Desde o ano passado, as empresas têm considerado cada vez mais a utilização da inteligência artificial para aprimorar seus projetos. De acordo com uma pesquisa da Deloitte, em 2023, 7 em cada 10 empresas já estavam pensando em integrar seus negócios à IA. Uma dessas empresas pode ter sido uma montadora de carros! Afinal, será possível acessar o ChatGPT nos carros da Volkswagen.
Como funcionará a integração com o ChatGPT?
A Volkswagen aproveitou a Consumer Electronics Show (CES) nos Estados Unidos para anunciar sua grande novidade para o ano de 2024. A partir deste ano, será possível acessar o ChatGPT diretamente do seu veículo enquanto dirige. Segundo o anúncio, os veículos elétricos da montadora serão os primeiros a receber a funcionalidade, como o ID.3, ID.4, ID.6 e ID.7.
LEIA MAIS: Futuro da IA: Especialista prevê período difícil e de estagnação em 2024
Mas como será feita essa integração e qual será a utilidade do ChatGPT no carro? Bom, a ideia original é que o mecanismo funcione como um assistente de voz mais completo. Será semelhante aos dispositivos Alexa e Siri, que são alguns dos assistentes virtuais mais conhecidos. Portanto, o comando para entrar em contato com o Chat será feito por voz.
Da mesma forma, o assistente do ChatGPT fará a leitura dos resultados da pesquisa solicitada pelo motorista por meio do alto-falante. Assim, o motorista poderá dirigir enquanto ouve as notícias do dia, o boletim do clima ou até mesmo responde a perguntas diversas. A ideia é que o Chat no carro funcione de forma muito parecida com o Chat original, respondendo perguntas.
Previsão para chegada no Brasil
Um ponto que chamou bastante a atenção dos motoristas ao saberem dessa integração é o fato de que não será necessário instalar nenhum programa ou aplicativo para acionar a ferramenta. Na verdade, espera-se que a funcionalidade já esteja instalada no carro. Sendo assim, será necessário apenas pressionar o botão de ligar o carro para que o Chat seja acionado.
LEIA MAIS: Todas diferentes? IA faz descoberta intrigante sobre impressões digitais!
Segundo a Volkswagen, a nova ferramenta deverá chegar ainda este ano, em 2024. No entanto, por enquanto, essa novidade estará disponível apenas para consumidores na Europa. Ainda não há previsão de quando esse recurso estará disponível na América, especialmente na América do Sul e no Brasil.
Leia mais sobre as novidades do mundo da tecnologia no Mundo e-Tech.