elevada altitude, recomenda-se o uso de MUITO protetor solar, pois ela recebe uma média de 308 W de luz solar por metro quadrado, estabelecendo-se como o local com a luz solar mais intensa em todo o planeta.

Primeiros cavaleiros do mundo:

Você já ouviu falar do povo Yamnaya? Bom, segundo evidências, surge a possibilidade dele ter sido o primeiro grupo de cavaleiros do mundo, cavalgando já por volta de 3.000 a.C., séculos antes das primeiras representações conhecidas de passeios a cavalo.

A evidência está nos esqueletos de Yamnaya encontrados em locais como Romênia, Bulgária e Hungria, os quais exibem indicadores reveladores da atividade, tais como marcas nos ossos do fêmur e da pélvis, sugerindo práticas de montaria, assim como danos vertebrais que podem ser atribuídos a quedas durante o manejo de cavalos.

  • Jéssica Bernardo

    Escrito por:

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários