Vírus gigantes são descobertos na camada de gelo da Groenlândia – e isso pode ser bom!

Vírus gigantes na Groenlândia? Descoberta revela possível aliado no combate ao derretimento do gelo

por Jéssica Bernardo
| Em 09/06/2024 às 11:20

A recente descoberta de vírus gigantes na camada de gelo da Groenlândia abriu novas perspectivas sobre a microbiologia e o impacto dessas formas de vida no ambiente ártico.

Estes vírus, encontrados em habitats hostis e frios, revelam ter uma complexidade a mais em relação a outros organismos do tipo, e podem desempenhar uma um papel importante na mitigação do derretimento do gelo.

LEIA MAIS: 3 maneiras de filtrar conteúdos indesejados no Instagram

A descoberta dos vírus

Os vírus gigantes encontrados na Groenlândia se destacam por seu tamanho e código genético. Com dimensões de até 2,5 micrômetros, esses vírus são bem maiores que os vírus comuns, que medem entre 20 e 200 nanômetros.

Além disso, possuem genomas contendo cerca de 2,5 milhões de pares de bases, uma complexidade genética considerável.

A equipe de pesquisadores da Universidade de Aarhus descobriu esses vírus em diversas amostras de neve e gelo, incluindo gelo escuro, núcleos de gelo, neve colorida por microalgas e crioconita.

A presença de RNA mensageiro (mRNA) nas amostras indica que esses vírus estão vivos e ativos, inclusive desempenhando funções biológicas no ambiente gelado.

Impacto no derretimento do gelo

A presença de vírus gigantes na camada de gelo da Groenlândia pode ter impactos importantes para o derretimento do gelo. As algas que florescem na superfície do gelo, especialmente durante a primavera, escurecem grandes áreas, o que acaba por reduzir a capacidade do gelo de refletir a luz solar e, consequentemente, aumenta o seu derretimento.

Acontece que os vírus gigantes podem infectar essas algas, controlando sua proliferação e potencialmente reduzindo o efeito de escurecimento do gelo e seus efeitos.

Laura Perini, do Departamento de Ciência Ambiental da Universidade de Aarhus, destaca que os vírus gigantes poderiam atuar como uma forma natural de controle de algas, potencialmente diminuindo o derretimento do gelo.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para compreender a especificidade e eficiência desses vírus nesse papel.

Comparações com descobertas anteriores

Vírus gigantes não são novidades, e já foram encontrados em outros ambientes ao redor do mundo, incluindo oceanos, solos e até mesmo em organismos humanos.

Esses achados mostram que os vírus gigantes são altamente adaptáveis e podem sobreviver em condições extremas. No entanto, a descoberta na Groenlândia é a primeira em um ambiente de gelo e neve repleto de microalgas.

Em outros estudos, vírus gigantes foram observados infectando uma variedade de hospedeiros, desde amebas até microalgas. Sua capacidade de reparar, replicar, transcrever e traduzir DNA sem a necessidade de um hospedeiro torna esses vírus particularmente interessantes do ponto de vista biológico.

Questões em aberto

A descoberta dos vírus gigantes na Groenlândia levanta várias questões que ainda precisam ser respondidas.

LEIA MAIS: Mulher descobre tesouro de 900 anos na República Tcheca durante caminhada

Por exemplo, não se sabe ao certo quais organismos esses vírus infectam. Eles poderiam estar atacando o reino protista ou especificamente as algas da neve. Compreender essa dinâmica ajudará a esclarecer o papel desses vírus no ecossistema ártico.

Além disso, a capacidade dos vírus gigantes de realizar processos biológicos complexos independentemente de um hospedeiro é um outro campo de estudo.

Investigadores esperam que futuras pesquisas possam esclarecer suas funções e potencialidades, contribuindo para uma melhor compreensão do ecossistema polar e suas interações microbiológicas. Interessante, não é mesmo?

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários