Você sabe a diferença entre assinatura digital e eletrônica? Entenda mais sobre a ferramenta!

por Luciana Gomides
| Em 19/03/2024 às 18:00

Você, sem dúvidas, já teve a necessidade de assinar algum documento digitalmente. Afinal, assinatura digital e eletrônica, além de mais seguras, favorecem o reconhecimento de contratos, certificados, entre outros papéis, mesmo à distância. Mas, você sabe a diferença entre elas?

Com o avanço da tecnologia, as duas, inegavelmente, se tornaram muito comuns. Porém, cada uma apresenta diferentes níveis de segurança. Por exemplo, criptografia, senha, biometria ou assinatura digitalizada.

LEIA MAIS: 5 aplicativos para você nunca mais perder a hora de acordar

Então, vamos ver as diferenças reais entre assinatura digital e eletrônica?

Assinatura eletrônica e digital: entenda as diferenças

De modo geral, assinatura eletrônica e digital são duas formas de validar documentos digitalmente. Contudo, embora os termos pareçam iguais, não o são. Conforme estipulado pela Lei nº 14.603/2020, as assinaturas eletrônicas são uma forma de autenticação de documentos por meio de dispositivos eletrônicos.

Essa autenticação tem o reconhecimento de órgãos reguladores e implica na atribuição de um certificado digital exclusivo à assinatura. Isso garante, sobretudo, sua autenticidade. Em termos simples, é como se a assinatura obtivesse uma identidade própria, como um documento de identidade.

Deste modo, passam a existir oficial e legalmente no país, podendo ser utilizada em documentos digitais formais. A assinatura digital, então, é a denominação para um dos tipos de assinatura eletrônica.

Quais são os tipos de assinatura eletrônica?

Agora que já entende a diferença entre assinatura digital e eletrônica, vale conhecer os três tipos que existem. E, sobretudo, suas diferenças:

  • Assinatura eletrônica simples: o tipo mais básico de assinatura eletrônica. Embora permita diferentes formas de rastreabilidade, como login, IP e localização, não oferece o mesmo nível de segurança que os outros tipos.
  • Assinatura eletrônica avançada: é um tipo de assinatura eletrônica que oferece um nível de segurança maior que a simples. Inicialmente, exige uma forma de autenticação do signatário, como senha, biometria ou reconhecimento facial.
  • Assinatura eletrônica qualificada: o tipo mais seguro de assinatura eletrônica. Além da emissão por uma Autoridade Certificadora (AC) credenciada pela ICP-Brasil, ainda utiliza criptografia para garantir a autenticidade, integridade e não repúdio do documento assinado.

Por que existem assinatura digital e eletrônica?

Primeiramente, o progresso tecnológico e o investimento digital as empresas visando para reduzir o uso de papel. Ademais, isso resulta em economias substanciais que seriam normalmente destinadas à aquisição de papel, impressoras e tinta para impressão.

LEIA MAIS: 7 melhores opções para fazer uma renda extra todo mês

Assim, a assinatura digital e eletrônica não só reflete o estágio atual da tecnologia, mas também configura-se como uma alternativa eficaz para mitigar custos adicionais.

Além disso, temos a aquisição de pastas e caixas para armazenamento, bem como a necessidade de espaço para abrigá-las. Contudo, em documentos digitais, tais preocupações não comprometem o espaço físico de um escritório.

Sendo assim, vale ressaltar que essas assinaturas virtuais proporcionam camadas adicionais de segurança para o signatário, ao contrário do nível de segurança mais frágil das assinaturas feitas com papel e caneta.

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários