É o fim de uma era! Se você já usou ICQ, saiba que seu número está prestes a desaparecer. A empresa russa VK, que administra o serviço desde 2010, anunciou na última sexta-feira (24) que o serviço deixará de funcionar a partir de 26 de junho. A notícia marca o encerramento da trajetória do pioneiro das mensagens instantâneas. Um sucesso para aqueles que acessaram a internet nos anos 1990 e início dos anos 2000. Mas, antes do encerramento do ICQ, que tal uma retrospectiva sobre sua história?
Quando tudo era mato, surgiu o ICQ!
Se hoje você literalmente fala com o mundo com WhatsApp e afins, saiba que tudo isso começou com o ICQ! O serviço nasceu em 1996 pela empresa israelense Mirabilis. Seu nome, um trocadilho em inglês com “I seek you” (“eu procuro você”), capturou a essência do serviço: conectar pessoas de forma instantânea. Posteriormente, em 1998, a AOL adquiriu o ICQ, que já havia se tornado um fenômeno global.
Mas, foi nos anos 2000 que o ICQ atingiu o ápice com 100 milhões de usuários registrados. Sua popularidade, no entanto, começou a declinar com a ascensão de outros serviços como o MSN Messenger. Até que, em 2010, a AOL vendeu o ICQ para a Digital Sky Technologies, atual VK.
LEIA MAIS: Gmail pode receber novo botão Google Gemini AI no Android – Saiba mais!
Impacto cultural e tecnológico
Antes de WhatsApp e Facebook Messenger, o ICQ foi um dos primeiros a oferecer mensagens instantâneas em tempo real. Na época, a plataforma permitia enviar SMS, mensagens para usuários offline e ainda tinha um sistema de números de identificação. Assim, tornava cada pessoa usuária única.
No Brasil, o uso do ICQ era majoritariamente feito pelo computador. Então, era necessário baixar o programa ou instalar via CD-ROM. Este processo gerava um número de identificação também único para cada usuário, um recurso inclusive inovador na época.
O quase fim do ICQ no Brasil
Mas, nem só de glórias viveu o serviço por aqui! Só para ilustrar, em setembro de 2023, a Justiça do Distrito Federal bloqueou o ICQ no Brasil após denúncias de disseminação de pornografia infantil. Segundo a Polícia Federal, o serviço foi usado para compartilhar conteúdo ilegal, levando ao bloqueio pela Anatel.
O Google removeu o aplicativo da sua loja em junho, agravando ainda mais a situação. Ou seja, o fim do ICQ já estava próximo, e o bloqueio acelerou o processo.
LEIA MAIS: Suposto design do novo Galaxy Watch7 Ultra vaza na internet – O que esperar?
Ok, apesar das polêmicas, não dá para negar que o encerramento de serviços que vimos nascer gera uma nostalgia, né? Por isso, para quem ainda usa o ICQ, a VK sugere a migração para o VK Messenger ou VK WorkSpace.
Ou seja, enquanto o fim do ICQ marca o encerramento de uma era, novas ferramentas continuam a conectar pessoas ao redor do mundo.
E você, usava o ICQ nos anos 2000? O que mais gostava na ferramenta? Tem alguma história interessante da época? Compartilhe com a gente nos comentários!