Ela mal chegou e parece já causar alguns problemas! A atualização do Windows 11, lançada no último dia 20, está causando falhas em diversos dispositivos. Segundo algumas pessoas usuárias, o erro build KB5034204, entre outros problemas, bugs na interface, processo de instalação e inacessibilidade de alguns recursos.
Problemas na atualização do Windows 11
LEIA MAIS: Enfim, o Japão deixa de lado o uso de disquetes – Entenda essa história!
Conforme relatos, o primeiro problema apontado é o erro na instalação. Usuários afirmam que o processo pode ser interrompido por um erro identificado como 0x8007000d. A princípio, isso indica que o sistema operacional não conseguiu encontrar os arquivos necessários para instalar a atualização.
No entanto, mesmo que a instalação seja concluída, os problemas não param por aí. Outros relatos mencionam que o Explorador de Arquivos e a Barra de Tarefas param de responder. Isso pode dificultar o acesso aos arquivos e às configurações do sistema.
Outros problemas relatados incluem:
- Área de Trabalho ficando toda em branco
- O Explorer.exe não responde ao desligar o sistema;
- A Lixeira fica inacessível.
A atualização veio para resolver problemas
Apesar dos relatos, a atualização do Windows 11 veio, justamente, para resolver problemas no sistema operacional.
Por isso, a Microsoft lançou uma nova atualização para o Windows 11, nas versões 22H2 e 23H2. O objetivo é corrigir um bug que afeta o áudio enviado via Bluetooth.
No entanto, a atualização, KB5034204, não é de segurança, mas corrige alguns problemas importantes no Windows 11. Um deles é um bug que afeta usuários de dispositivos Bluetooth Low Energy (LE), que pode causar falhas ou alta latência no áudio transmitido para os dispositivos.
A atualização também corrige outras 24 falhas identificadas no Windows. Uma delas é um erro que pode impedir o Menu Iniciar de funcionar corretamente em certos sistemas.
Outra é um bug que pode causar distorções na apresentação de certas letras em aplicativos de terceiros. Por fim, a atualização corrige um erro que pode fazer o Windows travar após instalar drivers relacionados a impressoras.
Até então, não há informações sobre quando essas falhas que os usuários relataram serão solucionadas. Vale lembrar que a atualização do Windows 11 é opcional, ou seja, não é uma instalação padrão em todas as máquinas.
Sendo assim, é recomendável aguardar a resolução dos problemas para promover a sua atualização.
Pagamento pelo Windows 10
LEIA MAIS: Novos veículos BYD chegando ao Brasil: Veja 5 modelos aguardados!
Ainda sobre o sistema operacional Microsoft, a popularidade do Windows 10 contrasta com a baixa adesão à atualização do Windows 11. Mas, a Microsoft pretende mudar essa situação, anunciando que os usuários terão que pagar para atualizar o Windows 10 em breve.
Essa medida pode incentivar a migração para o Windows 11. Saiba mais sobre isso aqui.