Você sabia que o Brasil é um dos países que mais usam celular em todo o mundo? Só para ilustrar, os brasileiros passam mais de 9 horas nas telas, segundo o Portal Insigths. Desse pessoal todo, mais pessoas vêm adquirindo smartphones da Apple, conforme mostra uma pesquisa da Opinion Box. Os resultados apontam aumento de 3% no número de pessoas usuárias em 2023. Isso se dá, dentre outros fatores, pela durabilidade dos aparelhos, além de funcionalidades e recursos exclusivos.
Um exemplo disso são alguns aplicativos que só tem no iPhone, como os que listamos abaixo.
Photomator
Vamos começar pela IA (novidade, né?)! Um dos aplicativos que só tem no iPhone é o Photomator. Trata-se de um editor de fotos com uma série de recursos para retoque e aprimoramento. Por exemplo, seleções automáticas por IA, ajustes de cor, edição em lote e remoção de objetos. Tem versões paga e gratuita, sendo que esta permite exportar três imagens por vez.
LEIA MAIS: 7 dicas para identificar apps seguros e não cair em uma furada
Apple Maps
Como o próprio nome já sugere, o Apple Maps só está disponível no sistema operacional iOS. Concorrente do Google Maps, tem recursos similares, como rotas detalhadas para cada meio de locomoção e comércios próximos. Mas, a plataforma de localização traz novos recursos a cada atualização.
Para exemplificar, na mais recente, incluiu download dos mapas e itinerários para o usuário acessar quando estiver sem conexão.
iTunes
Assim como o anterior, o iTunes só está disponível pela Apple Store. Desde a atualização mais recente, vem instalado com o macOS atual. Além disso, entre as outras funcionalidades disponíveis, conta com podcasts, programas de TV, músicas, filmes, bem como transmissão e reprodução online.
GarageBand
O GarageBand é um aplicativo gratuito que, praticamente, faz do smartphone um estúdio de gravação completo. Por exemplo, permite a criação de músicas com diferentes instrumentos, além de baixar sons adicionais e conectar instrumentos reais. Além disso, o usuário tem controle total sobre a mixagem por meio da automação de volume e drummers. Por isso, é uma boa opção para músicos que queiram compartilhar suas criações.
iMovie
Para as pessoas cineastas de plantão, o iMovie é um dos aplicativos que só tem no iPhone. Gratuitamente, a ferramenta oferece uma interface simples e intuitiva para criação e edição de filmes. Um dos diferenciais é a possibilidade de desenvolver projetos personalizados, graças à disponibilidade de inserir legendas, transições, bem como mais de 130 trilhas sonoras ajustáveis.
Adobe Fresco também é um dos aplicativos que só tem no iPhone
Se é para estimular sua arte, já viu que os apps do iPhone têm diversas opções, né? No caso do Adobe Fresco, artistas digitais conseguem criar, gratuitamente, suas obras de pintura e desenho. E vale tanto para iniciantes quanto profissionais.
Suas ferramentas incluem, por exemplo, uma grande variedade de cores e pincéis, além de animação. Quando terminar, ainda dá para compartilhar todo o processo em vídeo.
Lake: Livros de colorir
Mas, caso queira experimentar algo além do Adobe Fresco, tem a opção do Lake. Com opções paga e gratuita, o app de colorir para iPhone oferece, entre seus recursos, ferramentas diferenciadas, paletas de cores e diversas ilustrações de artistas. Assim, dá para criar efeitos de sombra e mistura.
Vale lembrar que, embora a versão gratuita seja bem ampla, a pessoa tem acesso a mais modelos com a premium.
Freeform
O Freeform é um dos aplicativos que só tem no iPhone ideais para aumentar a sua produtividade. A ferramenta é gratuita e, entre seus recursos, permite ao usuário criar mapas mentais e painéis semânticos. Além disso, tem ferramentas para adicionar imagens, textos, vídeos e áudios, como se fosse um mural digital. Depois, ainda pode escanear e compartilhar os projetos.
Sky Guide
Que tal acompanhar eventos astronômicos em tempo real? Ou saber exatamente quando uma estação espacial vai passar sobre o lugar onde você está? Tudo isso é possível com o Sky Guide, app que, além destes recursos, ainda facilita a identificação de corpos celestes e o rastreamento de satélites.
Para acessar, dá para usar tanto o Wi-Fi quanto GPS; ou seja, também funciona offline. Tem versões paga e gratuita.
LEIA MAIS: 4 truques para melhorar as recomendações nos streamings de vídeo
O Bear é como um diário digital
Mais uma opção de app gratuito, o Bear é como um bloco de anotações para iPhone. Nele, você pode, por exemplo, capturar e organizar ideias, tabelas e listas de forma segura. Entre suas funcionalidades, há o rascunho de ideias, integração com a Siri, tags personalizadas e temas variados. Assim, é perfeito para pessoas de todas as funções, desde escritores a estudantes, bem como pais, mães e responsáveis.
Então, você usa algum dos aplicativos que listamos acima? Qual é o seu favorito? Conte para a gente!